domingo, 20 de outubro de 2013

2º DIA DA III FEIRA DE CIÊNCIAS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

O palco, desta vez, foi o Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini. E foi em sua quadra que a III Feira de Ciências no Semiárido Potiguar expôs os seus projetos científicos. 


As seis DIREDs participantes organizaram os seus estandes e, durante o dia inteiro, expuseram, através de cartazes, banners, materiais confeccionados, suas ideias e suas convicções baseadas em observações, pesquisas bibliográficas, hipóteses, experimentos e, na conclusão, a certeza ou não da solução do problema. 

A 12ª DIRED, primeira DIRED a utilizar o projeto da professora doutora Celicina Borges de Azevedo – chamado de MÉTODOS – esteve presente ao evento com 59 projetos oriundos das suas 30 escolas de Ensino Médio.

CEIPEV - Eliseu Viana (Mossoró/RN)
Escola Estadual José de Freitas Nobre (Mossoró/RN)
Escola Estadual Aída Ramalho (Mossoró/RN)
Escola Estadual Aída Ramalho

No terceiro andar do Ginásio, enquanto os alunos expunham seus projetos, os professores participaram de uma palestra, em que eles puderam acompanhar, através de relatos, o histórico da Feira de Ciências, feitos pela professora Celicina Azevedo e a técnica da 12ª DIRED Goretti Silva além das experiências de pessoas que organizam Feiras de Ciências – Nacionais e Internacionais – e de quem realiza Feiras Regionais e Escolares, em uma Mesa-redonda. 


Na ocasião, foram debatidas ações para a organização de feiras de ciências nas escolas e como levar trabalhos desenvolvidos pelos alunos para grandes eventos. Os debates estiveram a cargo dos professores Roseli Lopes (FEBRACE-SP), Diva Sales (MILSET-CE), Ivo Leite (UFMS-MS), Goretti Silva (12ª DIRED-RN) e João Batista Santiago (Escola Estadual Monsenhor Onório-RN). 

Técnica Goretti Silva conversando sobre a Feira de Ciências da 12ª DIRED
Lá embaixo, pela primeira vez, a Feira de Ciências trouxe a 1ª Feira de Profissões UFERSA e UERN. O espaço contou com estandes onde foram expostos os cursos de graduação oferecidos pelas duas instituições de ensino, em todo o estado. Na oportunidade, os estudantes tiveram acesso a orientações sobre inúmeras carreiras que poderão abraçar, de acordo com a vocação de cada um. 


Nenhum comentário: