quinta-feira, 19 de julho de 2012

PROFESSORES DA E.E. CEL. SOLON SÃO CAPACITADOS PARA A II FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR


Seguindo um cronograma de capacitações, a equipe organizadora da II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, tendo à frente o coordenador da feira, professor Felipe Ribeiro, as técnicas da 12ª DIRED, Goretti Silva e Edcleide Alves, mais o professor Raimundo Antonio - responsável pela divulgação do evento junto à mídia, esteve, hoje, dia 19/07, na cidade de Grossos/RN, na Escola Estadual Coronel Solon, treinando os professores da instituição para o evento científico de outubro próximo.



O professor Felipe Ribeiro começou a sua sensibilização mostrando, em slides, o que é a feira de ciências do semiárido potiguar, dando ênfase ao foco principal da mesma: a aplicação do método científico na sala de aula.


O professor fez um histórico do que tinha acontecido e de como alguns projetos – ditos como simples – conseguiram destaque e foram premiados nas feiras regionais, estadual e nacional, justamente por adotarem, em primeiro plano, o método científico. 


Devemos deixar que as ideias sejam frutos da criatividade dos nossos alunos, ficando para nós a incumbência de apenas orientá-los”, disse.


Em seguida, o professor elencou as etapas para a participação das equipes, quais os passos a serem seguidos, até chegar à etapa considerada prática da capacitação, na qual os professores foram divididos em grupos de três pessoas e passaram a trabalhar a “tempestade de ideias”.


Esgotado o tempo determinado pela coordenação, os professores apresentaram perguntas referentes às suas dúvidas sobre determinados assuntos. Foram escolhidas duas perguntas para serem trabalhadas, levando em conta: 

                • A clareza e a precisão; 

                • Estar determinada a uma dimensão viável; 

                • Não envolver julgamento de valor; 

                • Ser suscetível de solução.

Abaixo, as perguntas escolhidas: 

1 – Os trabalhadores da indústria salineira podem sofrer alterações na sua pressão arterial? 

2 – A lama do rio que banha a nossa cidade é benéfica à pele do ser humano? 

Depois de várias colocações, utilizando-se os quatro itens/critérios necessários para que as perguntas fossem colocadas de forma clara, o resultado ficou assim: 

1 – A hipertenção é mais frequente no trabalhador braçal das salinas de Grossos do que no restante da população da mesma cidade? 

2 – A lama do rio que banha a cidade de Grossos tem poder de hidratar a pele do ser humano? 

NOTA DA 12ª DIRED

Este ano a II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar abrange seis DIREDs (8ª, 11ª, 12ª, 13ª 14ª e 15ª) num total de 96 escolas do Ensino Médio, com a participação de 67 municípios que fazem parte de todas essas circunscrições educacionais. 

A ordem de participações das escolas, com os seus projetos (para cada projeto = 03 alunos e 01 professor), segue um roteiro que começa com a Feira da Escola, passa pela Feira Regional, depois, se convidada, pela Feira de Natal, de Olinda e de Florianópolis; em seguida, para a Feira Estadual do Semiárido, desembarcando (se classificada entre os seis primeiros da Feira Estadual) na FEBRACE em São Paulo, com possibilidades de participar, ainda, da Feira do Equador e, por último, da Feira Mundial, nos Estados Unidos da América (EUA). 


Nenhum comentário: