domingo, 3 de junho de 2012

E.E. ESTEVAM DANTAS PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O planeta agradece...
Aconteceu, ontem, dia 01/06, e prosseguirá até segunda, nos dois turnos, o projeto de Educação Ambiental, promovido através de uma parceria entre a escola e os estagiários da Universidade do Estado do Rio Grande – UERN, sob a coordenação da professora Regina Célia Pereira Marques e sob o comando geral do professor Ramiro Gustavo Valera Camacho.
... os esforços de (ainda) poucos...
... pesquisadores para disseminar...
No pátio da escola, os estagiários observaram, discutindo os pontos positivos e pontos negativos da política brasileira...
... a cultura ambiental...
... nas escolas públicas...
... do estado
Nas salas, os alunos discutiam as melhores formas (orientados pelos estagiários) de se preservar o meio ambiente...
Alunos do 9º ano...
Com o tema: “A Educação Ambiental e a Construção de Saberes no Exercício da Cidadania na Escola Pública”, a escola desenvolveu o projeto “NOVOS TALENTOS”, que tem por finalidade trazer, para o chão da escola, as pesquisas desenvolvidas, no âmbito da universidade, para mostrar os resultados obtidos com os estudos feitos com técnicas de exploração dos recursos ambientais capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades escolares, sem causar danos ao meio ambiente.
... aprendendo a cuidar da natureza...
... através de exemplos, debates e oficinas
A professora Francisca de Fátima C. Dantas – gestora da escola – disse que “o objetivo é contribuir com a formação cultural dos professores e alunos da escola pública, por meio da divulgação de relevantes pesquisas ocorridas na UERN”. Da mesma forma, dentre os objetivos específicos, a professora salientou que é de suma importância buscar estratégias metodológicas para que o professor possa trabalhar conteúdos de educação ambiental em sala de aula. “Com isso, nós esperamos incentivar, no nosso aluno, a vocação científica e sensibilizar docentes e discentes para a interdisciplinaridade da educação ambiental, identificando conteúdos que possam ser trabalhados, principalmente, no contexto da nossa realidade, ou seja, da nossa comunidade”, disse a gestora.
Alunos do 6º ano...
começando a tomar consciência...
... da importância de se preservar a natureza...
Segundo a gestora, cursos e oficinas serão oferecidos nestes dois dias de atividades, para que o aluno conheça a diversidade de onde vive, inserindo, em seus estudos, a caatinga como um potencial de riqueza para a região e um bioma que deve ser preservado.
... para melhor usufruir de suas...
... riquezas...
... naturais...
...em busca do equilíbrio. Aqui, a EJA (noturno)
A exposição...
Nos quadros...  
... os diversos e complexos...
...ambientes naturais







Nenhum comentário: