terça-feira, 9 de outubro de 2012

12ª DIRED PROMOVE A FORMAÇÃO DO MAIS EDUCAÇÃO

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. 
(Paulo Freire)

Começou hoje, dia 09 de outubro e vai até o dia 11 de outubro, a formação do Programa Mais Educação, cuja perspectiva é de uma educação verdadeiramente integral. A abertura da formação, que está sendo promovida pela 12ª DIRED, foi no auditório da Biblioteca Pública Ney Pontes, em Mossoró/RN, com a participação dos municípios ligados às DIREDs de Apodi, Assu, Umarizal, Pau dos Ferros e Mossoró. A coordenadora do Mais Educação da 12ª DIRED – e anfitriã da formação, professora Socorro Bezerra, inovou mais uma vez: na entrada, no hall principal, os atores Ewerton Cândido, Luciana Duarte e Tony Silva (Cia Pão Doce e Máscaras) recitavam o poema de Carlos Drummond de Andrade:


No Meio do Caminho 

 No meio do caminho tinha uma pedra 
 tinha uma pedra no meio do caminho 
 tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra. 
 Nunca me esquecerei desse acontecimento 
 na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
 Nunca me esquecerei 
que no meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
 no meio do caminho tinha uma pedra. 

Simbolizando a pedra do poema, garrafas cheias de água, livros, lápis, sombrinhas, caixas, bolsas e os atores, a todo o mundo, perguntando e respondendo: tinha uma pedra no caminho? O caminho tinha uma pedra... Mais adiante, já quase na entrada, o trio de monitores músicos do Mais Educação, Jhonatan (flauta), Eliseu (Bandolin) e João “Gavião” (violão), tocavam para os participantes da formação: era, na segunda barreira da pedra no caminho, as boas-vindas para todos eles.


Já quase na abertura da formação, dentro do auditório, o grupo de teatro, tendo à frente os atores Ewerton Cândido, Tony Silva e Luciana Duarte, fizeram a "dinâmica do boa tarde e tarde boa" com os participantes.

A dinâmica do "boa tarde" e...
... "tarde boa"
A professora Magali Delfino com o grupo, tendo Luciana Duarte ao seu lado
Em seguida, a coordenadora do Mais Educação da 12ª DIRED – professora Socorro Bezerra – deu início ao evento chamando, para serem apresentados, o pessoal de apoio e os formadores que irão ministrar as oficinas durante o período de 03 dias, na Escola Estadual Jerônimo Rosado.


Depois, foi convidada, para abrir oficialmente a formação, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED que falou sobre a importância do Programa Mais Educação e desejou ótima formação a todos.


Falou, também, a coordenadora da CODESE – Coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Isabel Maria Moura dos Santos Pinheiro, o seguinte: “a proposta da educação integral é que se trabalhe de forma prazerosa – o professor e, principalmente, o aluno, pois os recursos existem. O que precisamos fazer é usá-los adequadamente. Desta forma, nós esperamos que realmente ele, o Programa, dê bons frutos e que eles venham, especialmente – volto a reiterar, daqueles que se constituem na razão de nossas metas: os alunos”.


A coordenadora da SUEF – Subcoordenadoria do Ensino Fundamental, Maria Luciene Urbano de Barros, disse que “a história da educação está dividida em duas partes: uma antes do Mais Educação e outra pós Mais Educação”. Segundo a coordenadora, “onde tem o Mais Educação a diferença é enorme, pois há mais vida, mais graça, mais criatividade, tudo transformado em mais aprendizado”.


A palestra proferida pela consultora do MEC - Ministério da Educação e Cultura, Lucenir Ribeiro, teve como tema “Panorama Geral do Programa Mais Educação”. 

APRESENTAÇÃO DA FORMAÇÃO 

A Educação Integral compõe as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação e do Programa de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, os quais preveem que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade. Esta é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações sócio-educativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens. 

OFICINAS (por macrocampo) - EE Jerônimo Rosado 

10/10/12: 08h00min às 12h00min – 14h00min às 17h00min 

Sala 01: Oficina de Letramento 
Sala 02: Oficina de Matemática 
Sala 03: Oficina de Esporte e Lazer 
Sala 04: Oficina de Cultura e Arte 
Sala 05: Oficina de Meio Ambiente 
Sala 06: Oficina de Apoio Pedagógico 

11/10/12: 08h00min às 12h00min 

Sala 01: Oficina de Letramento 
Sala 02: Oficina de Matemática 
Sala 03: Oficina de Esporte e Lazer 
Sala 04: Oficina de Cultura e Arte 
Sala 05: Oficina de Meio Ambiente 
Sala 06: Oficina de Apoio Pedagógico 

11/10/12: 14h00min às 17h00min  

• Socialização das atividades desenvolvidas nas oficinas 
• Avaliação do encontro 
• Encerramento 

NOTA DA 12ª DIRED: 

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral. 

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes. Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 14.995 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes. 

Fonte: http://portal.mec.gov.br 



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