domingo, 27 de maio de 2012

DIRETORES APOSTAM EM EVENTOS PARA APROXIMAR A COMUNIDADE DA ESCOLA*

"O Dia das Mães, na Escola Estadual Francisco Antonio de Medeiros, contou com a participação do Coral da Capela de São Francisco e com a ajuda dos Amigos da Escola" (Katiúscia Formiga).

A homenagem às mães da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, no bairro Belo Horizonte, foi o primeiro dos muitos eventos que a nova diretoria pretende realizar para atrair os familiares dos mais de 350 alunos.

A instituição vem apresentando baixos índices de rendimento escolar e a credibilidade do ensino, principalmente entre os moradores da comunidade, precisa urgentemente ser reconquistada.

Para realizar o evento do Dia das Mães foram mobilizados 17 amigos da escola e mais de 40 funcionários e professores.

A comunidade escolar sensibilizou alguns setores do comércio e conseguiu vários presentes para distribuir. As mães aprovaram a iniciativa. “A gente deve participar mais. Muita gente acha que educar é obrigação da escola, mas se a gente que é mãe não acompanhar, não adianta. A herança que deixo para meus filhos é educação, esperança, respeito e fé”, comentou a dona-de-casa Maria Marineide, 39, que ganhou presentes e um lanche especial na tarde de sábado, véspera do Dia das Mães.

A diretora Neuman Miranda, que assumiu o cargo há um mês, e o vice-diretor Rondinele Moura, afirmaram que a participação da família é fundamental para aperfeiçoamento das atividades escolares. “Enviamos convites a todas as famílias, mesmo sabendo que a participação ainda não seria a esperada. Queremos aos poucos reconquistar a confiança e a esperança dos alunos e dos seus familiares”, comentou Neuman.

A coordenadora dos Amigos da Escola na instituição, Dionísia Lima de Medeiros, mais conhecida como Dadá, ficou satisfeita com o resultado da festa. “Esse é o primeiro de muitos eventos que vamos realizar e contamos com a participação da comunidade cada vez mais”, falou.

O Coral da Capela de São Francisco foi convidado para animar a celebração religiosa realizada por uma ex-professora, hoje Amiga da Escola, Aliene Queiroga Formiga Miranda. A coordenadora do coral, Conceição Lucas, agradeceu o convite. “Foi a primeira vez que o coral participou de uma festa da escola do bairro. Acho importante essa ligação, esse contato mais próximo, afinal fazemos parte da comunidade”, disse.

O monitor do Mais Educação (modalidade Canto, Coral e Violão), Tarcísio Lima, participou com o grupo de jovens da escola. “É uma oportunidade dos alunos apresentarem seu talento aos pais e colegas. Esse grupo ainda está se fortalecendo, mas acreditamos em breve vamos ter a música como um grande impulso na educação aqui nesta escola”, comentou Tarcísio, que coordenou o grupo em apresentações no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, no Teatro Pedro Ciarline e também na capital do Estado.

Para o professor Edson Marques, coordenador do programa Mais Educação na escola, o mais importante neste momento é trabalhar o hábito da educação integral entre os alunos. “Focamos na construção da cidadania, sem forçar, sem obrigar ninguém a entrar para os grupos. O processo precisa ser natural e inclusivo”, argumentou.

Os estudantes Antônio Lucas Gonçalves, 13, Mateus Lucas Martins, 12 e Maria Vitória Medeiros Gomes, 12, participam do Mais Educação desde o ano passado e acreditam que a arte estimula. “A gente vem para a escola com mais vontade, sabendo que tem uma atividade diferente. Eu comecei a tocar violão em casa e quero aprender mais aqui na escola”, disse Mateus. Já Flávio Mizael, 11, entrou para o grupo recentemente. “Entrei há poucos dias e já sinto uma coisa boa, acho que vai ser legal aprender a cantar”, comentou o garoto.

Os diretores reforçaram o convite. “Nossa gestão será baseada na participação dos alunos, professores, funcionários e principalmente dos pais e mães, que representam a comunidade. Aos poucos esperamos contar com todos e todas nas atividades, de modo integrado e participativo”, finalizou o vice-diretor Rondinele.

Fotos do evento...




NOTA DA 12ª DIRED:

*Texto de Katiúscia Formiga, Jornalista, Produtora e Amiga da Escola Francisco Antonio de Medeiros.

Seus contatos:

Oi:      (84) 8818-2549
Claro: (84) 9133-9834
Tim:   (84) 8802-8980

Nenhum comentário: