quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CONTINUA, NA 12ª DIRED, A JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR

Continua, para os municípios do polo 02, a Jornada de Gestão Escolar, iniciada no dia 01 de outubro e que se estenderá até amanhã, dia 05. O evento está acontecendo no auditório da 12ª DIRED, nos dois turnos – matutino e vespertino – coordenado pela consultora do MEC – Simone Sohstin Ramalho e pelas técnicas da COEP/SEEC – Ana Lúcia e Márcia Dantas, com o objetivo de superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas:

i) planejamento
ii) execução/ monitoramento e
iii) avaliação



Dentro desse objetivo geral, a Jornada tem por finalidade disseminar, junto às escolas com baixo IDEB, a importância do planejamento escolar; de superar a visão do PDE Escola como “programa de repasse de recursos”; de disseminar o “ciclo de gestão”, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento; de fortalecer institucionalmente as secretarias estaduais e municipais, elevando o nível de comprometimento destas no programa e, por último, identificar e reconhecer formalmente as escolas, municípios e estados mais engajados na execução do PDE Escola. A formação é constituída de várias etapas, sendo uma delas, a realização de oficinas voltadas para:
O CICLO DE GESTÃO
- O ciclo de gestão no contexto escolar
- O PDE Escola como ferramenta de gestão e sua interação com o Plano Político/Pedagógico (PPP)
  PLANEJAMENTO
- O que é planejamento
- Preparando o ambiente institucional
- Identificando fragilidades: o diagnóstico
- Organizando e priorizando a ação: o plano
- O ciclo de gestão e as atribuições dos comitês
- A etapa de execução/monitoramento do PDE escola à luz da gestão democrática
AVALIAÇÃO
- O que é avaliação - A avaliação do PDE na escola
- Os desafios da avaliação
Dentro dessas modalidades, os técnicos formam grupos e discutem, por exemplo, sobre Sínteses de Diagnósticos das Escolas, sobre Análises dos Planos de Ação e Avaliação (apresentação através de vídeo e produção de textos a partir dos conceitos utilizados nos processos avaliativos).
GRUPO 01:
GRUPO 02:


GRUPO 03:

GRUPO 04:


TCM REGISTRA O EVENTO E ENTREVISTA CONSULTORA DO MEC:
Veja o Vídeo:



NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - disponibilizou, aos participantes, todos os recursos necessários para uma boa realização, colocando à disposição do MEC e da CORE/SEEC, a sua assessoria composta das técnicas Joana Torres, Elizete Amorim e Francione Vieira para agilizar ainda mais os trabalhos desenvolvidos na formação.

Assessoria da professora Magali Delfino
A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho, promovidas pelo MEC, destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos. A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa. Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola. A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento.
 

Nenhum comentário: