sábado, 20 de julho de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 20/07/2013

12ªDIREDVEST EM MAIS UM SÁBADO DE AULÕES 


O Cursinho da 12ª DIRED, para alunos do 3º ano do Ensino Médio - pertencentes à rede pública estadual de Mossoró e Circunscrição - teve mais um dia de aulões em seu auditório, nos turnos matutino e vespertino. 

HORÁRIOS: 


ALUNOS DO TURNO VESPERTINO: 



PROFESSORA KELY ANY MORAIS (ESPANHOL) 

Professora de Espanhol Kelly Any Morais
COLABORADORA:

Colaboradora Francione Vieira
APOIO: 

Seu Jorge

ARRAIÁ DO ALEIXO ROSA TEVE O MELHOR DA CULTURA NORDESTINA 

A comunidade escolar da Escola Estadual Professor Aleixo Rosa comemorou neste sábado, dia 20/07/2013, a sua festa junina. 


A comemoração teve de tudo: pescarias, barracas com comidas típicas, apresentações de danças e dramatizações da cultura nordestina. 




No final, houve a grande apresentação da quadrilha do arraiá composta por 40 alunos. A quadrilha foi preparada, ensaiada e apresentada pelos professores e, também, pelo monitor de teatro, Elyrandson. 


Compareceram pais de alunos, convidados e os alunos, lotando as dependências do pátio, deixando o dia mais alegre e cheio de cores. 

OBS.: A programação da festa junina se deu para pagar o Dia da Parada Nacional. 

A gestora Cleópatra Cilene com a Rainha da Festa
 Fotos: Cleópatra Cilene


FOTOS DA FEIRA DE CIÊNCIAS DO PRES. KENNEDY 




 OS AVALIADORES:




Fotos: Goretti Silva


III SENACEM 


O EVENTO

A terceira edição do Seminário Nacional do Ensino Médio privilegia a temática: “Currículos, Aprendizagens, Saberes” no intuito de favorecer a discussão em torno dos rumos que a política do ensino médio tem tomado desde a década de 1990 de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação à questão curricular inter-relacionada com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. 

Como nas duas edições anteriores o evento tem como propósito constituir-se como um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. 

A terceira edição do evento tem como escopo discutir e problematizar os desafios, as possibilidades, as reformas e as ressignificações dos currículos nas instituições de Ensino Médio, mormente, pretende analisar as mudanças de concepções provocadas e vivenciadas com a tematização das discussões. 

O Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as transformações teóricas e práticas que envolvem esta etapa da educação. 

Deste modo, o debate será pautado levando em consideração as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematizações dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do seminário, são eles: 


Com as experiências e a acentuada parceria construída nos últimos anos, o III SENACEM, apresenta-se como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigorosa e de conjunto da realidade educacional que envolve o ensino médio. Seu intuito é de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, seu foco é continuar na trilha de construção de caminhos para uma educação de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. 

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos 
Faculdade de Educação - UERN 
Grupo de Estudo e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES 
Grupo de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE 


Dúvidas:  


Fonte: SENACEM




LIVRO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: VIDA, PENSAMENTO E OBRA DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES RUSSOS‏



O GEPEDI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente) tem a satisfação de informar que acaba de ser publicado, depois de dois anos de intenso trabalho por parte de uma equipe integrada por dezenove  pesquisadores brasileiros, cubanos, mexicanos e russos, a obra intitulada “Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representares russos”, que sai como parte da Série Ensino Desenvolvimental (Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática), pela editora EDUFU da Universidade Federal de Uberlândia.

O livro foi objeto de discussão no "I Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos", realizado na Universidade Federal de Uberlândia, no período de 02 a 04 de 2012.

O conteúdo dos onze capítulos que compõem o livro está destinado a estudar importantes psicólogos e/ou didatas russos tais como: 


  • Vigotski, 
  • Leontiev, 
  • Luria, 
  • Rubinstein, 
  • Zarporozhets, 
  • Zankov, 
  • Galperin, 
  • Elkonin, 
  • Petrovski, 
  • Davidov e 
  • Talízina.


Abre o livro o interessante, bem documentado e apaixonado texto escrito na forma de  prefácio  pelo psicólogo vigotskiano Achilles Delari Jr. 


O livro pode ser adquirido pelo site da Edufu: http://www.edufu.ufu.br/buscaprodutos

Andréa Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes
Organizadores




Nenhum comentário: