sexta-feira, 12 de julho de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 12/07/13


ENCONTRO COM BIBLIOTECÁRIOS DAS ESCOLAS DA CIRCUNSCRIÇÃO DA 12ª DIRED

DATA: 17/07/2013 
LOCAL: Auditório da 12ª DIRED 
HORÁRIO: 08h00min às 11h00min 

O objetivo é o de possibilitar a socialização do processo de dinamização da leitura no âmbito das escolas, avaliando os avanços e as dificuldades detectadas em cada realidade escolar. 

PAUTA: 

1 – Abertura: professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED 

2 – Apresentação cultural: poeta Antonio Francisco

3 – Grupos de trabalhos: 

      • Grupo 01: da alegria (música: "O que é? O que é?"). Autoria: Gonzaguinha 
      • Grupo 02: socialização (apresentar 3 experiências exitosas) 
      • Grupo 03: desafio (textos: "Assembleia na Carpintaria" e "Brasileirinho")
      • Grupo 04: construindo a cidadania (texto: "Sou um Professor"). Autoria: John W. Shiather 
      • Grupo 05: perfil e atribuições do responsável pela Biblioteca na Escola 
      • Grupo 06: avaliando o Encontro 

                      - Pontos positivos 
                      - Pontos negativos
                      - Sugestões para o próximo encontro 


PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA FREQUENTLY ASKED QUESTIONS 

1. Onde posso obter maiores informações sobre o Programa? 

No site www.fulbright.org.br você encontra o edital completo do PDPI e caso preencha todos os requisitos você também pode fazer sua inscrição online, que vai até o dia 25 de julho de 2013. 

2. Só posso participar se meu estágio probatório estiver concluído? Em que data ele tem de estar concluído para poder participar? 

Sim, só poderão participar professores concursados com estágio probatório concluído no ato da inscrição. Lembramos que mesmo efetivado o candidato deverá ter concluído seu estágio probatório. O texto do edital, no item 3, subitem 3.1.2 diz: “Ser professor concursado com estágio probatório concluído, ou efetivado, e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e durante todo o processo de seleção e implementação da bolsa. Não serão aceitas candidaturas de professores contratados em caráter temporário.”. A referência “ou efetivado” diz respeito apenas aos servidores do estado de Minas Gerais beneficiados pela Lei Complementar Estadual 100/2007 e, ou servidores beneficiados por leis municipais semelhantes. 

3. Professores de língua inglesa que não estejam ministrando aula podem participar? 

Não. Somente poderão se inscrever professores que estejam ministrando aula de língua inglesa no ato da inscrição. 

4. Professores da rede particular podem participar? 

Não. Apenas professores concursados com estágio probatório concluído que estejam ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição. 

5. Preciso ter um passaporte válido para fazer a inscrição? 

Não. O candidato selecionado deverá enviar até 30 de novembro de 2013 uma cópia do passaporte válido até, pelo menos, setembro de 2014. 

6. Todos vão fazer o TOEFL ITP ou só os selecionados? 

A realização do TOEFL ITP é obrigatória a todos os candidatos. Nesta edição não serão aceitos outros certificados de proficiência e, tampouco, o certificado do TOEFL realizado em datas anteriores. 

7. Haverá prova em todos os Estados do Brasil? 

Onde consulto as datas? Sim. Haverá prova em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Conforme previsto em edital, entre os dias 29 e 31 de julho de 2013, todos os candidatos deverão acessar o site http://www.fulbright.org.br, para selecionar o local, data e horário de realização do teste. A realização do teste deverá – obrigatoriamente - ser na data e no horário escolhidos. O não comparecimento ou atraso para a realização do TOEFL ITP nas datas e horários escolhidos podem implicar na sua eliminação do programa. 

8. Serão 20 vagas por Estado ou pode haver remanejo de vagas? 

Serão selecionados até 20 professores por Unidade da Federação (UF), porém caso não sejam preenchidas as 20 vagas da UF devido ao número insuficiente de candidatos qualificados para as modalidades de cursos oferecidas, as vagas ociosas serão redistribuídas naquela mesma região geográfica, respeitada a classificação dos candidatos após a etapa de priorização e independente da UF de origem.

9. Pessoas que já fizeram intercâmbio ou já ganharam bolsa podem participar? 

Um dos requisitos é: não ter sido contemplado nas edições anteriores dos Programas: Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate); Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira - IOE; Líderes Internacionais em Educação – ILEP, ou em outros programas de formação continuada de professores de inglês no exterior a serem apreciados pela CAPES, Embaixada dos EUA e Comissão Fulbright. 

10. Quando saem os resultados? 

O resultado preliminar será divulgado até o dia 21 de outubro 2013 e o resultado final até o dia 01 de novembro de 2013. 

11. Tenho familiares em um estado dos EUA, posso ficar neste estado? 

A escolha das universidades será feita pela CAPES segundo critérios acadêmicos de implementação da bolsa, sem nenhuma influência do bolsista. 



ESCOLA DE GOVERNO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO 

Por Assessoria Escola de GoveRNo 

Os cursos originados do convênio entre Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), através da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) já tiveram seus editais publicados no Diário Oficial do RN do último dia 22 de junho. 

O Edital 001/2013 traz as normas do processo seletivo para ingresso no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública que está com inscrições abertas também no site da EGRN, até o dia 25 de julho. 

Já o Edital nº02/2013 versa sobre o curso de Especialização em Direito Administrativo que está com inscrições abertas até o dia 18 de julho. 

O Edital nº 03/2013 traz o regulamento para o processo seletivo no curso de especialização em Gerenciamento de Serviços de Saúde, cujas inscrições estão abertas até 18 de julho. 

Ambos os editais estão disponíveis no site da Escola de Governo, através da aba cursos. As inscrições também serão realizadas, somente por via digital, através do site da EGRN

Maiores informações



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