sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CAPACITAÇÃO PDE/INTERATIVO: FOCO NA ESCOLA EFETIVA


Aconteceu, nos dias 29 e 30/08/12, na sede da 12ª DIRED, a capacitação do PDE Interativo das escolas de Mossoró e da Circunscrição para gestores, coordenadores pedagógicos e comitês estratégicos do PDE/Escola da 12ª DIRED, com a Coordenadora de Articulação com os Sistemas de Ensino / COASE, Rosângela Maria de H. Angelim Nogueira e a sua equipe, composta das seguintes técnicas: Adriana Maria de Melo Moreira Lisboa, Ana Lúcia da Silva e Olga Ramos de Melo Lima.


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED fez a abertura da capacitação, lembrando a todos da importância do PDE dentro da escola, auxiliando-a em seu planejamento e focalizando a sua energia na capacidade de sua equipe trabalhar nos mesmos objetivos, guiando-a para suas ações futuras.


O objetivo é capacitar os gestores e coordenadores das escolas estaduais na metodologia do PDE/Interativo, visando a internalização do processo de planejamento estratégico e o fortalecimento da gestão escolar com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes e, por conseguinte, no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) das escolas. 

Fotos do 1º dia 

Cadastramento: 


Palestra:


Oficinas: 


Fotos do 2º dia 

Palestra:


Oficinas: 



Abaixo, os slides disponibilizados pela professora Rosângela Nogueira, e que fazem parte da capacitação nestes dois dias, cujo tema gerador é “Foco na Escola Efetiva”. 






























NOTA DA 12ª DIRED:

O PDE/Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho; focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. 

O PDE/Escola vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. Constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que ela faz e o porquê de assim o fazer, com um foco no futuro. 

O PDE/Escola é um instrumento de planejamento estratégico e de operacionalização da Proposta Pedagógica e do Regimento Interno, em consonância com as diretrizes da SEEC. O PDE não é um substituto da Proposta Pedagógica e com ela não se confunde. 

O PDE vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas na sua dimensão pedagógica. 

O PDE Escola Interativo está disponibilizado através do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle) para todas as escolas do país. Ele foi concebido a partir da metodologia de planejamento estratégico utilizado pelo PDE Escola e sua formulação teve como principal objetivo universalizar o acesso à ferramenta, tornando-a acessível e de fácil navegação. 

O PDE/Interativo tornou-se uma ferramenta de Planejamento Participativo da Gestão Escolar, que visa auxiliar a escola a identificar problemas, eleger prioridades e organizar ações, definindo um caminho para alcançar os seus principais objetivos. 

O plano está dividido em três partes: diagnóstico (principais dificuldades), prioridades (com base no diagnóstico) e plano de ação (que define os objetivos, as metas e ações para o alcance das melhorias desejadas). 

Fonte: SEEC

Nenhum comentário: