quinta-feira, 19 de abril de 2012

2º DIA DE ENCONTRO DOS CONSELHOS ESCOLARES DA 12ª DIRED


Está acontecendo no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, o Encontro de Conselhos Escolares da Circunscrição da 12ª DIRED, hoje, em seu segundo dia.


Na abertura dos trabalhos, uma apresentação cultural com o Grupo de Dança “Canto e Encanto” da Escola Estadual Santa Terezinha, sob a orientação de seus monitores Resmualdo e Márcia. A coordenação do momento cultural ficou a cargo da técnica Socorro Bezerra, responsável pelo Mais Educação na circunscrição.

O Grupo Canto e Encanto...

... de fato encantou...

... os gestores, professores, pais e alunos...

... e as autoridades presentes









































Em seguida à apresentação cultural, a técnica Fátima Azevedo, coordenadora e cerimonialista do evento, chamou as autoridades para a composição da Mesa. Logo depois, de pé, todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

De pé, plateia e...

... autoridades cantaram o nosso Hino
























A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED e anfitriã do evento – foi quem fez a abertura oficial do segundo dia de encontro, desejando a todos ótimos debates nos grupos de trabalho e finalizou a sua fala lembrando, mais uma vez, sobre a importância do Conselho Escolar em uma instituição de ensino.

Da esquerda para a direita: Alta Mª Barbosa (representante dos conselheiros), Maria da Conceição (representantes dos gestores), Wagner Artur (CORE), Márcia Marinho (CORE), Magali Delfino (12ª DIRED), Maria Márcia Oliveira (palestrante) e Janaína de Lima (representante dos alunos)

A palestrante do dia, professora Maria Márcia Oliveira – com a coordenação dos trabalhos feita pelo técnico da CORE, Wagner Artur Nascimento –, lembrou, ao iniciar a sua preleção, que se sentiu emocionada com a apresentação cultural e, também, por perceber o valor que aqueles jovens estavam dando ao que faziam.

Professora Márcia Oliveira e o coordenador Wagner Artur

“Aqui nós apenas vimos, em poucos minutos, o resultado final das muitas horas de esforços, compromisso e dedicação, para chegar a essa perfeição harmônica de sons. Pelo exemplo dado, devemos nos conscientizar da importância que é fazermos tudo com a mesma dedicação, para que, ao término de nossos trabalhos, os aplausos sejam na mesma intensidade desses que oferecemos ao competente grupo musical”, completou.


Com essas palavras primeiras, a professora Maria Márcia Oliveira deu início a sua palestra, com o título: “A Atuação do Conselho Escolar no Processo de Democratização da Escola”.

Mais fotos...

Da esquerda para a direita: Márcia Marinho (CORE), Magali Delfino (12ª DIRED), Ana Fátima (CORE) e Goretti Silva (Coordenadora do Ensino Médio)

As técnicas da 12ª DIRED...

... responsáveis pela logística do evento. Da direita para a esquerda: Francisca Edileusa, Auxiliadora Teixeira, Helena Maia e Luciene Urbano (CORE)





















No período vespertino, os grupos – previamente divididos – foram dispostos em salas de aula para as atividades práticas, dentre elas:

- Dinâmica de apresentação em cada grupo;

- Leitura compartilhada do texto conforme cada grupo.

Grupos:

No grupo de gestores, o texto foi sobre qual a Legislação que sustenta os Conselhos Escolares.

No grupo de servidores e professores, o texto trouxe qual a função social da Escola Pública.

No grupo de pais e alunos, o texto mostrou quais as principais atribuições dos Conselhos Escolares.

No momento seguinte, foi feita uma análise de uma situação-problema, a partir do olhar de cada segmento e discutida entre todos os grupos.

Por último, a Plenária de consolidação dos grupos e o enceramento.

NOTA DA 12ª DIRED:

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Um comentário:

MÁRCIA OLIVEIRA disse...

Parabéns a toda equipe da 12ª DIRED pela organização e realização do evento.
Fiquei muito feliz em poder contribuir nas reflexões.
Contem comigo na efetivação do espaço de gestão democrática-participativa o "Conselho Escolar".
Obrigada pelo convite!

Márcia Oliveira