quinta-feira, 7 de junho de 2012

SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA 12ª DIRED MARCA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Tendo como anfitriã a professora Magali Delfino, a 12ª DIRED promoveu, hoje, dia 06/06, no Hotel Villa-Oeste, o Seminário Ambiental “Escola e Sustentabilidade do Planeta”.


O evento foi iniciado com uma apresentação cultural dos alunos da Escola do Abolição IV. Divididos em dois grupos artísticos, eles, sob a organização da professora Elisa Fernandes, fizeram, primeiro, uma apresentação de dança e, em seguida, o segundo grupo apresentou, para a plateia de educadores, uma paródia. Foram levados pela supervisora da escola, Conceição de Fátima.

Dança e...
... e canto (paródia)
   Após a apresentação cultural, a cerimonialista da 12ª DIRED, Auxiliadora Teixeira, chamou as autoridades para comporem a mesa: 

• Professora Maria Elma da Cunha – coordenadora pedagógica da 12ª DIRED 
• Professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED 
• Professor José Maírton de Figueiredo França – gerente executivo da Gestão Ambiental da Prefeitura de Mossoró/RN
• Sr. José Eraldo – diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Mossoró
• Professora Maria Vânia Paiva – diretora da E.E. Abolição IV

Em seguida, todos de pé, para cantarem o Hino Nacional.

Mesa de autoridades e... 
plateia de alunos e educadores para o Hino Nacional
Em memória da professora Suzete Lima dos Santos – diretora da E.E. Santo Antonio, foi feito um minuto de silêncio.  
A palavra foi dada à professora Magali Delfino, para a abertura oficial dos trabalhos, que agradeceu a presença dos educadores da circunscrição e convocou todos a promoverem, em suas escolas, ações voltadas, especificamente, para o meio ambiente no entorno de onde suas escolas estão situadas.

Professora Magali Delfino
  “Cada um fazendo a parte que lhe cabe, nessa imensa colcha de retalhos, é como juntar cada retalho desses e formar o verde que queremos deixar para as futuras gerações”, disse.

Sr. José Erialdo
Fechando os discursos dos integrantes da mesa, a palavra foi dada ao Sr. José Erialdo, representante da gerência ambiental da prefeitura de Mossoró, que parabenizou à 12ª DIRED pela iniciativa de promover um debate voltado para a sustentabilidade do planeta com ações desenvolvidas pela comunidade escolar.

 A cerimonialista agradeceu à mesa e, em seguida, ela foi desfeita, passando a palavra para o palestrante do evento, o professor doutor José Maírton de Figueiredo França, para falar sobre “Escola e Políticas Públicas para o Meio Ambiente”. O atual gerente executivo da gestão ambiental do município destacou em sua fala inicial que, enquanto ouvia o Hino Nacional, ia lembrando que a sua letra menciona, justamente, o verde, as matas, os mares e rios, simbolizando a natureza. Mais na frente, quando questionado sobre o que estão fazendo com o nosso rio Apodi/Mossoró, ele deu um exemplo claro de como o homem abandonou seu rio:
Professor José Maírton

 “Quando fazemos uma casa na praia, queremos que ela seja voltada para o mar, pois queremos, de nossa janela, admirar a sua beleza. No entanto, quando o homem constrói a sua casa da cidade, perto do rio, ele, simplesmente, dá-lhe as costas. É como se ele estivesse jogando tudo para trás de si sem se importar com  a degradação que isso causa”.

Professora Maria Dalvanir
No relato de experiências, a professora Maria Dalvanir Marques Bezerra – da E.E. Dix-Sept Rosado falou sobre o projeto desenvolvido por ela e seus alunos com o tema “Na Busca de uma Escola sustentável” que gerou, no seu final, um livro contando a história, feita no gênero cordel.


Seguiram-se outros depoimentos, como o da professora Magna, da E.E.Maria Stella, que falou sobre as experiências feitas na escola, principalmente com a realização das feiras de Ciências, nas quais os alunos criam seus projetos baseados em experimentos voltados para a sustentabilidade do meio ambiente onde vivem.


Da mesma forma, a professora Maria Nízia de Souza, da E.E. Nossa Senhora de Fátima mostrou, em slides, as ações desenvolvidas, na escola, para preservar o meio ambiente, principalmente, na reciclagem de materiais reutilizáveis.

Coordenadora pedagógica Fátima Feitosa com o professor Maírton
A coordenadora pedagógica da E.E. Hermógenes Nogueira da Costa - Fátima Feitosa - falou sobre a experiência de um projeto voltado para depois que passa a coleta de lixo. Segundo ela, observava-se que, após o caminhão do lixo passar recolhendo os sacos de lixos, a população colocava lixo na rua. "Então, fizemos um projeto em cima dessa falta de conscientização da população e, graças a Deus, hoje estamos bem melhores".


Com término dos relatos de experiências, o professor José Maírton respondeu às perguntas dos educadores, provocando um debate muito bom sobre o tema proposto.

Técnica Fátima Azevedo
Por fim, uma das organizadoras do evento, a técnica Fátima Azevedo – da 12ª DIRED – fez o lançamento do II Concurso de Produções Escolares em Educação Ambiental cujo tema, este ano, é: Escola sustentável: um projeto possível com o compromisso de todos. A técnica leu o regulamento do concurso e a data final de entrega das produções: 13/07/2012. 

NOTA DA 12ª DIRED

Os alunos das escolas Dom João Costa, 30 de Setembro e Abol. Iv, expuseram painéis retratando o meio ambiente:

Painéis...
... criados pelos alunos da instituição
A plateia.


Nenhum comentário: