quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EJA ABRE SEMINÁRIO TEMÁTICO NO SESI


A Educação de Jovens e Adultos – EJA – abriu o seu Seminário Temático, hoje, dia 21/11, no SESI (Serviço Social da Indústria) com o título: Educação de Jovens e Adultos no Século XXI.

Diretores de DIREDs, gestores, coordenadores e autoridades no auditório do SESI
Na sua apresentação, a Secretaria de Educação e da cultura, por meio da subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA, está realizando, nos dias 21 e 22/11, o Seminário destinado a gestores e coordenadores de EJA, com o entendimento de promover a articulação das práticas pedagógicas desenvolvidas nos grupos de trabalho, vislumbrando uma prática educativa que resulte na redução dos índices de evasão e abandono, na garantia do acesso à matrícula em qualquer tempo do ano, no acolhimento e respeito à diversidade cultural e sócio-educacional, em ações que promovam, no aluno da EJA, a retomada do seu potencial, que desenvolva suas habilidades e que confirme suas competências adquiridas na educação extraescolar, no estímulo ao seu acesso e à sua permanência, com êxito, na escola.

Primeiro plano (da esquerda para a direita): Professoras Rita Gurgel, Ednaide Rego e Magali Delfino 
A programação começou, no auditório do SESI, com uma apresentação do grupo Kairós, da Escola Estadual Padre Alfredo, formado por alunos da Educação de Jovens e Adultos que participam do programa Mais Educação, tocando músicas da MPB.

Grupo Kairós da EE Padre Alfredo
Ficha Técnica: Escola Estadual Padre Alfredo 
Gestora: Socorro Fernandes 
Coordenadora do Mais Educação: Conceição Vieira 
Grupo: Kairós 
Maestro: Resmualdo 
Monitores: Resmualdo (violão) e José Wilson (teclado) 
Alunos: (3º e 5º períodos da EJA) Adriana (violão) Karine (violão) Mônica (violão) Wellington (violão) Fábio (percussão – especial EJA) Jhonatan (percussão – especial EJA) Paulo (violão) Raquel (vocal) Talita (vocal)

O Grupo Kairós mostrou que o Mais Educação promove a inserção cultural na escola
Em seguida, houve uma apresentação cultural com o professor Cláudio de Almeida Cavalcante – Arte Educador –SUEJA/SEEC.

O Arte Educador...
... Prof. Cláudio de Almeida Cavalcante...
... fez uma apresentação de motivação e dinâmica com os presentes
A cerimonialista da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira, deu início à solenidade, de abertura do Seminário Temático de Educação de Jovens e Adultos no século XXI, convidando as seguintes autoridades para comporem a mesa:

A cerimonialista da 12ª DIRED - Auxiliadora Teixeira
• Professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED
• Professora Ednaide Rego – coordenadora da SUEJA
• Professora Nascimento (coordenadora do PROEJA FIC/IFRN) – representando o diretor do IFRN, Jailton Barbosa dos Santos; 
• Professora Rita de Cássia Freire Leite – coordenadora do FÓRUM Regional de EJA

Hino Nacional Brasileiro
De pé, todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

A professora Magali Delfino dando boas-vindas aos participantes do Seminário Temático
A professora Magali Delfino fez as honras da casa e deu as boas-vindas aos participantes do Seminário, destacando a participação das DIREDs envolvidas (11ª, 12ª, 13ª e 14ª) e elogiando a equipe promotora do evento, em especial, a sua técnica Edileusa campos, que organizou e desenvolveu as ações que tornaram possível a realização do evento.

A plateia de educadores no auditório do SESI
A 12ª DIRED compreende que é através da sensibilização, da ampliação do conhecimento e das ações realizadas cotidianamente nos diversos espaços escolares e não escolares que misturamos a vida com educação”. Ao término de sua fala, a professora desejou um ótimo Seminário e declarou abertos os trabalhos pedagógicos.

Palestra
A palestrante da manhã foi a professora doutora Rita Diana de Freitas Gurgel com o tema: Educação de Jovens e Adultos no Século XXI. A coordenadora de mesa foi a professora Ednaide Rego – da SUEJA.

Professora doutora Rita Diana de Freitas Gurgel
A palestrante começou falando sobre a sua trajetória dentro da Educação de Jovens e Adultos e como se apaixonou por ela, as dificuldades enfrentadas para trazer os jovens motivados até o final do ano e de como se dá a evasão escolar nessa modalidade de ensino.

A professora mostrou os grandes...
... problemas enfrentados por quem é aluno da EJA. A professora Ednaide Rego, como coordenadora de mesa, deu a sua contribuição na hora do debate
Abaixo, os slides apresentados pela professora doutora Rita Gurgel.
























No hall de entrada, um exemplo de como a educação transforma e promove o bem-estar do cidadão, tornando-o pleno em seu exercício de inclusão social:

O primeiro livro de Literatura de Cordel...
O senhor Valdivan Rodrigues de Souza, popularmente conhecido por Vanzinho – da cidade de Governador Dix-Sept Rosado – aluno do RN Alfabetizado (9ª etapa), autografava o seu primeiro Livro de Cordel, mostrando que o talento aliado à alfabetização é uma dupla imbatível contra a ignorância e a exclusão social.

... Vanzinho autografava o seu livro...
"Poesias da Minha Terra" (na foto, o diretor da EE CAIC Carnaubal)...
... para os professores do Seminário Temático (na foto: o diretor da EE Padre José  de Anchieta , da Serra do Mel - Roberto, a diretora da 11ª DIRED - professora Livanete)
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Dia 21/11/12 

MANHÃ (SESI) 

09h00min: apresentação cultural = grupo Kairós e professor Cláudio de Almeida 
10h00min: abertura política 
11h00min: palestra 
12h00min: almoço 

TARDE (EE JERÔNIMO ROSADO) 

14h00min: orientação para os grupos de trabalhos 
14h30min: discussão e definição de metas e ações com foco na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem na EJA, nos GT
17h00min: encerramento das atividades 

DIA 22/11/12 

MANHÃ (IFRN) 

08h30min: abertura dos trabalhos 
09h00min: sistematização das discussões nos GT
10h00min: construção do documento final: “Proposta pedagógica de EJA/2013” 
12h00min: almoço 

TARDE (IFRN) 

14h00min: atividade cultural 
14h30min: plenária final – apresentação das proposições dos GTs, com coordenação de mesas da professora Ednaide Rego 
17h00min: encerramento



Nenhum comentário: