sábado, 17 de agosto de 2013

IV ENCONTRO DO PNAIC NA 12ª DIRED


Neste IV Encontro do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – o som que se ouvia, ao chegar à Escola Estadual Jerônimo Rosado, era o do zabumba, do violão elétrico e do teclado, operados pelos alunos da Escola Estadual Inalda Cabral, Ravel e Stefanny, sob a batuta do maestro e professor/monitor do programa Mais Educação, Wellington. 

Teclado: Ravel. Violão: Stefanny. Zabumba: maestro Wellington
E o som se propagou das 07h30min às 08h00min, com músicas dos principais expoentes da música nordestina, notadamente, aqueles que se dedicaram ao forró pé de serra, dentre eles Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro e Dominguinhos, com um viés sobre as músicas de xote de Alceu Valença e Gilberto Gil. 


Os professores, à medida que iam adentrando a primeira rampa da instituição e ouviam o som vindo dos corredores, já passavam a, naturalmente, movimentarem o corpo como querendo acompanhar o ritmo da melodia que invadia, prazerosamente, a cada um que subia a rampa que dava acesso às salas de estudos.

Na pauta educacional, os professores orientadores começaram o dia recebendo os professores/cursistas, fazendo a leitura do Caderno de Registros e, em seguida, a leitura deleite intitulada “A Casa Sonolenta” de autoria de Audrey Wood. 

Os professores prosseguiram compartilhando as ações e experiências vivenciadas nos encontros com os alfabetizados e em sala de aula. Na pauta, ainda, a organização da turma em pequenos grupos para discutirem os seguintes aspectos: 

          • O que fizemos com o que tivemos 
          • Ações realizadas na sala de aula e em casa 
          • Dificuldades encontradas 
          • Resultados obtidos 
          • Perspectiva do trabalho 

Depois, a socialização das discussões dos grupos e orientações complementares com o vídeo “Sexa” de Luiz Fernando Veríssimo, com o foco temático na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, tendo como objetivo aprofundar a compreensão acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA). 

Mais da pauta: 

          • Vídeo: “Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita” 
          • Aprofundamento do tema 
          • Exposição dialogada em slides 
          • Análises de escritas de crianças em processo de alfabetização 
          • Socialização das análises 

Na parte da tarde, o foco temático, discutido em cada sala, foi o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA, tendo como objetivo entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC; analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do sistema de Escrita Alfabética (SEA) com o uso de diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a eles associados. 

Mais pauta: 

         • Leitura deleite: O guarda-chuva do Guarda – Bartolomeu Campos de Queiroz 
         • Vídeo: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector 

Todos eles acompanhados de aprofundamento do tema, da leitura dos relatos de experiências, da apresentação e discussão dos relatos de experiências lidos. 

Por fim, a pauta trouxe a leitura do texto: Alfabetização com Receita e sem Receita, de Marlene Carvalho e a tarefa de casa/escola. 

Abaixo, as salas com os seus respectivos professores/orientadores. 

SALA ZILMA MARQUES 


SALA JOANA TORRES 




SALA DÉCIMA MARIA 




SALA SOCORRO BEZERRA 





SALA LÚCIA HELENA 




SALA SANDRA DIÓGENES 




SALA SUELEIDE FERREIRA 






Assista, abaixo, clicando no link, ao vídeo de acolhimento feito pelas professoras Zilma Marques e Sueleide Ferreira, com a participação da colaboradora Maria Judivânia. 


NOTA DA 12ª DIRED

Os trabalhos, neste sábado, dia 17/08, foram coordenados por Maria Helena Maia e Maria Augusta Maia com a colaboração de Maria Judivânia Fernandes e apoio da direção da Escola Estadual Jerônimo Rosado (Fátima Rocha- diretora, Fátima Maia – vice-diretora e “seu Antonio”). 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente ao Encontro e, em sua companhia, a coordenadora estadual do PNAIC – professora Edneide Bezerra – da SUEF (Subcoordenadoria do Ensino Fundamental). 

Professoras Magali Delfino (centro, lado esquerdo) e Edneide Bezerra (centro, lado direito)
Ao passar nas salas, apresentando a coordenadora às professoras cursistas, a professora Magali Delfino ressaltou a importância de cada um ter um olhar mais crítico diante do que acontece na escola e buscar, neste olhar, a efetivação de projetos que se revertam em benefícios para a comunidade escolar. 

Professora Magali Delfino falando sobre o olhar de cada um
O olhar administrativo pode, sem sombra de dúvidas, reverter-se num olhar pedagógico, pois depende do bom desempenho do administrativo a realização de ações voltadas para o pedagógico”, porque já está provado que o grande problema não é a falta de recursos, e sim como esses recursos estão sendo geridos”, disse a gestora. 


Um comentário:

SUELEIDE disse...

Um dia maravilhoso! De muito trabalho, mas apesar de intenso, gratificante pelos conhecimentos, estudos, troca de experiências e principalmente por percebermos que estamos no caminho certo para alfabetizarmos nossas crianças. Valeu professoras da minha turma 2º ano e de todas as turmas PNAIC.