quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ALUNO DA EE MOREIRA DIAS ESTÁ NO PROGRAMA JOVEM EMBAIXADOR

O seu nome é Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, aluno do 3° ano do Ensino Médio, do turno vespertino, da Escola Estadual Moreira Dias. A pedido da direção, ele fez a sua inscrição - no site do Facebook - no Programa do Jovem Embaixador. Fez e esperou o resultado. Dias depois recebeu – da embaixada americana e da coordenação estadual do concurso – a confirmação de que tinha sido escolhido para representar a sua escola e a sua DIRED, entre os 11 escolhidos de todo o Rio Grande do Norte, nas provas escritas na capital do estado.

Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva
De Mossoró, apenas ele é estudante de escola pública. No estado, apenas 3 são de escolas públicas. O restante dos escolhidos é oriundo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. De Mossoró para Natal, Francisco Ramon foi acompanhado pelo professor de História, Cláudio Domingos, e lá – antes da prova escrita –, por sugestão dele mesmo, passaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, para se aprofundarem um pouco mais sobre o início da história americana e ler mais sobre as alterações da língua e os seus verbos. 

De lá para a Escola Estadual Edgar Barbosa – bairro de Lagoa Nova –, antes de realizar a prova escrita, uma reunião com a coordenação e mais dois jovens embaixadores – que já haviam estado nos Estados Unidos – sendo que um deles, uma jovem embaixatriz, é da cidade de Mossoró. Nesse encontro, eles conversaram e expuseram, para todos, o que é ser jovem embaixador. 

As horas se passaram rapidamente. Já são13 horas – horário da prova escrita. Ao entrar na sala, foi alertado que só poderia, a partir daquele momento, falar em inglês. As questões da prova eram sobre o projeto Jovem Embaixador, sobre trabalhos comunitários e sobre a própria pessoa. Ao término da avaliação, ciente que já tinha terminado a bateria de questões, Francisco Paulo percebeu que um dos avaliadores se integrou às conversas no pátio – local onde eles estavam discutindo as questões – e passou a conversar em inglês com eles. Imediatamente, ele captou que era mais uma questão da prova e passou a dar respostas, quando perguntado, diretas e, principalmente, rápidas nas frases, evitando tentar elaborar frases longas que dificultaria a fluidez de seu raciocínio. 

Perguntado quando sairia o resultado, Francisco Paulo disse que, provavelmente, antes do dia 15/10, “pois a prova, para quem passar para a próxima etapa, será no dia 15, com a presença de uma representante da embaixada dos Estados Unidos, um representante da embaixada brasileira e a coordenação do Jovem Embaixador”, disse. 

O Jovem que for o selecionado vai, primeiramente, por três semanas, para os Estados Unidos e só depois é que assume o posto de Embaixador e fica por três anos resolvendo questões ligadas à diplomacia . 

NOTA DA 12ª DIRED: 

O jovem que faz a inscrição para participar do Jovem Embaixador é avaliado em vários quesitos, dentre eles o bom comportamento – familiar e escolar –, as suas notas e a sua assiduidade e comprometimento com a sua comunidade. 

O que é o Programa Jovens embaixadores? 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem e permanência de três semanas nos Estados Unidos, os alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário; enfim, que são exemplos em suas comunidades. 

Quem apoia essa iniciativa? 

O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil – Estados Unidos. Também apoiam o programa empresas do setor privado que realmente acreditam nessa iniciativa. São elas: Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Banco Bradesco e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Qual o objetivo do programa? 

Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade. 

O que o programa oferece? 

Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em subgrupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. 

O que é preciso para participar no programa? 

• Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem); 
• Ter boa fluência oral e escrita em inglês; 
• Ser aluno do ensino médio na rede pública; 
• Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; 
• Ter excelente desempenho escolar; 
• Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; 
• Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado. 

Como posso me candidatar ao programa? 

A partir da data do lançamento do programa, acessar o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário online de inscrição e conhecer todas as fases do programa e os prazos. 

Quais são as fases do Programa? 

• Fase I: 

Os candidatos devem acessar o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário de inscrição online. Caso o candidato preencha os pré-requisitos necessários, ele será selecionado para Fase II do programa.

• Fase II: 

Os candidatos selecionados para a Fase II deverão preencher o questionário online e enviá-lo, juntamente com toda a documentação comprovando os pré-requisitos, para a instituição parceira mais próxima da sua casa. 

• Fase III: 

Notificação da instituição parceira (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou não para a próxima fase do programa. Realização do exame escrito em local a ser definido pela instituição parceira. 

• Fase IV: 

Notificação da instituição parceira (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou não para a próxima fase do programa. Realização do exame oral em local e horário a serem definidos pela instituição parceira. 

• Fase V: 

Notificação da instituição parceira (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou não para a próxima fase do programa. Visita à residência do candidato para conhecer o local onde ele (a) vive e conversar com os pais sobre o programa. 

• Fase VI: 

Notificação da instituição parceira (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou não para a seleção final, a ser coordenada pela Embaixada Americana. As instituições parceiras enviam para a Embaixada Americana o dossiê completo dos seus três candidatos com as melhores pontuações em todas as fases anteriores. A Embaixada Americana seleciona os estudantes que comporão o próximo grupo de Jovens Embaixadores. 

• Fase VII: 

A Embaixada anuncia os nomes dos trinta e cinco novos Jovens Embaixadores. 

• Fase VIII: 

A Embaixada trabalha com os jovens na preparação para a viagem. 

• Fase IX: 

Os novos Jovens Embaixadores viajam para São Paulo para a entrevista de visto e a orientação pré-partida. 

• Fase X: 

Os novos Jovens Embaixadores embarcam para os Estados Unidos. 

Quem cobre os custos do Programa? 

A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa. Esses custos são: 

 • Passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos; 
• Orientação pré-partida; 
• Custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.); 
• Hospedagem e alimentação; 
• "Seguro-saúde” para a viagem; 
• Auxílio para compra de roupas de frio. 

Quais são as responsabilidades financeiras do Jovem Embaixador?  

• Custos com a emissão do passaporte (participante e/ou instituição parceira); 
 • Dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o valor dado pelo programa, etc.)


Nenhum comentário: