quinta-feira, 11 de abril de 2013

SUAVE REALIZA ENCONTRO DA PROVINHA BRASIL NA 12ª DIRED


Estiveram, quinta, dia 11/04/13, na Biblioteca Pública Ney Pontes, os técnicos da SUAVE (Subcoordenadoria de Avaliação Educacional) Ceiça, Euzâmia e Verônica, junto com o coordenador Afonso Gomes Filho, para repassar as orientações referentes à Provinha Brasil. 

Afonso Gomes - coordenador da SUAVE...
O coordenador da SUAVE, Afonso Gomes, abriu o encontro e apresentou o sistema para os supervisores e funcionários das escolas que trabalham o programa.

... repassando informações aos presentes
Estamos de parabéns colegas, pois o nosso desempenho está tão bom que os coordenadores dos outros estados estão vindo para as nossas reuniões para poderem conhecer o nosso diferencial e aprender com  ele”, disse.

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - falando aos presentes
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente ao encontro e falou: “precisamos dar mais atenção ao processo de ensino e aprendizagem a partir dos anos iniciais e a provinha Brasil é uma boa oportunidade de avaliarmos como anda esse processo em nossas escolas”.

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED

Estiveram presentes as vice-diretoras Maria Augusta, Sueleide Ferreira e Maria Judivânia, que falaram sobre a importância do Dever de Casa: 

Da esquerda para a direita: Maria Judivânia, Maria Augusta e Sueleide Ferreira: vice-diretoras da 12ª DIRED
O dever de casa auxilia e, ao mesmo tempo, serve de termômetro para avaliarmos como anda o ensino e a aprendizagem, além de ser a ponte entre a escola e a família”, disse a vice-diretora Maria Judivânia. “Em primeiro lugar, a 12ª DIRED parabeniza a equipe da SUAVE pelas conquistas e diz que, na circunscrição da regional, todos estão imbuídos para fazer a diferença”, falou a vice-diretora Maria Augusta. 

Presentes também, ao encontro, as DIREDs de Angicos (Marize Paulino e Marta Maria) e Açu (Francisca Gomes).

As DIREDs de Angicos (8ª), Açu (11ª e Mossoró (12ª)




Mais fotos:


Técnica Ceiça da SUAVE
Técnica Euzâmia da SUAVE (primeiro plano à direita)
NOTA DA 12ª DIRED:

Participaram do encontro os representantes da Rede Municipal de Ensino das cidades de:

Mossoró,
Tibau, 
Grossos,
Areia Branca,
Upanema,
Governador Dix-Sept,
Serra do Mel.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas brasileiras. Aplicada em duas etapas, uma no início e outra ao final do ano letivo, essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura, ao longo do ano letivo. Com base nas informações obtidas por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos. A Provinha Brasil, portanto, relaciona-se diretamente ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) que propõe em sua meta 5 "Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade".



Nenhum comentário: