domingo, 30 de setembro de 2012

CONHEÇA O SISU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA

























Fonte: slides cedidos pela técnica da 12ª DIRED - Goretti Silva

12ª DIRED - JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR


Jornada de Gestão Educacional promovida pelo MEC, com o objetivo de fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de Gestão de Programas e Projetos.

Período: 01 a 05 de Outubro 

Local: Auditório 12ª DIRED, Mossoró/RN

Horário: das 8h00min às 12h00min e 13h30min às 17h00min. 

Público-alvo: representantes do Comitê Estratégico das DIRED e Municípios relacionados. Este encontro terá como foco a gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão.


Objetivo: 

O principal objetivo da Jornada de Gestão Escolar é superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas: 

i) planejamento

ii) execução/ monitoramento e

iii) avaliação. 

Os objetivos específicos são: 

Disseminar junto às escolas com baixo IDEB a importância do planejamento escolar;

Superar a visão do PDE Escola como “programa de repasse de recursos”; 

Disseminar o “ciclo de gestão”, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento; 

Fortalecer institucionalmente as secretarias estaduais e municipais, elevando o nível de comprometimento destas no programa; 

Identificar e reconhecer formalmente as escolas, municípios e estados mais engajados na execução do PDE Escola.



NOTA DA 12ª DIRED

A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos. 

A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa. Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola. 

A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento. Em 2012, as Jornadas de Gestão Escolar contemplarão os estados não alcançados na primeira rodada e novos municípios nos estados já contemplados, promovendo ajustes pontuais na metodologia que adaptem-na melhor à realidade das secretarias. 

No Rio Grande do Norte os polos a serem trabalhados são: 

Polo 1 - Natal:   

São Gonçalo,   Macaíba,  Parnamirim,  Goianinha,  Canguaretama,  Nova Cruz,  São José de Campestre,  Montanhas,  São Paulo do Potengi,  Ceará-Mirim,  Maxaranguape,  Macau,  Santa Cruz,  Jaçanã,  Angicos,  Pedro Avelino,  João Câmara,  Poço Branco,  Jandaíra,  Natal. 

Polo 2 - Mossoró:

Currais Novos,  Parelhas,  Carnaúba dos Dantas,  Caicó,   Jardim de Piranhas,  Jucurutu,  Assu,  São Rafael, Areia Branca,  Apodi,  Itaú,  Caraúbas,  Umarizal,  Janduís,  Patu,  Pau dos ferros,  São Miguel,  Alexandria,  Tenente Ananias,  Mossoró.




CURSINHO DA 12ª DIRED PROMOVE O 1º SIMULADO PARA AS PROVAS DO ENEM



Divulgação/Histórico 

Seguindo num ritmo acelerado, correndo contra o pouco tempo que ainda resta para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – o primeiro dos objetivos planejados, o Cursinho da 12ª DIRED vem, todos os sábados, desde o mês de maio, trabalhando com 160 alunos das escolas públicas do estado (e que fazem parte da circunscrição da 12ª DIRED), em dois turnos – matutino e vespertino – para uma maior lapidação dos conhecimentos já adquiridos em sala de aula. 

O investimento representa uma tentativa de melhor equiparar as condições dos que estudam em escolas particulares (e, em teoria, têm um melhor poder aquisitivo, podendo, pois, pagar cursinhos particulares) com as daqueles que são oriundos da escola pública e, que, em sua maioria, carecem de uma condição financeira que garanta acesso aos diversos estudos alternativos voltados para o ingresso nas universidades, todos, mediante o pagamento de mensalidades nem sempre disponíveis nos orçamentos dessas famílias de classe média. 

Idealizado pela professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte e posto em prática (como uma experiência piloto) pela professora Magali Delfino – Diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, o cursinho ganhou projeção pela forma como foi implantado pela equipe coordenadora. 

A primeira providência foi a da questão metodológica. O cursinho precisava ter a dinâmica aplicada nos outros cursinhos, diferenciando a sua metodologia de aula para aulões, sempre visando a praticidade do tempo entre um aulão e outro. Para isso, foram convidados professores da rede pública do estado, mas que tivessem, em seus currículos, experiências em cursinhos e, também, em aulas particulares voltadas para tirar dúvidas dos aulões dos cursinhos. Desta forma, a equipe coordenadora conseguiu agregar, num mesmo espaço, os melhores professores de cursinho da circunscrição. 

O segundo passo foi a estrutura montada para que esse aluno não tivesse nenhuma dificuldade em permanecer – das 07h10min às 12h50min (80 alunos do turno matutino) e das 13h00min às 18h40min  (80 alunos do turno vespertino) – recebendo orientações e, com isso, melhorando (ou aprofundando) o seu conhecimento. Para isso, o auditório da 12ª DIRED foi todo climatizado e guarnecido com as cadeiras-carteira acolchoadas. Nas ferramentas tecnológicas, foi equipado com data show e notebook – ligados à internet, além de um quadro branco e material impresso – por disciplina – das questões desenvolvidas (tomando como base as provas do ENEM e dos PSV da UERN, UFERSA e do UFRN) nos diversos segmentos classificatórios de ingresso ao ensino superior. Além disso, foi fornecida, ao aluno, uma camiseta que o identifica como do cursinho e, no intervalo do primeiro bloco para o segundo (às 09h50min no turno matutino e às 15h40min no turno vespertino), um lanche reforçado para que ele não precise se ausentar do órgão gestor e para ir a lanchonetes se alimentar. 

No meio disso tudo, a equipe coordenadora cobra, a cada sábado, de cada professor, a sua avaliação sobre o andamento de seus aulões, em que precisa ser melhorado e em que ponto a estratégia metodológica necessita ser mudada. Tudo isso é discutido, no final de cada mês, no encontro avaliativo entre a coordenação do cursinho e os seus professores. 

Na parte de divulgação, as informações sobre simulados, questões a serem resolvidas, dicas, material extra, curiosidades e as decisões dos encontros avaliativos – entre coordenação e professores –, bem como as sugestões e visitas das autoridades que já vieram conhecer o cursinho, são colocadas no blog da 12ª DIRED (blogdadired12.blogspot.com), através da assessoria de comunicação do órgão. 

AULÕES DE SÁBADO, DIA 29/09/2012 

Equipe a postos: 

Turno matutino: Raimundo Antonio 
Turno vespertino: Raimundo Antonio / Goretti Silva 

Logística: 

Joana Torres / Elizete Amorim / Francione Vieira 

Professores: 

Turno matutino: Arikson (Língua Portuguesa), Jeanne (Biologia), Valderi (Física) e Leudson (Espanhol) 

Turno vespertino: Arikson (Redação), Jeanne (Biologia), Leudson (Espanhol) e Goretti Silva (SISU/ENEM

 1º SIMULADO DA 12ª DIRED 

Seguindo o modelo adotado pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Cursinho da 12ª DIRED promoveu, hoje, dia 30/09, o primeiro dos seus quatro simulados que fará até chegar o dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Alocado para o Colégio Estadual (EE Jerônimo Rosado), o simulado começou às 07h10min – mesmo horário adotado pela coordenação para o início dos aulões, aos sábados, no auditório do órgão gestor. 

TURMA 01 (MÁRCIO MANOEL)

TURMA 02 (OSMAR HOLANDA)


TURMA 03 (ANDRÉA CARLA)


TURMA 04 (GORETTI SILVA)


Neste primeiro simulado, foram destinadas quatro salas de aula para os assuntos das Ciências Humanas – duas para História (professores Osmar Holanda e Márcio Manoel) e duas para Geografia (professoras Andrea Carla e Goretti Silva) - com um total de 45 questões, sendo quinze questões de história geral, quinze questões de história do Brasil e quinze questões de geografia, com um prazo máximo de respostas de duas horas e quarenta minutos. 

Na saída, alguns alunos disseram que a prova – elaborada pela equipe de professores do próprio cursinho e baseada em questões dos exames anteriores, com ênfase nas apostilas distribuídas pela coordenação do cursinho – estava muito boa, que foi fácil interpretar o contexto das perguntas (embora as questões de História, por apresentarem textos longos, os tenham levado a ler e reler cada enunciado) e que, se no exame as questões se apresentarem da mesma forma, eles poderão ter chances bastante promissoras de aprovação. 

O conteúdo foi bem elaborado pelos professores e, principalmente, dentro daquilo que foi repassado nos aulões. A única diferença foi que, aqui no simulado, entrou a ansiedade e o nervosismo, talvez, uma amostra do que será no dia do próprio exame”, disse o aluno Paulo Ramon, da EE Moreira Dias. 

Os professores também se pronunciaram com relação ao desempenho dos alunos e disseram que “esses que aqui estão aqui, em pleno domingo, é porque, de fato, querem alguma coisa, almejam um futuro melhor, têm, verdadeiramente, um propósito de vida e procuram, na concentração, o ponto de equilíbrio para raciocinarem e fazerem um bom simulado” (Andréa Carla - Geografia). 

O mais importante que eu percebi, entre eles, foi o interesse de irem lendo as questões com todo critério que se faz necessário para uma boa reflexão”, disse o professor Osmar Holanda, de História. 

Logo após o termino do simulado, a equipe coordenadora providenciou um lanche reforçado para os alunos que participaram do exame e, em seguida, todos foram para a sala de vídeo, para a segunda parte do simulado: resolver todas as questões e discutir cada questão, em especial, aquelas que a maioria dos alunos não conseguiu acertar.


NA SALA DE VÍDEO...
... OS ALUNOS PUDERAM TIRAR SUAS DÚVIDAS E CORRIGIR OS ERROS NO GABARITO DAS PROVAS
Este simulado contou com o apoio da direção do Colégio Estadual – através de sua diretora, Fátima Rocha, que montou uma boa infraestrutura para receber os alunos do cursinho – e o da coordenação do cursinho, que preparou uma sala para acompanhar o andamento do simulado e providenciar, em tempo real, o atendimento às necessidades que fossem surgindo.


Estiveram na coordenação as técnicas Elizete Amorim e Francione Vieira, auxiliadas pelos apoios de Márcia Andréa e Jorge Rodrigues, assessorados pela professora Elma Cunha – coordenadora pedagógica da 12ª DIRED e pela sua vice-diretora Maria Judivânia.


NOTA DA 12ª DIRED

Abaixo, os gabaritos das provas de história e Geografia aplicadas neste 1º simulado:



sábado, 29 de setembro de 2012

CEJA PROFESSOR ALFREDO SIMONETTI NO V SEMINÁRIO DO FÓRUM REGIONAL DA EJA



Profª Alvanira Lima apresentando o projeto Cinema na Escola

Passei a manhã e parte da tarde fazendo uma das coisas de que mais gosto: aprender. Na qualidade de professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos, tive o privilégio de participar da V Jornada Pedagógica do SESI – V Seminário do Fórum Regional da EJA (uma promoção do SESI em parceria com a 12ª DIRED e a GEED de Mossoró). 

Avaliação de aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora” foi o tema da excelente, edificante e reflexiva palestra do professor, pesquisador e escritor Celso Vasconcellos. Durante a mesma, tivemos acesso a informações e dicas indispensáveis para a nossa prática pedagógica diária. 

Compartilho algumas anotações, da fala do palestrante, que fiz no decorrer desta proveitosa e agradável manhã:

“O professor está “no chão” da escola e da sala de aula. Tem muitas e muitas coisas que, se ele não fizer, ninguém pode fazer no lugar dele.”

“Quando você não sabe o porquê do que você ensina, você está apenas seguindo o senso comum.”

A prática equivocada espanta o aluno da escola no tempo certo.
Precisamos resgatar a potência do professor. Se ele achar que não pode nada, ele adoece.

“Devemos fortalecer seu poder, pois muitas vezes ele não sabe o poder que tem.” 

“O que nos mata (referindo-se aos professores) não é só a carga de trabalho, mas a falta de sentido desse trabalho.”

“Não basta mudar a forma de avaliar. É preciso mudar a intencionalidade do avaliar. De nada adianta selecionar novos conteúdos ou métodos diferentes de medir o aprendizado se não houver alteração na intencionalidade. Sempre que as crianças se perguntarem o que fazer para recuperar suas notas, os professores deverão se questionar como recuperar a aprendizagem.”

“No sabemos lo que nos pasa y eso es lo que pasa.” (Ortega e Gasset)

“Devemos usar dinâmicas que tenham sentido e não aquelas que servem apenas para manipular.”

“Ser professor é criar condições para a aprendizagem.”

“O fundamental do professor é produzir aprendizagem.”

“O papel da avaliação é ajudar a escola a cumprir sua função social, que passa por três tarefas básicas: aprendizagem efetiva, desenvolvimento humano pleno e alegria crítica (docta gaudium), de cada um e de todos os educandos.”

“No avaliar, o grande desafio é trocar os “óculos de Gauss” (olhar classificatório) pelos “óculos de grau” (o olhar que quer ver).”

“O sentido da avaliação é qualificar.”

“Normalmente, o que comanda a ação de um professor não é um nível de teoria desejada, correspondente àquilo com o que ele concorda ou considera correto, mas um nível de teoria enraizada (o que ele internalizou).”

" Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.” (Fernando Pessoa)

Fomos brindados, ainda, com duas excelentes apresentações culturais. A primeira foi um “Tributo a Luiz Gonzaga” (pelos alunos da Escola Celina Guimarães Viana) que encantou a todos. Durante esta apresentação dos alunos-artistas do prof. Alexandre Neves, uma cena me chamou, especialmente, a atenção: a sensibilidade de uma das alunas que, ao escutar a popular toada “Luar do Sertão”, não conseguiu conter as lágrimas. Certamente não estava no script. A segunda, foi a performance do bem-humorado Grupo Acorde – que, em breve, completará quinze anos de carreira.
Para encerrar, o CEJA Professor Alfredo Simonetti, seguido das unidades do SESI de Natal, Mossoró, Assú e Macau compartilharam um de seus respectivos projetos.
Agora, é só aguardar o próximo fórum!

A seguir alguns registros fotográficos:



 Um agradecimento especial para a prestativa e paciente 
Juliene Vieira que não mediu esforços para nos ajudar
Professoras Elma, Maria Augusta e Jandira
- representantes da DIRED e GEED
Flagrante dos minutos que antecederam o início do evento

Da esquerda para a direita, professores Lúcia Câmara,
Valter Rebouças e Socorro Barbosa

Mais professores do CEJA: Ivanilce, Socorro, Carminha e Barbalho

Ao centro, uma das supervisoras do CEJA, Rilzonete

Na penúltima fila, destaque para mais uma supervisora do CEJA: Benômia

Mais professoras do CEJA: Vera Lúcia e Alvanira Lima
Momento em que assistíamos a uma apresentação de esláides
com registros fotográficos dos fóruns anteriores
Momento da abertura do evento

Brilhante apresentação da E.M. Celina Guimarães Viana
Um tributo a Luiz Gonzaga

Os alunos-artistas da E. M. Celina Guimarães Viana
foram aplaudidos de pé, após a sua apresentação
O palestrante Celso Vasconcellos







Momento em que a professora Alvanira Lima
apresentou o projeto "Cinema na Escola"

Apresentação bem-humorada do Grupo Acorde

Professora Rejane Dantas (SESI/Natal) apresentando o projeto
Educação Ambiental: Um Caminhopara a Transformação

Professoras Nilvânia e Layane (Unidade Operacional de Assú)
apresentando o projeto "Uma Viagem à Pré-história"


O professor Jucier Gomes (SESI/Macau) apresentando
o projeto "Nossa história diante de um romance"

Momento final: a professora Mariza Pinto parabenizando
as equipes do SESI, da 12ª DIRED e da GEED pelo sucesso do evento


NOTA DO BLOG DA 12ª DIRED: 
Texto da professora Josselene Marques. Os registros fotográficos também são dela e da professora Vera Lúcia.