segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTAS DA 12ª DIRETORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO (DIRED)

Professora Magali Delfino faz entrega de instrumentos para o Programa Mais Educação

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED...

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – entregou, juntamente com a coordenadora do Mais Educação, técnica Socorro Bezerra, hoje, dia 28/05, aos gestores das escolas Francisco Antonio de Medeiros (Neuman Miranda) e Santa Delmira (Aníbal Fernandes da Cruz), os instrumentos musicais de cordas (violões), destinados às suas escolas, para aplicação no programa “Mais Educação”.

... fazendo a entrega dos instrumentos de cordas aos gestores...

Os instrumentos são para promover a iniciação musical por meio do Canto Coral, propiciando ao aluno condições para o aprimoramento de técnicas vocais – do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-o capaz de expressar-se, com liberdade, por meio da música e, ao mesmo tempo, auxiliando-o na formação de ouvinte, bem como fazendo com que aprenda a tocar o instrumento e outros que façam parte dessa atividade.

... das escolas Santa Delmira (Aníbal Fernandes Cruz) e do Francisco Antonio de Medeiros (Neuman Miranda), juntamente com a coordenadora do Mais Educação da 12ª DIRED, técnica Socorro Bezerra
 Técnicas da 12ª DIRED participam, em Natal, do Projeto Trilhas



Estiveram participando, em Natal, do projeto Trilhas, as vice-diretoras da 12ª DIRED (Maria Augusta, Helena Maia e Judivânia Maria).


O projeto Trilhas é um conjunto de material elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.

O local do evento...

O seu principal objetivo é o de inserir crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.

... proporcionou aos participantes...
 O material será distribuído em escolas públicas e contará com o apoio da Rede de Ancoragem Nacional que auxiliará sua implantação, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.

... conforto, tranquilidade e segurança, para desenvolverem seus projetos...
Esta Rede de Ancoragem funciona como apoio e é constituída por membros do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) que são os articuladores estaduais, mais docentes de universidades brasileiras federais e/ou estaduais (formadores estaduais), representantes técnicos das Secretarias de Educação (formadores locais) e diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas (formadores escolares), responsáveis por apoiar o trabalho dos professores com as crianças.

... na capacitação e oficinas...

... oferecida aos participantes
Os números que envolvem o projeto dão a dimensão de sua importância, bem como o tamanho de sua contribuição para o processo de alfabetização:

          • São 3.300 municípios envolvidos no projeto;

          • 72.051 escolas que receberão o material do Trilhas;

          • 140.000 professores trabalharão com o Trilhas;

          • 3.000.000 de alunos serão beneficiados pelo projeto.
Foto de todos os participantes
NOTA DA 12ª DIRED:

O projeto cria oportunidades de acesso à literatura infantil, instrumentalizando os professores para que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades intelectuais tenham lugar no cotidiano escolar e favoreçam a escola na organização de encontros de formação continuada.


E-mail para contato: trilhas@institutonatura.org.br


Nenhum comentário: