sábado, 25 de agosto de 2012

DIRED PROMOVE REUNIÕES COM OS SEUS POLOS EDUCACIONAIS


Seguindo uma política educacional implantada no início da gestão da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – a equipe pedagógica, através de suas vice-diretoras (encarregadas das escolas de Mossoró e da Circunscrição), está realizando, desde o dia 23/08, reuniões com os gestores de cada polo (quatro no total) sob as suas responsabilidades, sendo que, para cada dia, um polo será chamado. 


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente para abrir a reunião do polo Santo Antonio – de responsabilidade de sua vice-diretora Maria Augusta Maia, e falou sobre o desafio de estar à frente de uma diretoria que abrange tantas escolas, mas que traz, também, a possibilidade de mudar, gradativamente, um quadro que ainda necessita de cuidados mais demorados. 


A professora também deu boas notícias aos gestores presentes, adiantando que irá acontecer uma especialização para supervisores, com prioridade para aqueles que ainda não tenham uma formação em nível de pós-graduação dentro do estado. A especialização será ofertada pela Plataforma Freire, e as inscrições serão feiras através da DIRED.


A professora falou ainda sobre o IDEB, dizendo que o órgão gestor irá acompanhar, bimestralmente, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas escolas que compõem a 12ª DIRED. A professora ressaltou que o modelo que será adotado pela DIRED será o mesmo que é adotado pelos avaliadores da Prova Brasil. 

Vamos também nos utilizar de experiências exitosas, das escolas da nossa circunscrição, para podermos transmitir, para os que ainda não conseguiram avançar, sugestões de como alcançarem o mesmo nível das demais”, disse a professora Magali Delfino. 

A professora ressaltou a importância de se divulgar, para que todos tomem conhecimento, das experiências e conquistas das escolas estaduais que estão fazendo a diferença, nas mais diversas áreas, como a escola Raimundo Gurgel – que mandou sua equipe e foi 2º lugar, em Natal/RN, da Feira de Robótica; o grupo teatral CIA de SONHART, da Escola Estadual Diran do Ramos Amaral – que se apresenta de forma brilhante nos palcos do Festuern; o grupo de Teatro Macunaíma, do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, que já se apresentou na Feira de Teatro e Ciência, no estado vizinho do Maranhão; e ressaltou, também, o feito da Escola Estadual Centenário, que foi o melhor IDEB de 6º ao 9º anos da circunscrição da 12ª DIRED

Para que cada vez mais os senhores fiquem conhecendo como é a DIRED e como ela funciona, nós estamos elaborando um Plano Estratégico, mostrando cada setor, para que serve, como pode ser útil e de que forma ele auxilia naquilo que se procura, além dos programas que temos e como trabalhamos, através nossos técnicos, cada um deles”, continuou a gestora. 

A gestora falou ainda sobre o prazer de receber, na sua circunscrição, uma comitiva de altos funcionários do Governo de Gana/África, dentre eles, dois Ministros de Estado que vieram conhecer e aprender com o nosso modelo de agricultura familiar e alimentação escolar. 


Mostramos a eles nossas experiências no campo da alimentação educacional e da agricultura familiar, através do projeto desenvolvido pela Escola Estadual Gilberto Rola, hoje uma importante referência nessa área”, ressaltou a professora. 

Por fim, a professora falou sobre os dois dias em Natal/RN, onde todas as DIREDs se reuniram para um Seminário no Praia Mar Hotel e, lá, foram discutidas alternativas para se melhorar, cada vez mais, a base pedagógica de nossas escolas.


A professora encerrou a sua fala, parafraseando uma frase de autor desconhecido que ela acha essencial e serve de estímulo para os que labutam na educação: “Todo aluno é capaz de aprender. Só é preciso que exista um professor que saiba ensinar”. 

Dia 23/08, a reunião se deu com o polo Alto da Conceição – da vice-diretora Sueleide Ferreira e participaram as seguintes escolas: 

Aleixo Rosa 
Eliseu Viana 
Cônego Estevam Dantas 
Disneylândia 
Dom João Costa 
Antonio Bezerra de Sales 
Presidente Kennedy 
Francisco Antonio de Medeiros 
Manoel Justiniano de Melo 
Moreira Dias 
Mons. Francisco de Sales Cavalcanti 
 Mons. Raimundo Gurgel 
Nossa Senhora de Fátima 
Onziéme Rosado 
Abel Coelho 
Prof. Alfredo Simonetti – CEJA 
Prof. Hermógenes N. da Costa 
Cel. Solon 
Prof. Manoel João 

Fotos: 




No dia 24/08, a reunião foi para o polo Santo Antonio – da vice-diretora Maria Augusta Maia – e participaram as seguintes escolas: 

Gov. Dix-Sept Rosado 
Jerônimo Rosado 
José Nogueira 
Centenário de Mossoró 
Prof. Paulo Freire 
Cunha da Mota 
Santa Terezinha 
 Alfa Ville 
Jardim de Infância Modelo 
 Cardeal Câmara 
 Santo Antonio 
 Profª Inalda Cabral 
 Antonio Gomes 
 Francisco Fausto 
 Profª Maria Lauretânia 
 Profª Antonia Girlandi 
 Desemb. Silvério Soares 
 Elita Monte 
 Cônego Ismar Queiroz 

Fotos: 


1. A pauta desenvolvida foi sobre a análise do espaço escolar, onde são elencadas a sua projeção e metas atingidas; 

2. A forma como cada um de nós deve trabalhar dentro do contexto escolar, trazendo novas propostas e novas competências; 

3. O que precisamos ter em mente para alcançarmos, dentro dos nossos princípios educacionais, a melhor forma de organização, os nossos objetivos, a forma que podemos construir as nossas estruturas e como podemos equacionar a nossa cultura interna e a nossa cultura externa; 

4. O que precisamos, dentro das funções que desempenhamos, ter: clareza de objetivos, caminhos para atingir, sermos referência no que fazemos e no que atingimos e a otimização do tempo; 

5. A articulação de gestores dentro do espaço escolar no tocante ao processo de liderança, motivação, comunicação, interação, tomada de decisões, controle dos objetivos e desempenho da equipe é primordial para uma boa administração escolar; 

6. Para isso, o perfil do gestor deve ser voltado para liderar, ter visão empreendedora, ter iniciativa e dinamismo, procurar sempre participar do planejamento escolar, monitorar os resultados de avaliações internas e externas; 

7. Saber que o planejamento é essencial para que a escola consiga evoluir como um todo: “o problema não é decidir entre planejar ou não planejar, e sim, entre ter um bom ou mau planejamento”; 

8. Para que isso não aconteça, cabe ao gestor rever metas estaduais, estabelecer novas metas, acompanhar as metas e incentivar a sua equipe, isso tudo dentro dos recursos que existem para planejar, tais como: programas, parcerias, PPP, Conselho de Escola, PME, Planejamento por Área de Ensino; 

9. Saber quais as funções do supervisor: leitura e análise do PCCR (pág. 30); 

10. Por fim, análise do Rendimento Interno e IDEB. 

NOTA DA 12ª DIRED

Ainda faltam os polos do Abolição IV e Alto de São Manoel, através de suas responsáveis, as vice-diretoras Helena Maia e Maria Judivânia, para o fechamento desses encontros educacionais. 

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