sexta-feira, 26 de julho de 2013

I CONFERÊNCIA LIVRE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE




Realizou-se, dia 25/07, no Campus Central do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) em Natal/RN, a I Conferência Livre em Educação do Campo e Diversidade que desencadeou discussões sobre as necessidades, preocupações e propostas para a melhoria da Educação.

A I Conferência teve como objetivos: 

• Discutir a política de educação do campo e diversidade nos contextos da Conferência Estadual de Educação e da CONAE 2014, com enfoque em ações e estratégias para o Rio Grande do Norte;

• Sistematizar e encaminhar propostas para serem incorporadas ao documento referência da Conferência Estadual;

• Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar os sistemas articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação (inicial e continuidade) dos trabalhadores em educação; 

• Propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação dos Planos Municipais e Estadual de Educação – PME com base no Sistema Nacional Articulado de Educação; 

• Discutir as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, dentro de uma perspectiva orgânica e republicana da educação; 

• Propor parâmetros e diretrizes, no âmbito do Estado do RN, para contribuir com a avaliação e a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem; 

• Subsidiar a Conferência Estadual e Nacional com o encaminhamento de propostas que visem à construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação. 

A I Conferência começou com uma apresentação cultural. O funcionário público estadual, José Acaci – cordelista – que brindou o público presente com seus cordéis e suas músicas voltadas para a educação do campo. 

Cordelista José Acaci
A poetisa Geralda Efigênia declamou a poesia de cordel “Educação do Campo”, versos que exaltam a luta do homem do campo pelo seu espaço social livre da dominação das elites. 

Poetisa Geralda Efigênia
Com a chegada da Secretária de Estado da Educação e da Cultura – professora doutora Betania Leite Ramalho – foi dado inicio à solenidade e à composição da mesa de abertura. 

Professora Betania Ramalho (2ª da direita para a esquerda) - Secretária de Estado da Educação e da Cultura
Mesa de Autoridades: 


De pé, todos os presentes cantaram o Hino Nacional:

Auditório do Campus Central da IFRN/RN...
... na I Conferência Livre em Educação do Campo
A Mesa: 

Da esquerda para a direita:Ednaide Rêgo (coordenadora estadual da Educação do Campo - SEEC), Lourdes Fernandes (UFERSA), Rita Guedes (representante oficial da Educação do Campo no Conselho Estadual de Educação), Márcia Gurgel (coordenadora do Fórum Estadual de Educação do RN), Betania Ramalho (Secretária de Estado da Educação e da Cultura), José Arnóbio de Araújo Filho (Diretor Geral do IFRN Campus Natal Central), Raimunda Ferreira Freire, Diretora da 13ª DIRED (Apodi) e Marcos Cléber Alves (Subcoordenadoria do Desenvolvimento Escolar - CODESE)
A cerimonialista da Secretaria de Educação chamou a coordenadora estadual da Educação do Campo, Ednaide Rego, para fazer uso da palavra
.
Coordenadora Ednaide Rêgo
A coordenadora começou a sua fala agradecendo a presença de todos e, em especial, a dos professores que trabalham diretamente com o colono, e exaltou a quantidade de profissionais ligados à Educação do Campo, agradecendo o empenho de todas as equipes da Secretaria de Educação – para a realização do evento – e dos Movimentos Sociais. “A Educação vive, no presente, momentos de prazeres, pois está implementando projetos e ações, de forma coletiva, com as escolas nas comunidades indígenas, quilombolas e rurais”, disse. 

A coordenadora estadual da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura terminou a sua fala dando uma boa notícia aos presentes: a 2ª oferta de Especialização em Educação do Campo. 

Coordenador Marcos Cléber - CODESE
Em seguida, fez uso da palavra o coordenador da Subcoordenadoria do Desenvolvimento Escolar – CODESE –, professor Marcos Cléber, que humanizou o espaço com a dinâmica de olhar para a pessoa da sua direita e, em seguida, dar um abraço. Terminou mostrando a necessidade de se fazer um trabalho coletivo voltado para o diálogo e a participação de todos. 

Coordenadora Márcia Gurgel
Diretor do IFRN - José Arnóbio
Depois falaram a professora da UFRN – Márcia Maria Gurgel – e o diretor geral da IFRN – José Arnóbio Filho. 

professora Betania Ramalho
Por último falou a professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura – que reconheceu o protagonismo dos Movimentos Sociais no Brasil e enfatizou que a “questão da diversidade não deve ser apenas tratada com retórica” e terminou a sua fala dizendo que “precisamos reagir em prol de um projeto que consolide as ações voltadas para o homem do campo”. 


Após a fala da Secretária, a cerimonialista desfez a mesa das autoridades e convidou a todos para a palestra Cidadania, Vulnerabilidade Social e Educação do Campo, com o professor da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido – Ângelo Magalhães Silva, que falou sobre os efeitos causados pelas grandes incorporações ao homem do campo. 

A professora Ednaide Rêgo coordenou a mesa...
... da palestra do professor Ângelo Magalhães Silva
A segunda palestra, intitulada "A Educação do Campo e Diversidade no Contexto da CONAE 2014",  foi ministrada pelo professor do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte –, Márcio Adriano Azevedo, que mostrou algumas estatísticas, dentre elas:

Professora Kize coordenou a mesa do palestrante...
• 70% das 1,2 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, no mundo, habitam a área rural. 

• 80% dessas áreas rurais estão localizadas na América Latina. 

... Márcio Adriano Azevedo...
Estamos aqui para dizer que queremos uma política voltada para o ser e não uma política voltada para o Mercado”, disse o professor. 

... na sua fala aos participantes
O palestrante trouxe outros dados, relacionados aos desafios que as Escolas do Campo enfrentam, que compartilhou com os presentes: 

• 1,4% dos estabelecimentos têm laboratórios de informática 

• 1,1% dos estabelecimentos têm internet 

• 28,5% dos estabelecimentos não têm energia elétrica 

• 2,6% dos estabelecimentos têm sala para TV e vídeo 

• 9% dos estabelecimentos têm TV/vídeo/parabólica 

Ao término das palestras, abriu-se o debate: 

Os palestrantes e...
... e suas coordenadoras
A PLATEIA: 

Os participantes...
... interagiram...
... com reflexões, questionamentos e perguntas

Na parte da tarde, a partir das 14h00min, a I Conferência Livre em Educação do Campo e Diversidade passou para os seus colóquios por eixos temáticos: 

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 

Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente. 

Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. 

Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. 

Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. 

Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. 

OUTRAS FOTOS: 

Professoras da Educação do Campo na Serra do Mel/RN: Teresa Cristina e Antônia Farias
Da esquerda para a direita: os professores Roberto de Araújo e Edson Moreno (EE padre José de Anchieta) e a sindicalista rural Ana Maria. Todos do município da Serra do Mel/RN


As estagiárias do Curso de Pedagogia...
... da UERN: Sandra (esquerda do primeiro plano) e Sibelly (direita do primeiro plano)
O cordelista José Acaci (ocordeldoacaci.blogspot.com) - espaçodocordel@gmail.com
e a poetisa Geralda Efigênia (wwwgeraldaefigenia.blogspot.com)
Zelda Simplício Sales - NTE - coordenando os trabalhos de assessoria e recepção

Equipe de profissionais do volante das DIREDs. Da esquerda para a direita: São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros (Jerônimo), Pau dos Ferros (Laércio) e Nova Cruz (Seu João)

Equipe da 12ª DIRED: Ramalho (motorista), Antônia Farias (professora Educação do Campo), Teresa Cristina (professora Educação do Campo), Seu Jorge "Vanzinho" (motorista), Francione (coordenadora transportes escolares e empresas terceirizadas) e professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED)
Ramalho, Antonia Farias, Seu Jorge "Vanzinho" e Francione (Em pé). Magali Delfino e Raimundo Antonio (sentados)


Nenhum comentário: