sexta-feira, 28 de setembro de 2012

V JORNADA PEDAGÓGICA DO SESI – V SEMINÁRIO DO FÓRUM REGIONAL DA EJA

O Serviço Social da Indústria – SESI, em parceria com a 12ª Diretoria Regional de Educação e com a Gerência Executiva de Educação do Município, realizaram, hoje, dia 28/09, no seu auditório, a V Jornada pedagógica do SESI – V Seminário do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos – EJA, que teve como tema: “Avaliação de Aprendizagem: por uma práxis transformadora” e como palestrante o doutor em Didática pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, além de pedagogo, Celso Vasconcellos.


A programação constou do credenciamento, de um café da manhã e, às 08h00min, da abertura oficial com o Hino Nacional Brasileiro e uma apresentação cultural, feita por um grupo de jovens alunos da rede municipal, que contou, em pequenos atos, a história do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.







Em seguida, discursaram a diretora do SESI/Mossoró, a diretora em exercício da 12ª DIRED – professora Maria Augusta Maia e a representante da Gerência de Educação do Município – professora Jandira Cruz.


Às 09h00min, foi dado início à palestra do professor Celso Vasconcellos, que começou dizendo que “quem se sentir provocado por algum comentário feito por mim, sinta-se à vontade para usar da palavra”.


O professor, antes de iniciar a sua palestra, exibiu, em slides, o resumo de sua obra, catalogada, hoje, através da internet e dos impressos editoriais. Depois, calmamente, olhando a plateia de educadores, ele falou: “O professor está, disse Celso Vasconcellos, no chão da escola e da sala de aula. Tem muitas e muitas coisas que, se ele não fizer, ninguém pode fazer no lugar dele”. 

Discorrendo ainda nos preâmbulos de sua palestra, o professor disse que quer contribuir com o trabalho dos professores, porém de forma que “não seja através de palavras fáceis, de discursos demagogos de ‘elevação da autoestima’, mas através de teoria, metodologia e da práxis educativa.”  

Mais na frente, já bem à vontade com o público, o professor introduziu, em sua fala, algumas frases que intercalavam ironia e bom humor, deixando os educadores relaxados e cada vez mais concentrados no que ele dizia. Ele classificou, de forma pedagógica, o querer e o poder em relação à prática, mostrando que o querer está diretamente relacionado com o desejo e a necessidade do professor e o poder com o saber e o ter, sendo que o saber relaciona-se com o conceitual, procedimental e atitudinal e o ter com as condições materiais e condições políticas.


Depois da palestra do professor Celso Vasconcellos, abriu-se um debate – mediado pela supervisora da EJA, na circunscrição da 12ª DIRED – Maria Edileusa. O restante da programação da V Jornada Pedagógica do SESI, ficou assim distribuída: 

- Apresentação do projeto Centro de Educação de Jovens e Adultos Alfredo Simonetti, com o tema “Cinema na Escola”, coordenado pelas professoras Alvanira de Lima Sousa, Josselene Marques e Vera Lúcia de Freitas; 

- Escola Municipal Evilásio Leão de Moura, com o projeto “Anos Dourados”, com a coordenação da professora Ana Maria do Nascimento (Esta escola, por motivo superior, não compareceu ao evento); 

- SESI/Natal, com o tema: “Educação Ambiental: um caminho para a transformação”, com a coordenação da professora Rejane dos Santos Dantas; 

- SESI/Mossoró, com o tema: “Uma Viagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga”, com a coordenação da professora Francinélia Nunes; 

- A unidade Operacional de Assu, com o tema: “Uma Viagem à Pré-História”, com a coordenação das professoras Nilvânia Rosângela de Melo e Layane Carla Costa; 

- SESI/Macau, com o tema: “Nossa História Diante de um Romance”, com o professor Jucier Gomes Ferreira; 

- Por último, o debate com a coordenação da professora Graça Araújo – supervisora da Gerência executiva de Educação do Município.


Nenhum comentário: