sexta-feira, 25 de maio de 2012

MAGALI REUNE GESTORES PARA FALAR SOBRE SAGEP


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – reuniu, ontem (24/5) e hoje (25/5), os gestores da circunscrição para falar sobre o SAGEP – Sistema de Gestão de Pessoal, a nova ferramenta colocada em funcionamento pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.


A ferramenta corrigirá distorções e identificará onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, readaptações (e seus prazos), férias, aposentadorias, entre outras situações. Ademais, o SAGEP será interligado ao Sistema de Informatização da Educação do Estado, SIGEduc, que a exemplo do SIGAA, da UFRN, mudará a cultura de gestão da SEEC.


A professora trouxe, em mãos, as vias do SAGEP de cada escola da circunscrição e, à medida em que entregava cada uma delas, aos gestores, explicava como proceder para regularizar as situações colocadas em destaque pela equipe do sistema.


Diante de algumas perguntas surgidas, a professora dirimiu todas as dúvidas, de forma individual, e disse que “O SAGEP vem para, justamente, proteger o bom servidor e identificar aquele que não trabalha, que está com desvio de função, carga horária incompleta – mas recebendo como se ela estivesse completa, aqueles que estão recebendo gratificações indevidamente e aqueles que estão lotados, mas não comparecem ao seu local de trabalho”.


A professora também falou sobre os dados recebidos, especificamente, das escolas da 12ª DIRED e mostrou que as escolas da circunscrição estão de parabéns, pois só foram detectados problemas com os professores pedagogos, já que alguns estão em desvio de função, exercendo, em suas instituições, as funções de supervisores.


Mas, explicou a gestora, a maioria desses pedagogos já tem especialização na área e, portanto, a questão é justificar no campo devido. Para isso, precisamos informar com clareza a situação de cada uma das nossas escolas, sem omitir nenhum dado, pois o que não estiver certo o estado resolve”.


A professora voltou, no segundo dia de reunião, a falar, para os gestores, sobre o Plano de Metas, lembrando que aquelas escolas que já entregaram, ela está levando para Natal na segunda e, aquelas que ainda não entregaram, ela receberá, na DIRED, na terça-feira.


No meio da reunião, a professora abriu espaço para falar com os gestores sobre:

          • CAIC Carnaubal (reforma, licitação, futuro)

          • Pereira Lima

          • Violência nas escolas

          • Auxiliares de secretaria


A boa notícia é que a Secretária de Estado da Educação e da Cultura – professora Betania Ramalho – garantiu que, até o final de sua gestão, deixará todos os CAICs reformados”. Para finalizar, a professora cobrou, dos gestores, o relatório de Rendimento Escolar do 1º semestre, lembrando a todos os presentes que é em cima desses relatórios que a circunscrição irá trabalhar o 2º semestre. “Senhores gestores, nós estamos de parabéns. Todos nós. A Secretária Betania Ramalho nos parabenizou, reconhecendo os nossos esforços em implantar, em nossa circunscrição, uma educação de qualidade e dentro dos padrões em que deve ser pautada a administração, especialmente, na correção dos seus atos”.


Vice-diretoras Judivânia Maria, Helena Maia e Sueleide Ferreira estiveram acompanhando a professora Magali Delfino em suas explanações.


Nenhum comentário: