sábado, 24 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 22 e 23/08/2013


As aulas dos Saberes da Terra – ProJovem Campo – na Escola Estadual Padre José de Anchieta, quinta (à noite) e sexta-feira (nesta sexta, somente à noite), esteve toda direcionada para: 

                               • Cidadania 
                               • Lixo 
                               • Como conviver bem com o meio ambiente 

Dois dias dedicados ao conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. 


Nestes dois dias foram mostrados slides, vídeos e trabalhados textos nos quais vários dados foram colocados como demonstrativos e que serviram de exemplos para as discussões criadas na sala de aula. 


Dentro da realidade dos colonos, foi mostrado, com relação ao lixo, um texto em que é feita uma relação entre os países desenvolvidos, os países em desenvolvimento e, ainda, os países subdesenvolvidos. 


Em seguida, foram colocadas questões para serem respondidas e discutidas de forma coletiva.

Professor Roberto de Araújo - diretor da EEPJA...
NOTA DA 12ª DIRED

Depois de uma discussão acerca da visita dos professores às vilas onde os alunos/colonos moram - nas sextas à tarde -, ficou acertado que o “tempo comunidade” será, primeiro, na Vila Ceará, depois na Vila Paraíba , em terceiro, na Vila Garavela. Lá, primeiramente, os professores irão fazer um levantamento das atividades existentes e que estão diretamente relacionadas com os alunos/colonos e, depois do mapeamento delas, acompanhar uma tarde dessas atividades junto a eles. Embora os dois técnicos não estejam indo – para fazer o acompanhamento técnico e implantar os projetos que são destinados (inclusive com recursos) – os professores resolveram que não podem mais esperar. Farão a parte deles. 

O professor Roberto de Araújo – diretor EE Pe. José de Anchieta – esteve na Sala de Multimídia (local dos Saberes da Terra) e depois de dar boa noite, deu também, boas notícias aos alunos/colonos convidando-os a participarem nos diversos cursos que estão sendo ofertados pela instituição, alguns, inclusive, com ajuda de custo. 

... convidando os alunos/colonos para se inscreverem nos diversos cursos que estão sendo ofertados

Nenhum comentário: