terça-feira, 28 de maio de 2013

III ENCONTRO DAS DIREDs COM A SEEC: CAICÓ/RN

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Dando continuidade a sua política de integração, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura promoveu, nesta terça-feira, dia 28/05/15, no campus do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) da cidade de Currais Novos, o III Encontro entre os gestores e técnicos pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Desportos e o órgão máximo da educação no Rio Grande do Norte.

Prof. Joaquim Juraci Farias de Oliveira - secretário adjunto da SEEC -
e a diretora da 9ª DIRED Ivânia Maria de Oliveira Torres 
O evento começou às 08 h, com um coffee break e, em seguida, a abertura oficial feita pela diretora Ivânia Maria de Oliveira Torres (9ª DIRED) e pelo professor Joaquim Juraci Farias de Oliveira – secretário adjunto da SEEC.

O secretário adjunto e a plateia
Na sua fala inicial, o secretário adjunto justificou a ausência da secretária de estado da educação e da cultura, professora Betania Ramalho, dizendo que a mesma se encontrava em Brasília, numa reunião com o ministro Mercadante (MEC), para a obtenção de recursos, tendo antes, estado no Rio de Janeiro, para as comemorações dos 35 anos do Telecurso, uma realização da Fundação Roberto Marinho. 

A plateia de gestores e técnicos pedagógicos
Em seguida, o professor Joaquim Juraci falou sobre a importância dos gestores das DIREDs – e seus técnicos pedagógicos – estarem presentes às reuniões promovidas pela secretaria, frisando que “é através deste contato que o sucesso das ações é verdadeiramente efetivado, pois há o compromisso de todos para que isso aconteça”.

O secretário e as novidades
O professor falou ainda sobre: 

• As mudanças que serão produzidas para o calendário de 2014, em virtude da realização da Copa do Mundo – e por Natal ser sede de uma das chaves da fase eliminatória,

• Sobre a entrega dos tablets para os gestores das DIREDs, (junto com os modems 3G da VIVO) para as escolas (que ainda não têm) terem acesso à internet e, com isso, transmitirem os dados para os sistemas on-line da SEEC

• A antecipação da jornada pedagógica das DIREDs para o mês de dezembro deste ano (primeira quinzena), 

• A jornada pedagógica das escolas para a segunda quinzena de janeiro de 2014, 

• Sobre a padronização dos logos das DIREDs, RN Ciência, Jerns e Jerninhos, 

• O site da SEEC, que será alimentado, também, pelos técnicos de cada DIRED (para isso a assessoria de comunicação da secretaria fará um treinamento com os responsáveis), observando basicamente cinco aspectos fundamentais: confiança, fidelidade, norma culta, o que interessa ao outro e o censo jornalístico, 

• Sobre o e-dired, que será um sistema que irá proporcionar a leitura, no mesmo local, do que as DIREDs enviam para as diversas esferas da SEEC

Logo após a fala do secretário adjunto, o mesmo passou a ser o mestre de cerimônias e foi chamando, pela ordem da programação, os professores, coordenadores e técnicos convidados para o encontro e seus respectivos assuntos: 

SIGeduc¹

Ana Paula dos Santos de Oliveira Flor – coordenadora do GPD/SEEC e Dinarte – setor de informática da UFRN

Ana Paula e Dinarte
Os técnicos fizeram um breve resumo sobre a plataforma SIGeduc, tiraram dúvidas e acrescentaram sobre a sua importância como uma plataforma integrada. 

9ª DIRED: “Projeto Itinerante²” 


Vice-diretora Lúcia Medeiros - 9ª DIRED
A gestora da instituição falou sobre o que é o Projeto Itinerante, seus objetivos e como essa forma de atuar junto às escolas está trazendo dividendos para a diretoria regional, alicerçado que está em cinco pilares: oficina de leitura, informática, conselho escolar, educação inclusiva e escrituração escolar. 

• CONVÊNIO TRANSPORTE



Profª Ana Rosângela Araújo – técnica da COEP/SEEC – que falou sobre o “Programa Caminhos da Escola”, tentou tirar as dúvidas dos gestores das DIREDs com relação aos problemas que as escolas enfrentam com a falta de ônibus para o transporte dos alunos, principalmente, na zona rural dos municípios, se os convênios foram assinados pelos municípios, a questão da Maisa (EE Gilberto Rola), a questão de empresas que mudam a sua razão social, ganham licitações, mas permanecem prestando os mesmos serviços deficitários de antes. 

• FESTUERN³ 

Professores Adalberto Veronese e...
... Raimundo Nonato Santos
Os professores Adalberto Veronese e Raimundo Nonato dos Santos falaram sobre a proposta pedagógica do IX Festuern de 2013, apresentando um pequeno vídeo com todas as informações sobre o Festival, que este ano premia as Artes Plásticas. 

.  SABERES DA TERRA4:

A profª Ednaide Rêgo...
... explicando sobre a Educação do Campo
Profª Francisca Ednaide de Souza Rêgo Pinto – coordenadora do Núcleo de
Educação do Campo e da Diversidade/SEEC, que falou sobre “Uma Política de Direitos”. 

• EXPERIÊNCIA EXITOSA 

Prof. Ivanês Oliveira Alexandrino
O professor de Física Ivanês Oliveira Alexandrino, da EE Tristão de Barros (9ª DIRED), utilizou materiais danificados (liquidificadores, celulares, computadores) para criar o projeto “laborasucamecatron” – um laboratório experimental onde os alunos experimentam, aprendem e criam novos inventos com os materiais que seriam jogados no lixo. Com isso, o professor consegue fazer a inclusão e desmistificar a disciplina de Física que é, antes mesmo de ser aplicada, considerada difícil de aprender. O projeto do professor foi premiado no 3º concurso aprender e ensinar e foi destaque no jornal Gazeta do Oeste, conforme link abaixo:


• EXPERIÊNCIA EXITOSA:

Profª Maria Aparecida...
... e o "Encontro com Leitores"
A professora de Língua Portuguesa Maria Aparecida Tiago de Melo, da EE Cap. Mor Galvão (9ª DIRED) desenvolveu um projeto interdisciplinar de leitura e escrita, intitulado “Encontro com Leitores”. O jornal Gazeta do Oeste estampou uma matéria noticiando o projeto: 


• CENSO ESCOLAR: 





A técnica Elizabete Barbosa de Lima – coordenadora da ATP/SEEC – falou sobre o Educacenso e a responsabilidade de informar os dados até o prazo estabelecido para que o Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, e é realizado anualmente, apresente um raio-X da educação brasileira da forma mais fidedigna possível. 

Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil. 

• RN CIÊNCIA:

Profª Márcia Teresa

Com o tema “Ciência e Esporte”, a profª Márcia Teresa Tavares Marinho – Presidente da Comissão – discorreu sobre a IV Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e Cultural das Escolas de Educação Básica do Rio Grande do Norte.  


• RN ALFABETIZADO:

Profª Clotilde Maria

A profª Clotilde Maria Godeiro Coutinho – gestora do RN alfabetizado –
arrazoou sobre o exercício 2012-2013 do programa. 

O professor Joaquim Juraci Farias de Oliveira – secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – encerrou o encontro deixando uma frase que expressa bem a grande gestão da professora Betania Ramalho: “O grande legado da professora Betania Ramalho é a informatização dos dados da educação, agilizando a comunicação entre a Secretaria de Educação, as Diretorias Regionais e as Escolas Públicas do Estado”. 

AS GESTORAS:

Profª Livanete Barreto - diretora da 11ª DIRED
Professoras Ednaide Rêgo e Magda da Educação do Campo
Professoras Magali Delfino (12ª DIRED) e Raimunda Ferreira (13ª DIRED)
Professora Elma Cunha (coordenadora pedagógica da 12ª DIRED) e Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED)
"As Lúcias" da SEEC
ENTREGA DOS TABLETS ÀS GESTORAS:

Profª Magali Delfino (12ª DIRED) e prof. Joaquim Juraci (secretário adjunto/SEEC)
Profª Raimunda Ferreira (13ª DIRED) e prof. Joaquim Juraci (SEEC)
As gestoras das 16 DIREDs
As gestoras, tendo ao centro o secretário adjunto
Até o dia 26/06 - Açu/RN
ENTREGA DOS TABLETS (E DOS MODEMS) PARA AS DIREDs: 



O motorista da 12ª DIRED Ramalho (último à direita)

O motorista Ramalho recebendo o modem das mãos da técnica da 14ª DIRED
Ramalho assinando o termo de compromisso
Os motoristas das DIREDs
Ao centro, Daniel (11ª DIRED) e Ramalho (12ª DIRED)
As técnicas fazendo a entrega dos tablets
A técnica da 14ª DIRED
NOTA DA 12ª DIRED

¹SIGeduc: 

SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação) é uma reengenharia do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) da UFRN. O SIGEduc permite a gestão das matrículas, diário de classe e está sendo expandido para possibilitar ambientes virtuais, alimentação escolar, gestão administrativa, dentre diversas outras funcionalidades. Representa um sistema pioneiro na educação do país com forte apoio do Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 



²PROJETO ITINERANTE DA 9ª DIRED: 

Criar novos cenários e panoramas de desempenho mais promissores e eficazes, atender as novas demandas, estes são os desafios com que toda organização se defronta e deve assumir, a fim de que continue se desenvolvendo. Neste contexto, exige-se agilidade, criatividade e um grande espírito de organização e planejamento dos profissionais na execução do trabalho sob sua responsabilidade. Em virtude disso, a 9ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos - Currais novos/RN - sentiu a necessidade de criar um Projeto Itinerante para promover visitas às escolas, acompanhar o funcionamento e procurar desenvolver um eficiente trabalho pedagógico através da realização de oficinas, encontros e seminários. A ideia do projeto surgiu mediante um trabalho de pesquisa realizado com gestores e coordenadores das escolas sobre os fatores que mais tem interferido no desempenho da função social das instituições e das possíveis intervenções administrativas e pedagógicas advindas da 9ª DIRED

O Projeto Itinerante tem o objetivo de implementar ações nas escolas indo além da compreensão artificial e imediatista da realidade para a construção de cenários e espaços novos de aprendizagem coletiva em prol do processo ensino-aprendizagem e melhores desempenhos nos indicadores educacionais (regional e local). As atividades já iniciaram desde o dia 19 de abril e a equipe pedagógica da Unidade Gestora, sob a coordenação de Hênia Assunção, atendeu as escolas estaduais das cidades de Acari, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador e Santana do Seridó realizando oficinas de leitura e escrita, inclusão e relações interpessoais. O cronograma de atividades é vasto e continuará atendendo às escolas da jurisdição até o mês de dezembro do ano corrente. 



³FESTUERN: 

É um festival de teatro escolar que visa promover e difundir as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável à formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola como espaço de produção de cultura e conhecimento. 

Através do processo multidisciplinar de ensino-aprendizagem com base nas expressões artísticas, o FESTUERN vem oportunizando, às escolas públicas do Estado, a criação e permanência de grupos de teatro, formados por alunos do ensino fundamental e médio, que levam cultura e educação para suas escolas e comunidades. 

O FESTUERN permeia todo o ano letivo das escolas que são selecionadas para participarem do festival, executando um trabalho pedagógico e artístico, integrado com o currículo escolar, culminando em apresentações dos grupos teatrais no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, que coroa um trabalho pautado na inclusão social e promoção à cidadania. Com isso o FESTUERN vai além das cortinas do teatro, pois se configura como uma proposta mais ampla, conciliando arte e educação, prevenindo alunos ao uso de drogas e violência, oportunizando, aos alunos em situação de vulnerabilidade social, novas possibilidades de inclusão e, principalmente, construindo um maior espaço de responsabilidade na condução da socialização, identificação social e conhecimentos fundamentais para a atuação cidadã do jovem potiguar. 

O FESTUERN é um projeto dividido em três fases: Pré-Festival, Festival e Pós-Festival. A primeira fase corresponderá à execução das atividades pedagógicas, concomitante às artísticas, que serão desenvolvidas nas escolas selecionadas, tais como oficinas, palestras, cursos, sempre abordando temas inerentes às peças a serem apresentadas pelos grupos teatrais. A segunda fase consistirá em apresentação de 30 grupos de teatro escolar. A terceira fase será o Circuito FESTUERN, em que os cinco melhores espetáculos farão uma turnê, envolvendo os alunos, nas suas cidades. 

O caráter pedagógico do FESTUERN, apesar de estar presente nessas três fases, tornar-se-á mais evidente no primeiro momento do projeto, em que as equipes do festival realizarão um trabalho nas escolas que integrará professores, alunos, diretores, comunidade externa, entre outros. 



4O PROJOVEM CAMPO

 O projovem - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. 

Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano. 

Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados. 

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00, em 12 parcelas, e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância — intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local. 






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