segunda-feira, 1 de abril de 2013

CORREÇÃO DE FLUXO: REUNIÃO COM SECRETÁRIOS GERAIS



O aluno de Correção de Fluxo pode ser, futuramente, o médico, o gestor, o professor, o ator... Ou até mesmo alguém capaz de olhar e ver o mundo em sua volta, com a sabedoria e a capacidade de contribuir na realização dos nossos sonhos (Zilma Marques).


A coordenadora do projeto Correção de Fluxo na circunscrição da 12ª DIRED, técnica Antônia Zilma Marques, convocou os secretários gerais das escolas públicas estaduais de Mossoró para uma reunião no auditório da entidade.


Técnica Antônia Zilma: Coordenadora do projeto Correção de Fluxo
O objetivo foi o de retomar a discussão sobre o trabalho de Escrituração, no projeto Correção de Fluxo, propiciando esclarecimentos sobre os pontos que ainda são considerados com dúvidas.


Secretários Gerais de Escolas Públicas na circunscrição da 12ª DIRED
Foram elencadas várias situações - todas presenciadas pela coordenadora - que ocorrem com mais frequência, abaixo relacionadas:

  1.     O aluno não conclui o ano I de CF (Correção de Fluxo) para se transferir. Como a escola deve proceder?

  2.     O aluno conclui o ano I de CF e apresenta bom desempenho. Ele avança ou pode ser transferido no ano de origem em que foi matriculado?

  3.     O histórico é o mesmo? Tem alguma alteração?

  4.     Quanto à média anual?

  5.     O fato de o ano II ser classificatório, quer dizer que o ano I não implica no resultado final?

  6.     Pode haver aluno com necessidade especial no projeto Correção de Fluxo?

  7.     Como nomear o projeto num espaço tão curto na Ficha de Matrícula?

  8.     O aluno atingiu menos de 75% de frequência, o que fazer?

  9.     Quando se deve fazer a Ata de Resultado Final? Quais as orientações?

Logo após ser tiradas às dúvidas, a coordenadora apresentou os slides sobre Escrituração e os modelos de Atas.


Slides sobre Escrituração e Atas
"A reunião com os secretários superou as expectativas, tendo em vista que eles tiraram as dúvidas do trabalho de escrituração e, também, as dúvidas mais frequentes, conforme constatados nas visitas feitas por mim", falou Zilma Marques.


NOTA DA 12ª DIRED:

O que é Correção de Fluxo?

Os Programas de Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvidos pelo CENPEC há 14 anos, com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para definir ações diferenciadas para cada região em que atua.

Com quem faz?

Secretarias estaduais e municipais de educação.

Destaque:

A metodologia dos projetos de Correção de Fluxo escolar foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2010, como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da defasagem idade-série.










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