sexta-feira, 5 de abril de 2013

12ª DIRED CONVOCA GESTORES DO POLO 02

Vice-diretora Helena Maia
A vice-diretora da 12ª DIRED, Helena Maia, convocou os gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas do polo 02 para uma reunião na sede da entidade, ontem, dia 04/04, no turno matutino, para tratar de assuntos ligados ao Plano de Metas.

Vice-diretora Maria Judivânia
Na ocasião, estiveram presentes 100% das escolas convocadas, todas elas sendo acolhidas pela vice-diretora Maria Judivânia, na ocasião, encarregada do cerimonial de boas-vindas e abertura do encontro, tendo preparado para os educadores, como reflexão inicial, o vídeo “Brincar de Viver” (clique no link para assistir o vídeo): 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=zETRc4_DKxw

Maria Judivânia, Maria Helena e os gestores 
Logo após a socialização do vídeo, a palavra foi passada para a coordenadora do polo 02, Helena Maia, que começou dizendo que “o Plano de Metas é o instrumento escolar que todos devem participar e tomar conhecimento de suas especificidades, pois ele agrega todos os programas da educação da SEEC. Portanto, o Plano de Metas é a chave para se alcançar o sucesso de todos os programas que a escola tem ao seu dispor”. 

A coordenadora classificou como importante o modo de: 

• Definir metas 
• Delinear ações e estratégias 
• Diferenciar Metas e Ações 

Segundo as diretrizes, é necessário que as metas sejam: 

• Coerentes 
• Concretas e realistas 
• Articuladas entre si 

Além disso, frisou a coordenadora do polo 02, as metas precisam ter períodos estabelecidos para cada fase, com um conjunto de ações propostas pela comunidade escolar, tendo como base os resultados de diagnósticos (PDE, avaliações, etc.). 

Elencou ainda, a coordenadora, que o modelo de um Plano de Metas deve ser distribuído da seguinte forma: 

• Meta 
• Ações 
• Períodos (início e fim) 
• Responsável pela ação 
• Quem financia 

Maria Helena explanando sobre o Plano de Metas
Helena Maia também exemplificou uma meta a ser alcançada – no caso, a redução da evasão escolar em 50% na escola X – através de uma (ou mais de uma) ação desenvolvida para este fim, aproveitando o exemplo para dizer que “a evasão escolar não é mais um problema só da escola; é, na verdade, um problema de todo o estado. Por isso, o controle de frequência se faz necessário, rigidamente”. 

Por último, a coordenadora solicitou às escolas do polo 02 a entrega dos Planos de Metas até o dia 15/04 para serem analisados e enviados para Natal.

Maria Anunciata: coordenadora do PDE Interativo
Dando continuidade à pauta da reunião, a palavra passou para a técnica Maria Anunciata – coordenadora do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) – que falou sobre os recursos 2012 que foram reprogramados para serem utilizados pelas escolas e acrescentou que “o fato de a escola estar executando o PDE de 2012 não impede que a mesma comece a trabalhar o PDE de 2013”. E destacou: “O PDE é planejamento. Sem planejar nada acontece”.

O auditório com 100% das escolas do polo 02
A técnica fez um resumo sobre as origens do PDE Interativo e disse que “o PDE é obrigatório para todas as escolas públicas e ele é interativo porque é trabalhado por todos, numa interação voltada para o desenvolvimento escolar”. 

Sobre a estrutura do PDE Interativo, a técnica falou que ele é dividido em quatro partes: 

• Identificação 
• Primeiros Passos 
• Diagnósticos 
• Plano Geral 

A técnica Maria Anunciata detalhou cada um deles e acrescentou a metodologia utilizada pelo PDE Interativo: 

• Autoavaliação (diagnóstico dos problemas e dificuldades) 
• Objetivos, estratégias e Metas (o que fazer?) 
• Plano Geral (como fazer?) 

E mostrou, em seus slides, que o Programa de Desenvolvimento da Escola trabalha em cima de três eixos:

• Resultados 
• Intervenção Direta 
• Intervenção Parcial ou Indireta 

No eixo 01, disse a técnica, as informações são mais objetivas. No eixo 02 é onde se encontram reunidos os elementos sobre os quais a equipe gestora tem mais condições de intervir e é no eixo 03 que são apresentados os fatores que podem ser enfrentados pela equipe gestora, mas que exigem mais capacidade, mobilização e motivação.

Angústias e...
... dúvidas dos gestores
Angústia e dúvidas dos gestores do polo 02

• Calendário (problemas de férias dos professores) 
• Supervisor (uma escola que trabalha três turnos não pode ter apenas um supervisor) 
• A evasão (em consequência da necessidade do trabalho) 
• A falta de orientação (na elaboração dos documentos solicitados) 

Maria Anunciata, ao terminar a sua explanação, passou a palavra para a técnica Fátima Azevedo, que anunciou o PGE (Prêmio de Gestão Escolar) que, este ano, está na sua 14ª edição.

A técnica Fátima Azevedo
Este ano a meta que a SEEC pretende alcançar é de 70% das escolas públicas do estado, o que dá, para a 12ª DIRED, cerca de 60 escolas de sua circunscrição”, disse Fátima Azevedo. 

Nos slides apresentados, a técnica fez um breve resumo do PGE, seus objetivos e de como fazer a inscrição online, através dos sites: 


E finalizou dizendo que “o PGE visa estimular o desenvolvimento da gestão democrática. Por isso, a importância de participar”.

Professores Juliano e Rosilene
Logo a seguir, os professores Rosilene e Juliano – do Departamento de Educação Física – se apresentaram para os educadores e passaram a esclarecer dados sobre a Educação Física nas Escolas. Disseram que a Educação Física Escolar, por exemplo, é para ser ministrada no mesmo turno em que são dadas as demais disciplinas curriculares, diferentemente das Atividades Esportivas – modalidades – que são ministradas no contraturno do aluno. 

Esclareceram ainda que as aulas de Educação Física Escolar podem ser teóricas e práticas, de acordo com o planejamento do professor. Os dois professores coordenadores deram muito exemplos e, com isso, tiraram muitas dúvidas dos gestores presentes. 

Um dos exemplos esclareceu várias dúvidas que geravam divergências entre professores de educação física e gestores das escolas em que estes se encontram: “Se o professor leva, na sua aula prática, os alunos para um campo de futebol e lá coloca os meninos para jogar bola, deixando de lado o restante da sala, incluindo aí, as meninas, ele, neste caso, não está contemplando o todo da sala e, portanto, apenas uma parte (os meninos que estão jogando). Está fazendo a atividade planejada, porém a outra parte (restante dos meninos e, principalmente, as meninas) não está participando; então, esta atividade não pode ser considerada como sendo uma atividade de Educação Física Escolar”, disseram Juliano e Rosilene.

Professores Juliano e Rosilene
Em seguida, os coordenadores solicitaram dos gestores que o Planejamento Anual seja entregue até o dia 15/04 e o Cadastro da Escola entregue até o dia 30/04. Para maiores esclarecimentos, os gestores poderão acessar o site da Secretaria de Educação: www.educacao.rn.gov.br/codesp 

E terminaram convidando os presentes para uma atividade de ginástica laboral:

Ginástica Laboral com os participantes do polo 02
Por último, a palavra foi devolvida à coordenadora Maria Helena Maia e ela repassou alguns avisos:

Os avisos repassados pela vice-diretora Helena Maia
• Reunião para gestores e supervisores das escolas que têm o Projeto Correção de Fluxo: dia 10/04, às 9 h, na 12ª DIRED.
• Prazo para a entrega do Calendário Escolar: 05/04 
• Cadastro do PNAIC 
• Atualização das Matrículas de 2013 
OBMEP (inscrição) 
• Prova Brasil 
• As escolas devem apresentar a sua necessidade (livros) através de ofício 
• A escola deve – se for o caso – devolver os livros excedentes 
• Na saída, procurar a técnica Auxiliadora Teixeira (material a ser entregue à escola) 
• Solicitar aos gestores a lista dos alunos aprovados no vestibular 
• Curso de iniciação musical para professores de Ensino da Arte (Fundamental Menor e Maior) e Arte (Ensino Médio)




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