sábado, 18 de maio de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO – SABERES DA TERRA – AULAS DOS DIAS 16 e 17/05/13


Esta semana, nos dias 16 e 17/05/13, a Educação do Campo – Saberes da Terra – das turmas Caju e Castanha e Flor de Cajueiro, do município de Serra do Mel/RN, deu prosseguimento ao seu calendário escolar. 

Na quinta, dia 16/05, no turno noturno, professores e alunos comemoraram o Dia das Mães com uma aula especial, na qual foram feitas várias reflexões sobre as conquistas do homem do campo e da sua inserção no conhecimento formal. Foram feitas dinâmicas de socialização e os depoimentos das mães presentes geraram várias reflexões concernentes às mudanças de comportamento e vivências entre os grupos de cada vila.

AS REFLEXÕES...


 OS PROFESSORES PRESENTES...


  AS DINÂMICAS...



A MÃE PREMIADA DA NOITE...

A aluna-mãe Luzia
AS MÃES MAIS EXPERIENTES...


Na sexta, os professores começaram as aulas, no período vespertino, trabalhando a disciplina de Ciências Humanas – com as professoras Antonia Farias e Teresa Cristina, colocando um texto sobre “Relação e Igualdade de Gênero”, como embasamento para uma oficina com o mesmo tema, no turno noturno. 

OS ALUNOS...



No primeiro momento, as professoras trabalharam a dinâmica de socialização com o Baú de Gênero, em que cada participante escolheu um brinquedo que mais se identificasse e, depois, cada um fez a sua apresentação dizendo o nome e o porquê da escolha daquele brinquedo. 

O BAÚ DE GÊNERO... 



No segundo momento, os participantes foram divididos em grupos de leitura dos textos para, em seguida, optarem por realizar a sua oficina através de: 

          • Paródia ou poesia 
          • Recortes e Colagem 
          • Programa de Rádio 
          • Teatro Livre 

OS GRUPOS...


APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS...


No terceiro momento foram feitas reflexões sobre a importância da participação da família nos espaços coletivos (escola, associações, sindicatos e outros). 

VÍDEO DAS APRESENTAÇÕES...


No quarto momento, houve uma socialização do que foi apresentado e o que proporcionou, para cada um dos participantes, como aprendizado.

NOTA DA  12ª DIRED:

Os professores repassaram para o diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, prof. Roberto de Araújo, algumas inquietações dos alunos com relação ao transporte que passa nas vilas. Segundo alguns alunos, o motorista de um dos ônibus não está passando por dentro da Vila "Garavela" fazendo com que os alunos dessa vila específica não consigam vir assistir às aulas.  O diretor esclareceu que já havia recebido a reclamação dos alunos e que já tinha conversado com o motorista em questão, recebendo deste a garantia de que irá começar a passar por dentro da citada vila. 


Nenhum comentário: