sábado, 28 de julho de 2012

NOTAS DA 12ª DIRED - 28/07/12

2ª REUNIÃO DO CURSINHO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO


Nesta quinta-feira, dia 26/07/12, a coordenação do cursinho da 12ª DIRED se reuniu para planejamento e avaliação. 

De acordo com logística/DIRED/professores, ficou decidido que as fotos que são tiradas para compor as páginas do blog da 12ª DIRED, poderão ser feitas, desde que não atrapalhe o andamento dos aulões. 

Com relação ao espaço usado pelos professores – em volta do quadro branco e do projetor multimídia –, eles voltaram a solicitar, da coordenação, um tablado de madeira com as seguintes especificidades: 20 cm de altura, 1,20m de frente – 5,5 m de comprimento, para que eles sejam vistos por quem está sentado mais ao fundo da sala e, com isso, a comunicação seja mais sonora e visual. 

Ficou determinada, com relação à frequência, que o aluno que deixar de comparecer aos aulões por três vezes – seguidas ou alternadas – terá a sua matrícula cancelada. Tal medida se aplica pelo fato da grande procura, por parte de alunos não matriculados, por quererem uma oportunidade de se inscreverem e fazerem parte do cursinho. Isso também se aplica às próprias direções escolares da circunscrição que tentam matricular seus alunos e não encontram vagas. Porém, antes que os alunos, que tenham mais de 3 (três) faltas, sejam desligados, a coordenadora Edcleide Alves ligará para a escola de cada aluno e procurará saber o porquê de sua ausência e, só depois, com todos os diagnósticos em mãos, comunicará, à direção das escolas, que estes alunos serão desligados do cursinho. 

Ficou também acordado que os coordenadores evitarão, ao máximo, entrar no auditório, no momento em que o professor estiver fazendo as suas explanações, só fazendo isto se forem chamados e/ou se o momento for entre um intervalo e outro. 

Os professores se comprometeram a, ao terminarem os seus blocos, apagarem, do quadro branco, as suas anotações, para que o próximo professor o encontre limpo e pronto para o uso. Além disso, os professores se comprometeram a chegar 10 minutos antes do horário de entrada de seus blocos, evitando, com isso, que a coordenação precise ligar para os seus celulares. 

A coordenação também se comprometeu em não deixar faltar a presença da viatura da polícia militar, principalmente, nos turnos vespertino e noturno – horários em que os aulões terminam. 

Por fim, os conteúdos disponibilizados pela coordenação, para os alunos, estão sendo considerados de ótima qualidade e a remessa, via e-mail – pelos professores para a coordenação – deverá ser feita até a quarta-feira de cada semana, para que não sejam enviadas para serem xerografadas sempre em cima da hora. A próxima reunião ficou marcada para a última segunda-feira do mês (30/07/12). 

BOLETIM INFORMATIVO 002/AGOSTO - 2012


O Material Extra, enviado pelos professores, para os alunos do Cursinho da 12ª DIRED, estará sempre disponibilizado, na medida do possível, no seguinte endereço eletrônico: 

http://blogdadired12.blogspot.com
 
Foram repassadas as seguintes orientações para os alunos dos turnos matutino e vespertino: 

                      • Evitar chegar atrasado aos aulões. 

                     • Procurar a coordenação para justificar a falta. 

                     • É essencial o uso da camiseta do cursinho. 

                     • Evitar sair das dependências da DIRED, por uma questão de segurança. 

                     • Adotar um copo. O meio ambiente agradece. 


GOVERNADORA VISITA CURSINHO DA 12ª DIRED 

Com o título: “Governo levará cursinho pré-vestibular para todo o Estado”, a governadora Rosalba Ciarlini reconhece o projeto pioneiro da 12ª DIRED e se compromete a levá-lo para as outras DIREDs, conforme matéria abaixo, publicada no site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 23/07/12, às 06h39min: 

Um trabalho iniciado pela 12ª Diretoria Regional de Educação e dos Desportos (DIRED), sediada em Mossoró, será ampliado para todo o Rio Grande do Norte: o Cursinho Pré-Vestibular Dired Vest. 

A afirmação foi feita pela governadora Rosalba Ciarlini, que esteve no auditório da Diretoria Regional mossoroense no sábado, 21, para conversar com alunos e professores. “A Universidade é parte do futuro e o cursinho pré-vestibular será ampliado para todas as Dired's do Estado. Já temos em Mossoró e vamos iniciar em Assu e Natal", afirmou a Governadora. 

O projeto foi iniciado em junho e atende a 180 alunos da rede pública de ensino que concluem, este ano, o ensino médio. Para a governadora Rosalba Ciarlini, a educação é o melhor caminho para a consolidação da cidadania e, por meio de cursinhos pré-vestibulares gratuitos, alunos da rede pública de ensino podem disputar, de igual para igual, com alunos da rede privada de ensino. "O cursinho é importante, pois é conduzido com muito trabalho e dedicação e por professores que já têm experiências na área (de cursinhos preparatórios para vestibulares)", disse Rosalba. 

As aulas são realizadas aos sábados em dois turnos, sendo oito aulas em cada turno. Segundo a professora Magali Delfino, coordenadora da 12ª DIRED, o conteúdo trabalhado pelos professores é alinhado às diretrizes e metodologia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

A governadora Rosalba Ciarlini disse que ficou feliz com o que viu: auditório lotado de alunos que buscam a preparação para o vestibular. "Realmente estou feliz e é uma ideia que vamos levar para cada DIRED", afirmou. 

Fonte: transcrito da Assecom-RN (Assessoria de Comunicação) 


9ª SEMANA DO CURSINHO DA 12ª DIRED


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA 
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS 
Gestor (a): Magali Delfino Nogueira Carmo 
SETOR PEDAGÓGICO – ENSINO MÉDIO 

PROVIDÊNCIAS PARA OS AULÕES DE SÁBADO – 28/07/2012 

QUAIS OS TÉCNICOS QUE VIRÃO SÁBADO? 

Turno matutino – Raimundo Antônio – Goretti Silva
Turno vespertino – Goretti Silva – Raimundo Antonio

LOGÍSTICA: 

Joana Torres/Raimundo Antônio
Elizete Amorim/Goretti Silva

ALUNOS: 

Frequência – Edcleide Alves

MATERIAL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS: 

Goretti Silva


Fotos dos alunos do turno matutino:


Fotos dos professores dos aulões do sábado:


Fotos dos alunos do turno vespertino:


Nenhum comentário: