sábado, 13 de abril de 2013

ALUNOS DA EEPJA SÃO APROVADOS NO VESTIBULAR 2013

A escola pública passa por uma transformação, por sinal, positiva, para poder acompanhar a sua clientela, denominada de geração do século XXI. Ela hoje já está equipada com ferramentas que auxiliam na arte de ensinar e está inserida na tecnologia da virtualidade, independente de onde ela se localize, seja na cidade grande ou no menor município que o estado possa ter. Com professores capacitados em formações periódicas, inclusive, no manuseio dessas tecnologias de ponta, a escola pública caminha, paralelamente, para formar, da melhor maneira possível, os seus futuros cidadãos. Entretanto, esse avanço é fruto da força de vontade e criatividade, também, de seus gestores. Sem uma gestão forte, organizada administrativamente e, principalmente, não tendo em seus quadros professores motivados e conscientes do seu papel pedagógico, ela nada pode fazer, independente de estar equipada com as principais ferramentas que possam auxiliar no conhecimento didático. Porém, isso não é o que acontece na Escola Estadual Padre José de Anchieta, localizada na Vila Rio Grande do Norte, no município de Serra do Mel/RN. Pertencente à circunscrição da 12ª DIRED, tendo como gestor o professor Roberto de Araújo, a escola é referência quando se trata de bem administrar o seu maior patrimônio: o aluno. Imbuídos, todos os seus atores, do desejo de bem repassar o conhecimento e, através deste, aprender a melhorar cada dia mais, a escola desenvolve um trabalho que agrega a ciência do ensino (pedagogia) com a arte de ensinar (didática) e as transforma em metas que são alcançadas pelos seus clientes, culminando com o sucesso da aprovação, da turma do Ensino Médio, nos vestibulares da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido), no ano de 2013 (Editorial).

EEPJA
Este ano a Escola Estadual Padre José de Anchieta aprovou, nos vestibulares de Mossoró, 19 alunos, dentre estes, 14 alunos fizeram parte, como reforço educacional, do cursinho da 12ª DIRED – uma proposta piloto idealizada pela Secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betania Leite Ramalho, e posta em prática pela equipe da professora Magali Delfino (diretora) que não poupou esforços para tornar um sucesso, o que já nasceu com gosto de vitória.

O s alunos Eronildes e Leandro com o professor Roberto de Araújo - gestor da EEPJA
O blog esteve na escola e entrevistou dois de seus alunos e conversou com o seu diretor, que falou da estrutura que a escola possui, a começar pelo quadro de docentes, o quadro gestor com supervisor e coordenador pedagógico, funcionários, pessoal de apoio e da boa infraestrutura na parte física e tecnológica. 

As entrevistas:

Leandro Rodrigues da Silva
Leandro Rodrigues da Silva, 18 anos, mora na Vila Guanabara e percorre, todos os dias, 20 quilômetros para poder chegar à Vila Rio Grande do Norte e assistir aula na Escola Estadual Padre José de Anchieta. Agora, ele irá percorrer um pouco mais, cerca de 50 quilômetros, todos os dias, para chegar à UERN e ocupar uma cadeira na sala de calouros da Faculdade de Ciências da Computação. 

Perguntado sobre o que ele podia falar sobre a sua escola, ele disse: “Primeiramente, que é uma escola que tem em seus quadros professores capacitados, com uma boa infraestrutura e uma gestão participativa e que costuma aceitar as reivindicações feitas por seus alunos”. 

Com relação a sua participação no cursinho da 12ª DIRED, ele disse que serviu para tirar as principais dúvidas e aprofundar melhor o seu conhecimento: “O cursinho foi muito importante, pois serviu de termômetro para o que eu já havia considerado como aprendido. O cursinho mostrou, de forma dinâmica, as disciplinas curriculares, além de fornecer um excelente material de estudo. E os professores foram criativos e elevaram a nossa autoestima sempre”. 

No tocante ao transporte da Serra para a DIRED, o aluno foi enfático ao falar sobre o assunto: “É verdade que tivemos muitas dificuldades, principalmente, com relação ao transporte para nos levar ao cursinho da 12ª DIRED. Sábado sim, outros não, a prefeitura liberava o ônibus para nos levar. Muitos de nós tivemos que pagar, do próprio bolso, o alternativo para poder chegar ao cursinho. Outros que não dispunham de dinheiro ficavam em casa. Entretanto, isso nos serviu de incentivo para estudar cada vez mais e mostrar que é diante da adversidade que encontramos soluções de crescimento”.

Eronildes Zacarias da Costa
Eronildes Zacarias da Costa, 17 anos, mora na Vila Pernambuco e, para chegar à escola, anda 5 quilômetros diariamente. Andava. Agora ele irá aumentar essa distância para 35 quilômetros diários, pois acaba de passar no vestibular da UERN e vai frequentar a Faculdade de Geografia da conceituada universidade.

Ele começou falando sobre a sua família e a importância que esta tem na sua vida: “Meus pais são colonos, trabalham duro no campo, mas nunca deixaram de me incentivar a frequentar a escola. Acredito que ter o apoio e o incentivo da família é um dos pontos que levam o jovem a conseguir os seus objetivos. Embora na minha família apenas duas pessoas sejam formadas, a partir de agora nós iremos começar a mudar essa estatística e, com o tempo, ajudar aqueles que vêm depois de nós a conseguirem esse intento”.

Ao falar da escola, o aluno desejou escapar o orgulho que sente de ter pertencido aos seus quadros, pois em nenhum momento descreveu a escola como sendo apenas uma das alternativas para alcançar suas metas, mas a principal ponte que o estava levando a esses objetivos: “Aqui eu tive as condições necessárias para poder aprender. Ao lado de meus colegas, acredito, todos motivados como eu, nós recebemos uma ótima educação profissional e dispusemos de uma boa estrutura física e tecnológica e, o principal, uma boa interação aluno/diretoria. E não estou dizendo da boca para fora. Dos 36 alunos da sala, 22 fizeram vestibular e, destes, 12 foram aprovados. Ou seja, cerca de 55% dos alunos que fizeram o vestibular passaram”.

Com relação ao cursinho, o futuro geógrafo disse que, de fato, contribuiu para ampliar os seus conhecimentos: “O cursinho da 12ª DIRED despertou em mim um interesse maior pelos estudos, pois fomos muito incentivados a nos dedicarmos um pouco mais nas leituras diárias e nas resoluções dos questionamentos propostos. Isso aliado a um excelente material em forma de apostilas e aulas dinâmicas e criativas, só acrescentou aos meus conhecimentos”.

Da mesma forma que o colega Leandro, Eronildes também falou com um pouco de mágoa do transporte que fora disponibilizado para levá-los ao cursinho: “Era uma loteria. Nunca sabíamos se o ônibus seria disponibilizado para nos trazer para o cursinho. E ainda tinha o fato de termos que nos levantar de madrugada, pois a primeira aula do cursinho começava às 7h10min. E, apesar do sacrifício, muitas vezes ele não aparecia. Quando tínhamos dinheiro, alugávamos um alternativo, quando não tínhamos, voltávamos para casa”.

Professor Roberto de Araújo - EEPJA
O professor Roberto de Araújo, gestor da escola, também conversou com o blog e, na sua fala, falando de sua gestão, disse que “em primeiro lugar é preciso querer fazer; segundo, é conseguir fazer e terceiro, é dividir os frutos conquistados com toda a instituição, pois a escola é um grupo com um objetivo único: o de fazer acontecer a excelência nos seus quadros educacionais”.

No link abaixo, a entrevista do gestor:

http://youtu.be/6uHTGS97RfQ

 NOTA DA 12ª DIRED:

O gestor alegre com o desempenho de seus alunos
O professor Roberto de Araújo, no ano de 2012, preocupado com os alunos que estavam se preparando para o vestibular, convidou um universitário de Ciências e Tecnologias da UFERSA (que aceitou o convite) para dar aulas de Matemática e Física, revisando os conteúdos dos professores das disciplinas ministradas na sala de multimídia da escola.



Erinaldo Rocha Freire
Erinaldo Rocha Freire, morador da Vila São Paulo, distante da escola 15 quilômetros, foi aluno desta escola até 2010, período em que terminou a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em 2013, prestou vestibular para Matemática na UERN. Passou em 4º lugar.

Acima, uma foto e, abaixo, o histórico do aluno.

Histórico do aluno da EJA
Leia, aqui, a relação de aprovados no vestibular da Escola Estadual Padre José de Anchieta:

(Clique na imagem para ampliá-la)
Observação:

(*) São os alunos que concluíram em anos anteriores e foram estudantes da nossa escola. (-) Os Alunos que participaram dos aulões do cursinho pré-vestibular da 12ª DIRED.



Nenhum comentário: