quarta-feira, 27 de março de 2013

12ª DIRED PARTICIPA DA REUNIÃO DO CENSO 2013


Participaram, nesta segunda-feira, dia 25/03, em Natal, da reunião do Censo 2013, as técnicas Francisca Alvanete, Socorro Gondim e Amélia, coordenadas pela vice-diretora da Diretoria Regional Maria Augusta.

Amélia, Alvanete, Augusta e Socorro
Slides sobre o Censo 2012
Técnicas da 12ª DIRED
NOTA DA 12ª DIRED 

Censo escolar 

Censo Escolar é um levantamento de informações estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente. Esse levantamento abrange a Educação Básica, em seus diferentes níveis – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – e modalidades – Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. É uma pesquisa declaratória, que tem como unidade de informação a escola e como informante o diretor ou responsável de cada unidade escolar. 

Assim, o principal objetivo do Censo Escolar é fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional, subsidiando a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da equidade, efetividade e qualidade do ensino. Os dados apurados, anualmente, pelo Censo Escolar servem de base para a determinação dos coeficientes que serão parâmetros para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, de acordo com o disposto no Decreto nº 2.264 de 1997. 

As informações são, ainda, utilizadas em vários programas do Ministério da Educação como Livro Didático, Alimentação Escolar, Recursos Financeiros Direto para Escola, Transporte Escolar, como também outros programas e projetos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. 

Para informações complementares e resultados do Censo de Educação Superior, consulte os seguintes sites:

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: 


MEC - Ministério da Educação: 




Nenhum comentário: