sábado, 19 de maio de 2012

UERN DISPONIBILIZA SEMINÁRIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA

O Departamento de Ciências Sociais e Política, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realiza o 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (SESEB), no período de 28 a 31 de maio de 2012. 

O 1º SESEB, cujo tema é "Epistemologia e cidadania: o ensino da sociologia na educação básica", objetiva promover espaços de reflexão e debate sobre a sociologia na Educação Básica no âmbito da formação universitária e nos campos de atuação profissional e proporcionar diálogos sobre as práticas docentes no Rio Grande do Norte na área de Sociologia, apresentando propostas curriculares e estratégias metodológicas.

LOCAL: Campus Central da UERN, Mossoró-RN

PÚBLICO-ALVO: Alunos de graduação e de pós-graduação, professores/pesquisadores, profissionais da Educação Básica, profissionais das Diretorias Regionais de Educação e outros interessados pela temática. 


As oficinas e minicursos que ocorrerão no 1º SESEB são os seguintes: 


OFICINAS 


1. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES DIDÁTICAS x EXPERIÊNCIAS POSITIVAS 

Ministrantes: Jhose Iale Camelo da Cunha (Mestranda em Ciências da Educação/ULHT e Docente da Universidade Potiguar, Campus Mossoró) e Maria Fabíola Layz Alves Cunha (Graduada em Ciências Sociais -UERN) 

2. TRABALHAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E AVALIATIVAS 

Ministrantes: Isaac Nazareno Paiva de Medeiros (Professor de Sociologia da Secretária de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE) e Joane dos Santos Araújo (Professora de Sociologia da Secretária de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE). 

3. A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO 

Ministrantes: Joicy Suely Galvão da Costa (Mestranda em Ciências Sociais/UFRN) e José Gllauco Smith Avelino de Lima (Doutorando em Educação/UFRN e Professor de Sociologia do IFRN/Santa Cruz) 

4. O DIÁLOGO ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO 

Ministrante: Gilmar Santana (Departamento de Ciências Sociais- UFRN) 

5.UTILIZAÇÃO RACIONAL DOS RECURSOS: RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR. 

Ministrantes: Gilmara Juvina Diniz Silva (graduanda em Ciências Sociais e bolsista PIBID -UERN) e Jéfesson Medeiros de Melo (graduando em Ciências Sociais e bolsista PIBID - UERN) 


MINICURSOS 


1. CONCEITOS E NOÇÕES FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM 

Ministrante: Ailton Siqueira de Sousa Fonseca (Departamento de Ciências Sociais e Política - UERN) 

2. PROVOCAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E INSTITUCIONAIS: ABORDAGEM SOBRE O DEBATE DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO 

Ministrante: Diana Dayane Amaro de Oliveira Duarte (Graduanda em Ciências Sociais e bolsista do PETCIS – UERN). 

3. DIREITOS HUMANOS: EM CASA, NA RUA E NA ESCOLA 

Ministrantes: Geovânia da Silva Toscano (Departamento de Ciências Sociais – UFPB), Ana Maria Morais Costa (Departamento de Ciências Sociais e Política – UERN e Doutoranda do PPGCS/UFRN) e Francisco Augusto Cruz de Araújo (Mestrando do PPGCS – UFRN). 

4. ENSINO, PESQUISA E CIDADANIA NA SOCIOLOGIA 

Ministrantes: Karlla Christine Araújo Souza (Departamento de Ciências Sociais e Política – UERN) e Lidiane Alves da Cunha (Departamento de Ciências Sociais e Política – UERN). 

5. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA – LEI 10.639

Ministrante: Eliane Anselmo da Silva (Departamento de Ciências Sociais e Política – UERN). Informações como programaçao, inscrições estão disponíveis no site



 

Nenhum comentário: