sábado, 17 de agosto de 2013

TEMPO COMUNIDADE GERA MUDANÇA NO HORÁRIO DOS SABERES DA TERRA


Com a colheita da castanha se aproximando e as mulheres atarefadas na retirada da película das mesmas, o horário da sexta-feira à tarde, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, será adaptado para não prejudicar a realização dessa tarefa e, consequentemente, não fazê-las perder um rendimento que é só um período por ano, mas que ajuda no orçamento doméstico e, que, em muitos casos, constitui-se na principal renda da família. 


Desta forma, de comum acordo com a coordenação da 12ª DIRED – vice-diretora Helena Maia –, os professores levaram a proposta de transformar as sextas-feiras à tarde em “tempo comunidade” aos colonos da Serra do Mel/RN


Na proposta, os professores ao invés de irem, à tarde, para a escola, e lá repassarem conhecimentos, eles se deslocarão às vilas onde moram os colonos matriculados no programa Saberes da Terra e passarão a ter a experiência real da vida de cada um. 


Será através da vivência em suas comunidades, das necessidades prementes, que constituirá o projeto agrícola – este será, primeiramente, elaborado pelos técnicos Aílton e Jacildo – que irá nortear esse tempo comunidade e estará complementado pelas disciplinas do ProJovem Campo. 


Quinta (15) e sexta (16), os alunos receberam ensinamentos de Língua Portuguesa, com as professores Elizângela e Luzia, que trabalharam os verbos no passado, presente e futuro – modo indicativo. Foram trabalhados textos, poesias e pequenas histórias. Os alunos liam, sublinhavam os verbos existentes nas frases e, em seguida, conjugavam nos tempos: passado, presente e futuro, observando se eram de 1ª, 2ª ou 3ª conjugação – no modo indicativo. Na parte final, cada um teve que elaborar frases com os verbos, nos três tempos, e apresentar para os demais da sala. 


Na dinâmica sobre as mãos (alunos e professores desenhavam as suas mãos e, em cada dedo, colocam uma palavra de otimismo e esperança), cada um colocou suas expectativas sobre o futuro e socializou entre todos. 


Nenhum comentário: