quarta-feira, 10 de abril de 2013

COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO REALIZA REUNIÕES COM AS ESCOLAS DA 12ª DIRED



A coordenação do Ensino Médio, técnicas Goretti Silva, Elizete Amorim e Edcleide Alves reuniram, ontem, dia 09/04, os gestores, supervisores e coordenadores para um dia de reuniões, em que foram debatidos vários assuntos, além de uma extensa pauta sobre diversos projetos e programas trabalhados pela diretoria regional com o objetivo de socializar e orientar as escolas quanto à execução das ações e dos programas do  Ensino Médio para 2013.

 

A abertura coube à professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – que, depois das boas-vindas, disse aos presentes: “estamos aqui com uma pauta extensa para mostrar os programas que temos à nossa disposição e, ao mesmo tempo, termos consciência de que precisamos fazer a nossa parte para que esses programas se tornem atrativos e agregadores para os nossos alunos”.



A professora falou ainda sobre a entrega dos tablets: o dia (próximo sábado, dia 13/04, a partir das 08 h.), quem vai recebê-los (professores do Ensino Médio e gestores das escolas públicas pertencentes à 12ª DIRED) e o local (ainda a ser definido).

 

Com relação ao DiredVest (cursinho pré-vestibular da 12ª DIRED), a professora disse que a continuidade depende do resultado dos alunos aprovados no vestibular da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), mas adiantou que, pelas informações preliminares – recebidas pelas escolas, a probabilidade de continuar é de quase 100%. E fez uma comparação bastante coerente e animadora: “Se aprovamos a quantidade de alunos que aprovamos, imaginem este ano com os recursos tecnológicos que o professor está para receber!

 

Em seguida, o professor Marcus Vinicius – da Escola Estadual Diran do Ramos Amaral  e convidado para falar aos presentes sobre as experiências com o PROLEM -fez um paralelo com o texto de Rubem Alves: “Há escola gaiola e há escolas que são asas” comparando com as escolas de Mossoró e da Circunscrição, mostrando que estas precisam ser sempre escolas asas.

 

Nossos alunos buscam os voos na escola, mas quando chegam seus sonhos, perdem-se nas gaiolas que a escola ainda teima em ser. A escola precisa ser asa”, disse Marcus Vinicius.

 

O professor falou sobre as iniciativas voltadas para a leitura, a arte e a cultura de uma forma geral, mostrando os projetos já realizados na escola, a mudança no comportamento dos jovens e a consolidação dos espaços de leitura, café literário e expressarte. “Precisamos instigar os nossos alunos a produzir cultura”, disse. 

Para finalizar, o professor declamou “A Invenção do Homem”, de sua autoria, disponibilizada link abaixo, com a autorização do mesmo:

www.recantodasletras.com.br/cronicas/1230375

 

Dando seguimento ao dia dedicado ao Ensino Médio, as coordenadoras chamaram a consultora Agelda Feitosa – do SEBRAE – para falar sobre o projeto DESPERTAR, que tem como objetivo preparar jovens cidadãos para ações efetivas e empreendedoras que venham a contribuir com as mudanças socioeconômicas nas suas comunidades. Jovens que se desenvolvam no campo profissional e atuem com desenvoltura, conhecimento e visão de futuro, no novo e competitivo cenário do mercado de trabalho.

 

Como referência do projeto na circunscrição da 12ª DIRED, a professora Josselene Marques – do CEJA Professor Alfredo Simonetti – deu o seu depoimento sobre a experiência de ter participado do projeto Despertar, no ano de 2012, e incentivou os gestores presentes a aderirem ao projeto neste ano de 2013.

 

Outras questões foram levantadas, dentre elas, o horário disponibilizado pelo professor – dentro de sua carga horária – para o projeto, de como fazer o projeto este ano, as novas capacitações e, também, as novas turmas, camisetas, fichas de inscrições, aula inaugural, etc.

 

Logo após, a técnica Francisca Alvanete foi chamada para esclarecer, aos gestores e supervisores presentes, sobre RENDIMENTOS, suas fórmulas e análises dos rendimentos – da inspeção escolar (2010, 2011, 2012).

 

Fórmulas: 

Aprovados (AP) x 100 ÷ Matrícula Total (MT
Repetência (REP) x 100 ÷ Matrícula Total (MT) 
Evasão (EV) x 100 ÷ Matrícula Total (MT
Transferência (TRANSF) x 100 ÷ Matrícula Total (MT
Aprovados (AP) x 100 ÷ Matrícula Final (MF
Repetência (REP) x 100 ÷ Matrícula Final (MF)

 

Neste momento, a reunião deu vez aos alunos das escolas Moreira Dias e Eliseu Viana, que participaram da XI FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), no pavilhão da USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo/SP, no mês de março deste ano. O aluno Ramon Rocha e a sua professora orientadora – Maria do Socorro (da EE Moreira Dias) – deram os seus depoimentos e mostraram, através de slides, sobre essa experiência única. Da mesma forma, Ana Yasmin e Daniel Sátiro (CEIPEV Eliseu Viana) corroboraram as palavras dos mesmos e acrescentaram sobre a importância de terem sido classificados na II FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA para poderem ir a um evento de nível nacional.

 

Os alunos, em seus depoimentos, enumeram algumas palavras que simbolizam bem a importância da Feira de Ciências em suas vidas escolares: 

• Gratificante 
• Indescritível 
• Importante 
• Oportunidade 
• Conhecimento

 

Estiveram presentes o coordenador da Feira de Ciências no Semiárido Potiguar, professor Felipe Ribeiro, e as professoras Cristiane Carvalho e Divamar Jácome, além de alguns professores avaliadores do projeto.

 

Na oportunidade, o professor Felipe Ribeiro – coordenador da Feira Estadual de Ciências –  falou sobre a Feira de Ciências como competição, os critérios de avaliação, os resultados e tirou algumas dúvidas dos gestores presentes e disse: “quando o aluno constrói o seu conhecimento, ele consegue agregar outras  habilidades dentro desse conhecimento”.

 

Para finalizar, o professor falou sobre a disposição de, se convidado, participar de encontros com os professores orientadores dos projetos e os alunos, nas suas escolas, e ajudar a tirar as dúvidas que porventura ainda persistirem. E esclareceu que o papel do multiplicador (alunos de graduação que são capacitados para atuarem junto às escolas participantes da Feira de Ciências, dando apoio aos professores orientadores e sendo, principalmente, a ponte entre a coordenação estadual e as escolas) é, justamente, esclarecer qualquer dúvida com relação aos pontos principais de um projeto científico.

 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – solicitou a palavra e disse que o projeto deveria contemplar os alunos dos 9º anos, pois são eles que, por exemplo, estarão começando, no ano seguinte, a tomar parte nesses conhecimentos científicos.

 

A pauta contemplou, em seguida, O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO, realizado anualmente e que tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. 

Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. 

Maiores informações: 



telefone: 0800619619

NOTAS DAS 12ª DIRED:

  

1 – PRONATEC: na escola José Nogueira, aos sábados, a partir do dia 20/04 (meses: abr/mai/jun/jul/agos/set/out) com inscrições junto à equipe do EM.

  

2 – 12DIREDVEST: início das novas turmas 2013 dependerá da avaliação que será feita pela equipe coordenadora – depois que receberem a lista dos alunos aprovados no vestibular da UERN (e que tenham  participado dos aulões do DiredVest).

  

3 – SENACEM: de 27 a 30 de novembro de 2013.

  

4 – Pesquisa sobre a saúde corporal do aluno das escolas públicas do circunscrição: pesquisa feita pelo professor Neilton (UERN) e equipe, para saber como anda a saúde dos alunos das escolas públicas.

   

5 – Viagem a Londres: alunos da escola Moreira Dias falam sobre a viagem a Londres / Inglaterra com  a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED.

(Emmanuelle: vice-diretora do CAIC)

















6 - CAIC CARNAUBAL: perspectivas de liberação 


Nenhum comentário: