domingo, 7 de outubro de 2012

V FEIRA DE CIÊNCIAS DA 12ª DIRED


APRESENTAÇÃO 

A 12ª Diretoria Regional de Educação e Desportos, promove a V Feira de Ciências da DIRED: Trabalhando o Método Científico. As Feiras de Ciências consistem numa atividade na qual o aluno realiza trabalhos de investigação científica, possibilitando o desenvolvimento de práticas experimentais através do método científico tornando-os sujeitos ativos na construção dos seus conhecimentos. 

Estão envolvidos na Feira, alunos matriculados em 28 escolas de Ensino Médio - da Rede Estadual, gestores e professores, abrangendo 08 municípios da circunscrição desta diretoria: Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

De cada escola foram selecionados os 03 (três) melhores projetos para participar da Feira; cada projeto é constituído por 03 (três) alunos e um professor. 

A V Feira de Ciências da 12ª DIRED é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ministério da Educação – MEC. A Feira é realizada através das parcerias com a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC.


OBJETIVO 

Desenvolver uma amostra científica em todas as escolas de Ensino Médio – da rede estadual, com base no método científico, visando promover uma melhoria no processo ensino e aprendizagem da escola, através da participação do aluno na Feira de Ciências.



V FEIRA DE CIÊNCIAS DA 12ª DIRED: TRABALHANDO O MÉTODO CIENTÍFICO 

PROGRAMAÇÃO 

Data: 10/10/2012 (EE Prof° Abel Freire Coelho – Auditório Izabel Cristina) 

19h00min: Abertura 

• Recepção: monitores do Mais Educação com um concerto de violinos

19h30min: Cerimonial de Abertura

• Apresentação cultural: “Ciências em Cena”. Grupo Fulô de Carrapicho do CEIPEV (Eliseu Viana) • Composição da mesa
• Abertura oficial: Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED

Data: 11/10/2012 (EE Prof° Abel Freire Coelho)

08h00min: Abertura da exposição dos projetos
08h30min às 11h30min: visita e avaliação dos projetos
12h00min: Break para o almoço
13h30min às 16h00min: Continuidade de avaliação dos projetos
16h10min às 17h00min: Relato de experiências exitosas das escolas de Ensino Médio
17h00min: Divulgação e premiação dos projetos vencedores

 “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. 
(Alberto Einstein) 

NOTA DA 12ª DIRED

HISTÓRICO 

Baseado em observações feitas em Feiras de Ciências nos Estados Unidos, onde os projetos, mesmo os mais simples, eram realizados usando a metodologia científica, surgiu a ideia de estimular o uso da metodologia científica de investigação nos projetos de feira de ciências nas escolas de Ensino Médio na 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte. Foi então a partir desta experiência que, entre 2005 e 2008, foi desenvolvido o projeto MÉTODOS, realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento do espírito científico nos alunos de escolas públicas por meio da capacitação de seus professores na utilização do método científico. 

Este projeto, realizado no âmbito da 12ª DIRED (Diretoria regional de Educação) constou de três etapas: 

- A primeira foi a capacitação de professores. 

- A segunda foi a realização de uma feira de ciências, envolvendo às 29 escolas da 12ª DIRED, propondo o desafio de utilizar o método científico em todos os trabalhos apresentados. 

- A terceira etapa consistiu na produção de um livro: "Metodologia Científica ao Alcance de Todos”, onde a metodologia científica é apresentada de forma lúdica, com uma linguagem e apresentação bem atrativas, a fim de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens. A ideia é que este livro possa contribuir para elevar a qualidade das feiras de ciências no Brasil Para os projetos de ciências desenvolvidos durante o projeto MÉTODOS, os próprios alunos, através de uma "tempestade de ideias" concebiam questões, formulavam hipóteses e desenhavam experimentos. Os alunos eram estimulados a apresentar as questões que lhes despertavam curiosidade no seu cotidiano. 

Foi com um projeto, onde o aluno perguntava por que a água evapora do mar - que é salgado - e quando chove a água é doce, que uma das escolas, no município de Areia Branca, foi selecionada para representar o Rio Grande do Norte na Feira Nacional de Ciência (FENACEB), realizada em novembro de 2006, em Belo Horizonte (MG)

Portanto, foi com a experiência acumulado no projeto MÉTODOS, e a participação de novos parceiros como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, que o projeto "Ciência para Todos no Semiárido Potiguar" foi concebido, visando estender a ideia de introduzir o uso da metodologia científica em projetos de feira de ciências nas escolas, para mais 03 Diretorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Norte: 13ª (Apodi), a 14ª (Umarizal) e a 15ª (Pau dos Ferros) DIRED. E, neste ano de 2012, mais duas DIRED: (Angicos) e 11ª Assu).


Nenhum comentário: