terça-feira, 2 de julho de 2013

NOTAS DA 12ª DIRED: 01/07/2013

  • ENCONTRO DO PNAIC, SÁBADO, DIA 06/07

(Clique na imagem para ampliá-la)
  • 2ª AULA DO CURSO DE MÚSICA – TURMA DAS SEGUNDAS-FEIRAS
Início da aula: contando experiências
O professor Júnior Miranda deu prosseguimento ao Curso de Música da 12ª DIRED para professores que lecionam Ensino da Arte e Arte, técnicos da instituição e gestores que atuaram na disciplina. 

Pulsação e ritmo na cadência das palmas
A aula começou com os professores socializando as experiências vivenciadas junto aos seus alunos, dentre eles, a professora Gedeilma da E.E. Ewerton Cortez, que não teve dificuldade de repassar os exercícios propostos, pois os seus alunos também fazem parte do programa Mais Educação – em Canto e Coral – e os monitores trabalham a música como um todo. 

Ouvindo e aprendendo
Outra experiência socializada foi a da professora Francileide do CREE-MOS que falou sobre as limitações de seus alunos, mas que, aos poucos, vai conseguindo algum progresso nos exercícios ministrados. 

Repasses para os 15 dias na sala de aula
Por fim, falou o professor da E.E. Aída Ramalho que optou primeiro por mostrar os instrumentos musicais da Fanfarra da escola para, em seguida, ministrar o conteúdo teórico, para só então passar aos exercícios práticos recomendados nas avaliações. Depois, o professor Júnior fez uma recapitulação da primeira aula – na qual foi trabalhada a pulsação. Em seguida, passou, ainda que superficialmente, para o ritmo. 

Vídeo da 2ª aula: 
Obs.: O curso tem como coordenadoras as técnicas Elizete Amorim e Francione Vieira com a assessoria do professor e jornalista Raimundo Antonio.   
  • IDEB NO SITE Ofício Circular nº 039/2013 - CORE/SEEC 

Natal, 27 de junho de 2013. 

Ilmo. (a) Sr. (a) Diretor (a) 

Senhor (a) Diretor (a), 

Ao cumprimentá-lo (a), encaminhamos anexa cópia da Recomendação Nº 002/2013 do Ministério Público do Rio Grande do Norte, cujo procedimento ocorre no município de Natal/RN, em respeito ao que preconiza o processo democrático. Seguindo essa Recomendação, a Senhora Secretária de Educação, Betania Leite Ramalho, orienta a publicação, por cada unidade escolar, dos últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, em local visível e de fácil acesso a qualquer cidadão. 

Com o propósito de facilitar o trabalho, orientamos entrar no site: http://www.portalideb.com.br e, a seguir, digitar o nome da escola, a cidade e a sigla RN; irá surgir o índice do IDEB e todas as informações acerca da escola referida. 

Atenciosamente, 
ELIZABETH JÁCOME DA COSTA BRITTO 
Coordenadora da CORE/SEEC 

Abaixo, cópia da recomendação autorizando a publicação:

(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
  • PROJETO TRILHAS CAPACITA FORMADORAS 

O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado. Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada. 

O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras. 

No Rio Grande do Norte, as formadoras do projeto passaram os dias 18, 19 e 20 de junho, no CENTERN (Centro de Treinamento da Emater) de São José de Mipibu/RN, para uma capacitação com as técnicas da Secretária de Estado da Educação e da Cultura. Da 12ª DIRED, participaram da capacitação as quatro vice-diretoras da instituição: Maria Augusta, Maria Helena, Sueleide Ferreira e Maria Judivânia. 

Encontro de Contadoras de Histórias
Apresentação do "Boi de Reis" de São José de Mipibu/RN
As formadoras caracterizadas para a Contação de Histórias
Fabricando o material

Contribuição da formadora local da circunscrição da 12ª DIRED, Maria Judivânia Fernandes:

A TRILHA DA VIDA...
A VIDA NA TRILHA...
                                                                                
Desde a concepção
O indivíduo começa a trilhar
O grande percurso da vida
Viver, construir e amar.
           
            Ao romper o ventre materno
            Muitas coisas a desvendar
            Já começa a ler o mundo
            Para sobreviver e caminhar.

Se envolver é necessário
Pondo os sentidos para funcionar
Iniciando o processo
Para se alfabetizar e letrar.

            Através dos sentidos
            O mundo vai percebendo
Fazendo a leitura necessária
E os problemas resolvendo.
            Muitas coisas envolvidas
            Papafigo, lobisomem e bruxinhas
            São mitos, lendas e malassombros
            Criados e contados pelas vovozinhas.

                        Contos de fadas
Poemas e canções
Parlendas, trava-línguas e adivinhações
Tudo construído na imaginação.

            Brincar, jogar, se emocionar
            Com as palavras e o coração
            E Junto com os mediadores
Trilhar o caminho do Letramento e Alfabetização.
                         
  • 12ª DIRED ENVIA PROFESSORAS PARA O SBPC 

As professoras Andréa Bezerra dos Santos e Maria Gilvânia de Araújo Peixoto, da Escola Estadual Dom Jaime Câmara, representarão a 12ª DIRED no SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que se realizará de 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade de Recife/PE

A 12ª DIRED, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), disponibilizou os recursos necessários para as passagens (ida e volta), hospedagem para 05 dias, alimentação para 05 dias e, também, para a inscrição no evento. 

As professoras apresentarão o tema: A EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ NO “ÂMBITO ESCOLAR”, cujo trabalho foi desenvolvido com alunos da escola onde lecionam. 

Abaixo, a programação: 

A programação da 65ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Recife, de 21 a 26 de julho, com o tema central "Ciência para o novo Brasil", já está definida. No total, serão 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias. 



Nenhum comentário: