domingo, 23 de dezembro de 2012

SABERES DA TERRA: ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2012.

A longa e dura jornada de trabalho diário na terra não tira, de quem dela sobrevive, o direito de almejar dias menos cansativos e com mais tempo para o lazer e, principalmente, para melhorar os seus conhecimentos.
Esse foi o principal diagnóstico feito pelos professores que estão iniciando uma nova etapa da Educação do Campo – Saberes da Terra, no município de Serra do Mel, com duas turmas do PROJOVEM RURAL. E isto está estampado no rosto daqueles agricultores que se matricularam no programa e estão vindo – de suas vilas –, noite após noite (embora o cansaço esteja presente em suas fisionomias), para assistirem às aulas ministradas pelos professores que chegam, também, de vários lugares da região.
Olhando para eles, percebemos o orgulho com que falam de suas localidades. Sou de vila tal, diz um; a minha Vila é tal, diz o outro. As distâncias variam entre elas. Algumas ficam a apenas 5 quilômetros do local das aulas; outras vão mais além e chegam a ter 30 quilômetros de distância. Porém, todos eles – homens e mulheres –, apesar do cansaço do dia e da viagem por entre estradas não asfaltadas, espelham o orgulho de estarem voltando ao chão de uma escola.
Os cadernos, disse-nos uma, já estão todos “encadernados”; os meus livros tenho o maior cuidado, pois sei que eu vou precisar muito deles para poder aprender, disse-nos outra. O esforço da vinda, o orgulho de estarem ali, a maneira como dão o boa-noite, a simplicidade nos costumes e o esmero nas vestimentas, tudo isso só faz com que os professores se multipliquem para, de fato, progredirem em seus ensinamentos, na clara certeza de que, no final do programa, cada um deles esteja elevado ao ensino médio, com louvor e, acima de tudo, mérito em sua caminhada.
Na última sexta-feira (dia 21/12), o encerramento do ano letivo de 2012. Uma simples comemoração - de encerramento e, aproveitando, de Natal - iluminou a sala das turmas “Caju e Castanha” e “Flor de Cajueiro”. Lá dentro, uma árvore de Natal toda iluminada e, em seu pé, os presentes para serem distribuídos entre todos. No telão, vídeos reflexivos sobre a data e, principalmente, a fé que devemos ter em Deus e em nossas ações. Na mesa improvisada, a fartura da comida era uma evidente demonstração de como a terra pode ser fonte de abundância e prosperidade para cada um daqueles que estavam ali.
Presentes foram dados, abraços e desejos de um ano melhor ainda foram pedidos. Porém, o ponto alto – depois de todas as reflexões e interações feitas – foi o círculo que se formou e cada um pôde agradecer ao Senhor pelo dom da vida, pela saúde e pelas dádivas alcançadas no ano que está se findando. Foi um momento único, de oração, fé e esperança. Nas palavras proferidas em alto e bom som, o desejo de muita paz, sabedoria e fartura, foram pedidos.
Os agradecimentos não foram esquecidos. Cada um – dentro de sua religião – orou e agradeceu, para todos ouvirem, o que o seu Deus havia lhe dado no ano que se encerrava. Os professores saíram de lá, enquanto todos se dirigiam para as suas moradas, com a plena certeza de que, ali, naquele grupo, havia, de fato, uma família maior chamada Educação do Campo...

Fotos do encontro:

A árvore que simboliza o espírito da vida...



As reflexões mostradas e o momento de interação...


A entrega dos presentes... (para ver o filme, clique no link abaixo)

http://youtu.be/QuImZAvabPA

A mesa...

O momento é de agradecer...

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - deseja a todos os participantes da Educação do Campo - Saberes da Terra - da circunscrição da 12ª DIRED - um Natal cheio de fartura e um ano de 2013 cheio de muita paz, saúde e prosperidade no campo.

Nenhum comentário: