sábado, 8 de dezembro de 2012

PROERD FORMA SUA 2ª TURMA EM MOSSORÓ

Vivemos hoje em um mundo no qual a violência tem sido um dos destaques negativos. E através do desequilíbrio entre a ordem constituída que rege uma sociedade e a frágil operacionalidade dos poderes por ela constituídos – que tentam equilibrar os desníveis sociais –, as consequências imediatas que acarretam tudo isso são, entre vários outros fatores: o aumento do desemprego – em que famílias inteiras subexistem catando o sustento em lixões –, da marginalidade que passa a ser uma das alternativas, embora seja de contravenção – a ociosidade causada pela falta de emprego e, também, devido à falta de especialização profissional dos indivíduos envolvidos, em sua maioria, leva-os a experimentarem o ilícito como forma de tentarem obter aquilo que somente em devaneios conseguem ter acesso (lembrando que para toda regra há a exceção) –, do vício das drogas lícitas e ilícitas que desestruturam famílias inteiras e estão criando gerações nas quais ser, futuramente, um cidadão pleno não se constitui uma prática considerada como prioridade em suas vidas – o poder nocivo das drogas, dentre elas o crack, está levando nossos jovens para um caminho incerto e sem volta – tudo isso está, no momento, sendo, acredito eu, a prioridade máxima das autoridades – sejam elas do Congresso Nacional, dos Governos Estaduais, Municipais e Federal – para conseguirem tomar pé da grave situação que se instalou com o avanço do poder paralelo e, por conseguinte, do bem organizado trafico de drogas que, embora haja um combate feroz das autoridades legais, ele continua a disseminar o seu mal, impregnando mais e mais crianças, jovens, adultos e até pessoas da terceira idade. Porém, do fim do túnel, vem uma luz que, embora ainda não esteja tão intensa que possa nos trazer em segurança desse caminho tão tortuoso e quase sem volta, ela já consegue, pelo menos, fazer com que uma boa parcela de nossos alunos não seja contaminada pela ilusão efêmera do que o irreal – tornado vida apenas no imaginário entorpecido pelos alucinógenos – seja a solução de todos os seus problemas e, principalmente, a condição para que eles tenham seus sonhos e fantasias transformados em realidade. O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – está conseguindo, lenta, mas progressivamente, combater, de forma eficaz, o avanço das drogas, especialmente, nas camadas estudantis consideradas mais frágeis: crianças e adolescentes (o BLOG).


Hoje, dia 07/11/2012, no Ginásio Pedro Ciarlini, a segunda turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas se formou.


Criado no ano de 1983 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, com a sigla DARE (Drugs Abuse Resistance Education), em apenas dois anos de aplicação ele rompeu fronteiras e, atualmente, já vem sendo aplicado em mais de 58 países, dentre eles o Brasil.


No nosso país, o Programa teve início no Rio de Janeiro, no ano de 1992, e foi se expandindo para os demais estados da confederação, chegando ao Rio Grande do Norte em 2002. Em Mossoró, o Programa passou a ser desenvolvido em 2010, através do protocolo de intenções firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal.

Agora em 2012, o Programa atendeu a mais de 300 crianças e adolescentes, com dinâmicas de grupos, aulas alegres, a integração social e em parceria com a rede de professores estaduais e municipais, que dão todo o embasamento pedagógico para que o policial militar – designado como instrutor – possa desempenhar bem as funções para as quais foi capacitado pelo Programa.


Da rede estadual de ensino, o Programa formou 1545 alunos, extirpando deles a sombra maligna das drogas em suas vidas. Hoje, fortalecidos, eles gritavam palavras de ordem e exaltavam o PROERD como algo bom e necessário no dia a dia da sala de aula. 

Os policiais envolvidos no Programa destituíram-se de suas couraças  de autoridades (porém necessárias no exercício de suas funções profissionais) e mostraram-se humanos, participando das coreografias e incentivando os futuros homens de nosso país a resistiram ao que não serve como alimento, abrigo e estabilidade social. 

O Ginásio Pedro Ciarlini se transformou numa grande festa, em que todos se juntaram aos “formandos” e brindaram a um mundo sem guerras, sem violência e, especialmente, sem as drogas. 

Participaram da festa, as autoridades diretamente ligadas ao problema das drogas. Estavam lá o Promotor de Justiça responsável pela Promotoria de Defesa da Educação na comarca de Mossoró, José Hercy Pontes; o comandante da Polícia Militar do 2º Batalhão, coronel Alvibar Gomes; o comandante do 12º BPM, major Carlos André Correia Lima Moreno; a coronel Margarida Brandão Fernandes, coordenadora estadual do PROERD, o sd Ibrahim, coordenador municipal do PROERD e demais militares envolvidos. Das autoridades civis, destaque para a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado, da vereadora Cláudia Regina - futura prefeita de Mossoró, da Secretária de Educação do Município, professora Ieda Chaves e da professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED e representante da governadora no evento, da professora Socorro Bezerra – coordenadora do Mais Educação e uma das principais colaboradoras do programa na circunscrição da 12ª DIRED, gestores educacionais, supervisores e coordenadores, professores, monitores, pais, familiares e, claro, os alunos das escolas – do estado e do município – envolvidos no programa. 

O evento teve vários momentos que foram: o hasteamento das bandeiras, o canto do Hino Nacional, a formação da mesa de autoridades até o discurso das autoridades presentes, passando pelas apresentações culturais das escolas do estado e do município, a entrega de kits de alimentos para duas instituições de caridade e o juramento de formatura.

O hasteamento das Bandeiras...
... do município, do estado e do país
A mesa de autoridades
Convidados 
Coronel Margarida - coordenadora estadual do PROERD, vereadora Cláudia Regina, prefeita Fafá Rosado, professoras Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED e Ieda Chaves - secretária de Educação do Município
Os alunos que lotaram o ginásio...
... gritando palavras de ordem...
.. ao comando dos policiais monitores do programa
Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - em sua fala...
... prestou uma homenagem à coordenadora do Mais Educação...
... a técnica Socorro Bezerra - uma incansável defensora educacional
Autoridades e policiais monitores entraram na coreografia do PROERD
A vereadora Cláudia Regina falando para o público estudantil, tendo ao seu lado o promotor de Justiça  doutor Hercy Pontes
A prefeita Fafá Rosado terminou a sua fala gritando palavra de ordem do PROERD
A Banda PROERD e o grupo de crianças coreografando suas músicas
No trenzinho do PROERD só não vai quem já morreu... (prefeita, futura prefeita,  coronel, soldados, monitores, professores, assessores... todos foram)
O kit alimento arrecadado pela coordenadora Socorro Bezerra para ser entregue a duas instituições de caridade
A coordenadora do Mais Educação...
... Maria do Socorro Bezerra - da 12ª DIRED...
... sendo homenageada pelas autoridades (aqui, ao lado do SD Ibrahim)...
... coordenador do PROERD no município...
... pela vereadora Cláudia Regina (futura prefeita de Mossoró) e pela prefeita Fafá Rosado
A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED...
... ao lado do Promotor de Justiça - doutor Hercy Pontes e da prefeita Fafá Rosado
O juramento de formatura
A "mãezona" do Mais Educação e do Programa PROERD  (aqui, ao lado de dois de seus monitores - Conceição e Lírio)
Apresentação Cultural da Escola Estadual Freitas Nobre (campeã do concurso de dança)
Escola Municipal Manoel Assis - xaxado
Policiais...
... entregando o kit alimento para duas instituições de caridade
Escola Municipal André Luiz (vice-campeã do concurso de dança)
A jovem estudante cantou e emocionou os presentes...
... ao mesmo em que se emocionava
prefeita Fafá Rosado, vereadora Cláudia Regina, professora Magali Delfino - diretora  da 12ª DIRED e  SD Ibrahim  ao lado das crianças
Promotor de Justiça responsável pela Promotoria de Defesa da Educação na comarca de Mossoró,  doutor José Hercy Pontes e comandante do 12º BPM, major Carlos André Correia Lima Moreno
SD Ibrahim com um grupo de alunos já formados
Prefeita Fafá Rosado com professores da rede pública municipal
NOTA DA 12ª DIRED

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência Origem: 
(Wikipédia, a enciclopédia livre) 

PROERD 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países. 

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros 

O Programa 

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. 

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. 

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência. 

PROERD NO RIO GRANDE DO NORTE 

Atuando desde 2002 no Estado, o PROERD em 2012 está presente hoje nos 42 municípios abaixo, e seus 100 policiais militares instrutores atendem anualmente uma média de 70.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral. 

• Acari • Areia Branca • Boa Saúde • Bodó • Bom Jesus • Brejinho • Caicó • Caraúbas • Carnaúba dos Dantas • Cerro Corá • Cruzeta • Currais Novos (Tem PROERD e Ronda Escolar) • Equador • Florânia • Goianinha • Guamaré • Jardim do Seridó • Jucurutu • Lagoa Nova • Macaíba • Montanhas • Monte das Gameleiras • Mossoró • Natal (Tem PROERD e Ronda Escolar) • Nova Cruz • Olho d'água dos Borges • Parelhas • Parnamirim (Tem PROERD e Ronda Escolar) • Pureza • Santa Cruz (Tem PROERD e Ronda Escolar) • Santana do Seridó • Santo Antônio do Salto da Onça • São Bento do Trairi • São Fernando • São Gonçalo do Amarante • São José do Serido • São Miguel do Gostoso • São Tomé • Serra de São Bento • Serra Negra do Norte • Serrinha • Sítio Novo • Taipú • Tenente Laurentino 

Objetivos do PROERD 

OBJETIVOS GERAIS 

• Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência; 

• Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas; 

• Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

• Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência; 

• Promover o desenvolvimento de valores positivos; 

• Fortalecer a autoestima das crianças e dos adolescentes; 

• Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável; 

• Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência. 

Coordenação do Programa 

• Coordenadora Estadual do PROERD: Ten Cel. PM Margarida Brandão Fernandes 


• Comandante da CIPRED: Maj. PM Arthur Emílio Monteiro de Araújo 


Para maiores Informações: Avenida Jerônimo Câmara - Lagoa Nova Natal/RN, 59063-100 - Anexo ao CAIC
Contato: (84) 3232-2396 

E-mail: proerd@rn.gov.br 



Nenhum comentário: