sexta-feira, 5 de abril de 2013

POLO 01 FAZ A SUA REUNIÃO COM GESTORES, SUPERVISORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Coordenadora do polo 01 - Maria Judivânia
A vice-diretora Maria Judivânia – e coordenadora do polo 01 – convocou os gestores das escolas do seu polo, acompanhados dos seus respectivos supervisores e coordenadores pedagógicos, para uma reunião no auditório da 12ª DIRED, no horário do turno vespertino, ontem, dia 04/04. 

Na pauta: 

• O Plano de Metas (Maria Judivânia) 
• O PDE Interativo (Maria Anunciata) 
• O Planejamento de Educação Física (Rosilene) 
• O Prêmio de Gestão Escolar (Fátima Azevedo) 
• Os Avisos (Maria Judivânia) 

A coordenadora do polo 01 começou a reunião com uma dinâmica, esta das “Bolas de Encher”, em que cada um dos presentes recebia uma bola (bexiga) e era convidado a enchê-la, porém sem estourá-la. A dinâmica consistia em cada um lembrar-se das coisas ruins e, ao comando da coordenadora, ir soltando o ar da bola (bexiga), devagar, até sair todo o ar, simbolizando o que não prestava indo junto com este ar. Depois, a coordenadora solicitou que cada um enchesse novamente a bexiga (bola) e, à medida em que a fosse enchendo, procurasse lembrar das coisas boas que pudessem substituir as coisas ruins que tinham ido embora. Em seguida, cada um deveria amarrar a sua bexiga (bola) para que o ar não escapasse. A coordenadora, então, fez uma breve reflexão e entregou um palito de dentes a cada um dos participantes, dizendo que cada um deveria cuidar do seu bem (as coisas boas). O resultado foi que, com o passar do tempo, cada um dos participantes foi furando a bola do outro. Então, no final, a coordenadora apenas indagou: eu pedi para alguém furar a bexiga (bola) do outro? Perplexos, os participantes exclamaram: mas a senhora nos entregou um palito de dentes! A moral da história foi uma bela socialização a respeito de como vivermos em sociedade nos ajudando mutuamente. 

Aproveitando a deixa da dinâmica, a professora Rosilene - departamento de Educação Física - colocou todos os presentes para praticarem a ginástica laboral e, com isso, exercitarem-se.




Em seguida, a coordenadora Maria Judivânia passou a falar sobre o Plano de Metas, esclarecendo as principais dúvidas, interagindo com os educadores e exemplificando cada item trabalhado na sua pauta.

Explanando o Plano de Metas
- Recursos para colocar em prática os objetivos do programa de educação da SEEC 
- Fortalecimento do PPP 
- Um caminho para melhoria das situações identificadas como importantes: 

• Definir metas 
• Delinear ações e estratégias para o cumprimento das metas 
• Diferenciar metas (quantitativas): objetivos a serem alcançados 
• Ações: o caminho, o percurso, os métodos empregados para se alcançar esse objetivo 

As metas têm que ser concretas, com ações coerentes, articuladas entre si, definidas a partir de finalidades cujos resultados possam ser avaliados no ano letivo ou no período da gestão. 

O modelo de Plano de Metas: Meta = Ações = Período (início – término) = responsável pela ação = quem financia 

As metas devem ser voltadas, de preferência, para a educação do estado, em especial, as questões de evasão, de repetência, do abandono, do desempenho nas aprendizagens, com ênfase na alfabetização. 

A energia que nós gastamos procurando culpados deve ser, na verdade, direcionada para encontrarmos soluções”, finalizou Maria Judivânia – vice-diretora e coordenadora do polo 01 da 12ª DIRED.

Dúvidas e angústias dos gestores: 

• Como combater a evasão noturna se o aluno não fica na sala de aula? 
• O Plano de Metas terá como base os 3 últimos anos? 
• As 20 metas constantes no Plano são obrigatórias no plano da escola? 
• Quando se fala em metas, foi pensada alguma que esteja voltada para a segurança da escola? 
• Tem metas para a  infraestrutura da escola?

Maria Anunciata: coordenadora PDE Interativo
A palavra foi passada para a técnica Maria Anunciata – coordenadora do PDE Interativo, pela 12ª DIRED, que começou falando sobre: 

• O que é PDE Interativo 
• Senhas para cadastrar os novos gestores 
• O sistema trabalha com prazos 
• O PDE é dividido em 04 partes: identificação, primeiros passos, diagnósticos e plano geral 
• A metodologia do PDE: autoavaliação (diagnósticos), objetivos, estratégias e metas (o que fazer) e plano geral (como fazer) 

PDE e o Plano de Metas caminham juntos para a elaboração de estratégias voltadas para o desenvolvimento da educação em nosso país”, disse a coordenadora.

Fátima Azevedo: coordenadora do PGE
O PGE (Prêmio de Gestão Escolar) foi o assunto tratado pela técnica Fátima Azevedo, que incentivou os gestores a inscreverem suas escolas através dos sites: www.premiogestaoescolar.com.br e www.consed.org.br até o dia 31/05. 

A técnica ainda repassou alguns dados referentes ao prêmio, dentre eles: 

• Valor do prêmio: 30 mil reais 
• Meta a ser alcançada pela SEEC: 70% das escolas do estado 
• Meta a  ser alcançada pela 12ª DIRED: 60 escolas inscritas

Professora Rosilene: Depto. de Educação Física
A coordenadora do Departamento de Educação Física, professora Rosilene, falou em seguida sobre a carga horária do professor de educação física, esclarecendo que o mesmo deve dar a sua aula de educação física escolar no próprio turno do aluno e que a atividade esportiva – aquela em que são praticadas as modalidades esportivas – deve sempre ser dada no contraturno desse aluno. 

A coordenadora avisou sobre o prazo do cadastro da escola (15/04), sobre a frequência mínima de 75% e sobre regulamento e calendário (que se encontra no site: www.educacao.rn.gov.br/codesp). 

Por último, a professora Rosilene adiantou as datas dos JEMs (28/maio a 10/junho) e JERNs (16 a 26/agosto). 

Dúvidas e angústias dos gestores: 

• Em caso de transferência o aluno pode participar dos JERNs? 
• O professor estando nos JERNs, porém a sua equipe foi eliminada e, em seguida, ele foi convidado a continuar até o fim como, por exemplo, árbitro nos jogos, ele poderá contar esses dias como sendo carga horária escolar? 
• A falta de estrutura para a prática de educação física 
• O aluno não estando com a vestimenta adequada pode ser avaliado?

Avisos finais: Maria Judivânia
Por último, a palavra foi devolvida à coordenadora Maria Judivânia para alguns avisos: 

• Reunião para gestores e supervisores das escolas que têm o Projeto Correção de Fluxo: dia 10/04 às 9 h. – 12ª DIRED 
• Prazo para a entrega do Calendário Escolar: 05/04
• Cadastro do PNAIC 
• Atualização das Matrículas de 2013 
OBMEP (inscrição) 
• Prova Brasil 
• As escolas devem apresentar a sua necessidade (livros) através de ofício 
• A escola deve – se for o caso – devolver os livros excedentes 
• Na saída, procurar a técnica Auxiliadora Teixeira (material a ser entregue à escola) 
• Solicitar aos gestores a lista dos alunos aprovados no vestibular 
• Curso de iniciação musical para professores de Ensino da Arte (Fundamental Menor e Maior) e Arte (Ensino Médio)


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