sexta-feira, 11 de maio de 2012

“PROGRAMA CONQUISTA RN” CONQUISTA ESCOLAS DA CIRCUNSCRIÇÃO

Aconteceu hoje pela manhã, na 12ª DIRED, a reunião de sensibilização para o “Projeto Conquista RN”. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.
O objetivo é oferecer a estudantes da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio a oportunidade de superarem a distorção ainda existente entre idade/série, possibilitando a conclusão da Educação Básica.
Na circunscrição da 12ª DIRED, a coordenadora do Programa é a técnica Edileusa Morais e a supervisora é Edcleide Alves.
O Programa funciona com a adesão das escolas que querem participar. Neste primeiro momento, estiveram presentes na reunião as seguintes escolas: 

• E. E. Presidente Kennedy 

• E. E. Abel Freire Coelho 

• E. E. Gilberto Rola 

• E. E. José Nogueira 

A duração, para o aluno que optar por ingressar no Programa – através de uma dessas escolas em que ele esteja matriculado, será de um ano e meio, o que reduz, pela metade, o prazo que ele precisa para concluir, por exemplo, o Ensino Médio.

NOTA DA 12ª DIRED:

A condução será feita com a utilização da metodologia do Telecurso propondo uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Irá utilizar a cultura popular e explorar as peculiaridades regionais visando trazer a vida da comunidade para dentro da sala de aula. 

Dentro dessa metodologia, que segue no caminho da telessala, o papel do professor é de fundamental importância. Caberá a ele mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Nesse sentido, ele também recebe formação continuada dentro da metodologia do telecurso. 

Supervisores e gestores do "Conquista RN" também irão participar de contínuo processo de formação. O trabalho de sala de aula, dentro do programa, será acompanhado e avaliado sistematicamente por equipes técnicas da SEEC e da Fundação Roberto Marinho. 

Na primeira etapa, o programa irá atender a 10.000 estudantes da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio que estão "fora de faixa" (distorção idade/ano-série). 

Fonte: SEEC

Nenhum comentário: