sábado, 13 de abril de 2013

A 12ª DIRED ENTREGA TABLETS EDUCACIONAIS PARA GESTORES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO




Momentos iniciais do evento

Idem


Na manhã de hoje (13/04), no espaço Garbos Recepções & Eventos, com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário adjunto de educação Joaquim Oliveira, da prefeita Cláudia Regina, da professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED), das demais autoridades representativas dos diversos seguimentos estaduais e municipais, de professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino, foi feita a entrega de 500 tablets educacionais. Nesta primeira etapa, foram contemplados os professores e os gestores do Ensino Médio, lotados nas escolas pertencentes à circunscrição da 12ª Dired.




Os primeiros professores a chegarem ao local do evento
receberam os tablets das mãos das autoridades


Registros do momento da execução do Hino Nacional e dos minutos
que antecederam a fala de cada uma das autoridades

Cadastramento para a entrega dos tablets
 
À esquerda, gestor Nerenilson Nunes, profª Josselene Marques, ao centro
(ambos do CEJA Prof Alfredo Simonetti), e o professor e jornalista Marcos Antônio
(E.E. Prof. Abel Coelho e jornal Gazeta do Oeste)
Equipe da 12ª DIRED
 
Idem

Processo final da entrega dos tablets
 

Além da dimensão pedagógica de agregar valor às atividades de ensino-aprendizagem, o tablet terá a função de substituir o tradicional diário de classe.

Acompanhada por uma capa protetora, a ferramenta, de 7 polegadas, possui processador de 1 GHz, tela colorida, capacidade mínima de 16 GB, Wi-Fi e Bluetooth, câmera frontal (VGA) e traseira (2MP) e sistema operacional Android.

A partir de 8 de maio, após a conclusão da entrega nos demais municípios, prevista para dia 7 do próximo mês, será iniciada uma formação para os professores a fim de que os mesmos fiquem aptos a utilizarem não apenas os tablets mas também o SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação – uma reengenharia do SIGAA da UFRN), que é um sistema pioneiro, no meio educacional brasileiro, e repleto de funcionalidades. Ainda por meio dos tablets, os professores poderão acessar o Portal do Professor – o que já é feito por uma boa parte deles – no qual encontrarão planos de aula, sequências didáticas, projetos, entre outras informações/dicas que poderão ser de grande utilidade e praticidade para os mesmos.  



DISCURSOS


 


A professora Magali Delfino destacou a importância desse investimento e do uso dos tablets pelos professores, o que certamente só aperfeiçoará o trabalho realizado por eles, aumentando, desta forma, as possibilidades de atingirmos as metas educacionais desejadas para o estado.






O secretário estadual adjunto de Educação, Joaquim Farias de Oliveira, falou que, ao utilizarmos essas novas ferramentas, na educação, estamos mergulhando no mundo dos estudantes do século XXI – visto que eles as dominam – e com os quais podemos trocar saberes, já que, no ambiente educacional, o conhecimento não é mais propriedade exclusiva do professor.







A prefeita Cláudia Regina afirmou que se associa a iniciativas como esta e se orgulha de poder fazer parte deste governo. Disse que esta ferramenta, disponibilizada aos professores, deve ser mais valorizada ainda, pois está ligada a um sistema: o SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação).





A governadora Rosalba afirmou que conta com o apoio, a solidariedade e a disposição de todos: “precisamos dessa integração, pois não podemos mais aceitar ficar nos últimos lugares, em se tratando de educação.” Falou da seca no RN, pediu a colaboração no sentido de se evitar desperdício de água e, em seguida, deu-nos uma boa notícia: mais onze professores de Inglês, atuando na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, foram selecionados para participarem do Programa de Aperfeiçoamento para professores, que acontece nos Estados Unidos, coordenado pela Capes, em parceria com a embaixada dos EUA no Brasil e a Comissão Fulbright (Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil), apoiada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).




Stefenson Souza Ferreira é um dos onze professores de Inglês
que participarão desse aperfeiçoamento no período
de 24 de junho a 2 de agosto de 2013 nos Estados Unidos.
Ele mora em Grossos e leciona em escola pertencente à circunscrição da 12ª DIRED.

NOTA DA 12ª DIRED:


Em virtude da ausência do editor do blog, professor e jornalista Raimundo Antonio Souza Lopes, a tarefa de registrar o evento foi repassada para a professora Josselene Marques (lotada no CEJA Professor Alfredo Simonetti) – uma colaboradora assídua deste blog e também a principal parceira no envio de textos e fotos para a 12ª DIRED.

O editor do blog, em nome da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED –, agradece a disponibilidade e a presteza da professora Josselene Marques, que também é editora do blog e da página do Facebook do CEJA Professor Alfredo Simonetti.

Nenhum comentário: