sexta-feira, 8 de março de 2013

12ª DIRED REUNE CONSELHEIROS ESCOLARES


A coordenadora dos Conselhos Escolares da 12ª DIRED, técnica Fátima Azevedo, convocou para uma reunião, ontem, dia 07/03, no auditório da entidade, os conselheiros escolares da circunscrição, para discutir a participação coletiva do Conselho Escolar na Gestão Democrática da Escola.


A técnica Fátima Azevedo recebeu os conselheiros e começou a reunião, apresentando o palestrante do dia, o professor Teobaldo de Andrade Costa, especialista em Gestão e Conselho Escolar, que falou sobre o tema: Conselhos Escolares: democratização e Construção da Cidadania.


Na sua fala, o professor Teobaldo elencou vários itens que, muitas vezes, leva o Conselho Escolar a não cumprir com o seu verdadeiro papel junto à Instituição de Ensino, dentre eles: 


• Falta de comprometimento; 

• Desconhecimento da importância do Conselho Escolar; 

• Atuação dos conselheiros; 

• A falta de um calendário para as reuniões do Conselho Escolar 

• O desconhecimento da soberania do Conselho Escolar; 

• O desconhecimento do Projeto Político Pedagógico.



O palestrante também elencou alguns itens considerados polêmicos e que estão, alguns deles, além da soberania do Conselho Escolar, mas que fazem parte do cotidiano escolar. Um dos modelos usado pelo professor foi sobre o uso obrigatório da farda no interior do estabelecimento de ensino.


A soberania do Conselho Escolar vai até onde ele não entre em confronto com o que determina, por exemplo, a Constituição do Rio Grande do Norte, no seu Capítulo II – dos Direitos Sociais, que diz no seu Art. 8°: São direitos sociais a educação, a saúde, a habitação, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, consoante definidos no art. 6°. da Constituição Federal e assegurados pelo Estado. Portanto, a questão social, racial, de credo não pode ser conflitado com normas impostas pela soberania de um Conselho Escolar, disse o professor. 

Em seguida, o professor Teobaldo abriu um espaço para que algumas questões, vivenciadas por diversos conselheiros presentes, fossem relatadas, discutidas e encontrados caminhos para possíveis soluções futuras. 

A coordenadora Elma Cunha também participou  dos  debates
Da esquerda para a direita (em pé): professores Magali Delfino, Teobaldo de Andrade e Elma Cunha 
Conselheira da EE Aída Ramalho
A conselheira escolar da Escola Estadual Professora Aída Ramalho, Silvana Holanda, também deu a sua contribuição para o debate e disse que comparo o Conselho com aquela música de Chico Buarque – A Banda –, pois num primeiro momento houve um entusiasmo muito grande, mas depois que a banda passou tudo voltou ao marasmo de antes, infelizmente. Falta, no meu entender, o compromisso para se exercer, de fato e direito, as reais funções do Conselho. Precisamos fazer às mudanças necessárias para que se implante, verdadeiramente, a liberdade democrática que tanto sonhamos.


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – também se fez presente ao encontro e disse queo Conselho Escolar é uma ferramenta de mudanças. E ela, por si só, é muito forte, pois é uma realidade que está presente em todos os setores da instituição, uma vez que, ela tem funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas"

A professora disse também queé claro que precisamos olhar o contexto em que cada escola está inserida, pois a democracia só é consolidada se nós exercermos a nossa gestão de forma aberta, participativa e voltada, principalmente, para o bem estar da comunidade escolar

A diretora da 12ª DIRED aproveitou a ocasião para falar sobre a sua gestão, suas dificuldades e de como costuma descentralizar as ações, buscando sempre se aconselhar com a sua equipe e, através disto, dar a todos, autonomia para exercer o seu papel dentro do órgão gestor.


Para encerrar a sua fala, a professora falou, com orgulho, sobre a ida de 09 (nove) alunos, 03 (três) professores e 02 (dois) técnicos para participarem da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), em São Paulo, no período de 11 a 16/03/2013, todos custeados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, com o apoio da 12ª DIRED:


A cada ano que passa, percebemos o avanço na qualidade dos projetos apresentados, pelos alunos do Ensino Médio, nas Feiras de Ciências (da escola, da 12ª DIRED e das Feiras de Ciências Estaduais), o que demonstra que o interesse pelo conhecimento científico está cada vez mais ao alcance do nosso jovem. Este ano estamos levando 14 (quatorze) pessoas. No ano que vem, se Deus quiser, pretendemos levar muito mais. A professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura – não mede esforços para que o ensino e a aprendizagem sejam prioridades no cotidiano do nosso aluno. E tem mais: a partir do ano que vem nós iremos fazer as Feiras de Ciências para o Ensino Fundamental também. E, para isso, a partir do ano que vem, nós iremos mandar um diretor, junto com os alunos premiados, para conhecer a FEBRACE em nosso lugar


Por último, falou a gestora da Escola Estadual Santa Delmira Joana D'arc A.R. Veras, sobre um projeto pioneiro que está aglutinando a comunidade escolar em torno da instituição e que está dando bons frutos. Como forma de divulgação, a gestora abriu uma conta no FACEBOOK e está postando as atividades realizadas na instituição.

Abaixo, a apresentação do professor Teobaldo de Andrade Costa, clicando no link: 

http://prezi.com/idw7tmpxau-u/present/?auth_key=pnkmha9&follow=q707okhec6mc&kw=present-idw7tmpxau-u&rc=ref-3748492


NOTA DA 12ª DIRED:

A coordenadora Fátima Azevedo dividiu o encontro em dois momentos: dia 07/03/2013 a partir das14h00min e, no dia 08/03/2013, a partir das09h00min.

Fotos do 2º Encontro:

O professor Teobaldo em sua exposição
A coordenadora do Conselho Escolar  (12ª DIRED) Fátima Azevedo e Evanice Fernandes (EE Maria Stella) - figuras centrais



A professora Elma Cunha - coordenadora pedagógica da 12ª DIRED
Os conselheiros escolares atentos a palestra do professor Teobaldo de Andrade Costa






Nenhum comentário: