sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOTAS DA 12ª DIRED: 06/06/2012



 PROFESSORA MAGALI DELFINO CONVOCA DIRETORES


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – convocou os gestores das escolas da circunscrição para falar sobre: 

          - SAGEP (Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento de Pessoal)

          - Plano de Metas,

          - PDE Interativo,

          - Programas: federal e estadual


A professora voltou a mostrar a importância das informações prestadas ao Sistema de Gerenciamento do Estado, dentro dos prazos estipulados, para que a escola seja beneficiada com os recursos destinados por cada programa, bem como ela não penalize – caso passe do prazo de informar – os servidores lotados em cada instituição.


 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE


O coordenador do PSE, Thales Jenner de Oliveira Falcão, e a enfermeira Maria Isabel Nogueira do Carmo estiveram na 12ª DIRED, para uma reunião, no auditório do órgão, com o objetivo de entregar os kits, da campanha do Programa Saúde na Escola, aos gestores das escolas públicas do estado, participantes do referido programa.

 
Na ocasião, o coordenador Thales enumerou as dificuldades existentes para equacionar as ações obrigatórias e esclareceu as dúvidas existentes – aos gestores – de procedimentos simples como informar  as etapas realizadas por cada unidade escolar ao Ministério da Saúde e da Educação.


Esteve presente, à reunião, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – que enfatizou a importância de seguir à risca o manual do PSE, para melhorar a saúde das crianças e evitar que elas sejam contaminadas por doenças (e preveni-las, principalmente, através do uso das técnicas procedimentais, entregues em forma de folhetos explicativos) no decorrer no ano letivo.

 Entrega dos kits...

A enfermeira Maria Isabel entregando o kit para a gestora da E.E. 30 de Setembro - Ângela Fernandes

Edcleide Alves - uma das três coordenadoras do Ensino Médio fazendo a entrega do kit

A vice-diretora Judivânia Maria entregando o kit à professora Marinêz da E.E. Hermógenes N. da Costa
NOTA DA 12ª DIRED

O PSE é uma ação conjunta do Ministério da Saúde + o Ministério da Educação para levar saúde para as escolas cadastradas dentro do município que adere ao programa. O Programa contempla alunos de escolas públicas que estão dentro de uma faixa etária entre 10 e 19 anos e tem como objetivo a prevenção, feita através das Unidades de Saúde. O Programa está organizado em cinco componentes, que têm como objetivo principal, facilitar a execução das ações, abaixo relacionadas: 

          • Avaliação clínica e psicossocial

          • Ações de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos

          • Educação permanente e capacitação de profissionais da Educação e Saúde e de jovens para o PSE

          • Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes

          • Monitoramento e avaliação do PSE
  
Escolas da circunscrição beneficiadas:


POLÍCIA MILITAR E 12ª DIRED: UMA PARCERIA PREVENTIVA 

Esteve, a convite da professora Magali Delfino, na 12ª DIRED, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, major Correia Lima, para uma conversa com os gestores das escolas públicas da  circunscrição da 12ª DIRED.


O major esclareceu algumas dúvidas, principalmente, de como mandar ofício solicitando o policiamento preventivo nas escolas e esclareceu o porquê das dificuldades, algumas vezes, de atender ao pedido dos gestores.


Peço, encarecidamente, aos senhores que, ao levar o ofício solicitando uma ação preventiva nas unidades, que simplesmente não deixem o ofício no corpo da guarda para ser entregue a mim. Quando vierem, solicitem falar comigo. Eu preciso falar com vocês para poder fazer um diagnóstico da situação e elencar providências mediante o grau de necessidade e periculosidade do pedido”, disse o major Correia Lima. 

O major disse também que nunca tinha deixado de atender a um pedido por parte dos gestores e que já tinha, inclusive, ido às unidades de ensino conversar com os gestores, professores e funcionários e feito várias parcerias com uma boa parcela das escolas de sua jurisdição, eliminando, com isso, a  violência, o vandalismo e as drogas.


As palavras do major foram corroboradas pela professora Magali Delfino, que reforçou o pedido para que os gestores, assim como major estava vindo até ali, que fossem ao 2º Batalhão e procurassem, numa conversa mais detalhada, mostrar o mapa da violência e das drogas nas suas unidades.

Os gestores conversando com o comandante após a reunião

NOTA DA 12ª DIRED

Uma parceria feita com 2º Batalhão, através do seu comandante, major Correia Lima, e as escolas Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual) e Eliseu Viana, resultou no fim do vandalismo, da violência, da entrada de estranhos na unidade de ensino e coibiu a presença de traficantes nas proximidades das instituições. 

 Mais fotos das três reuniões...



Nenhum comentário: