quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

12ª DIRED DISPONIBILIZA CURSO DE MÚSICA PARA ARTE EDUCADORES


A partir de 2013, a 12ª DIRED disponibilizará cursos de música para arte educadores das escolas públicas estaduais de Mossoró e da Circunscrição, com uma carga de 40 horas, sendo 16 horas presenciais e 24 horas através de monitoramento.

Vice-diretoras e técnicas da 12ª DIRED...
As aulas presenciais abordarão estudos relacionados ao conhecimento específico da área da música e da pedagogia da música. A monitoria consistirá em um acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos professores participantes em suas salas de aula, como forma de avaliar e refletir sobre o conhecimento adquirido nas aulas presenciais e sua aplicabilidade concreta. 

... participando de uma demonstração...
O curso será ministrado pelo professor de Educação Física Júnior Miranda – professor de Conservatório, formado em Música e com pós-graduação na área.

... de uma oficina de coordenação motora através do ritmo musical
A TCM - Canal 10 - esteve presente no auditório da 12ª DIRED para registrar uma apresentação que o professor fez para as vice-diretoras e técnicas, de uma aula prática do curso.

Professor Júnior Miranda sendo entrevista pela TCM - Canal 10
Abaixo, link da apresentação, filmada pela TCM.

http://www.youtube.com/watch?v=SIKi-PtFYEk&feature=share&list=UUQE2BdoKAvdsU0FxduBKvsQ 

NOTA DA 12ª DIRED:

O ensino da música, dentro da disciplina de Arte e Ensino da Arte é, a partir de 2013, obrigatória nas escolas públicas estaduais, através da Lei n° 11.769.

Desta forma, o objetivo geral é o de promover uma qualificação mais consistente dos professores de arte, professores generalistas (polivalentes) e arte educadores em geral, a partir da realização de atividades musicais em práticas educativas concretas.

Os conteúdos serão ministrados com base nas atividades teóricas-práticas que integrem a apreciação, a criação e a prática das expressões musicais em suas distintas perspectivas, assim sistematizadas:

     • Concepções conceituais, estruturais e metodológicas do ensino de música;
     • Expressão musical com o corpo;
     • Música e diversidade cultural;
     • Ritmo, som e movimento.


Nenhum comentário: