quarta-feira, 18 de abril de 2012

12ª DIRED PROMOVE O ENCONTRO DE CONSELHEIROS ESCOLARES


A 12ª DIRED está promovendo, hoje e amanhã – dias 18 e 19/04 –, no auditório do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, o Encontro de Conselheiros Escolares da Circunscrição.


O Encontro começou às 08h00min com o credenciamento e as boas-vindas – feitos pela equipe de técnicas da 12ª DIRED.


Em seguida, foi formada a Mesa das Autoridades, cerimonial feito pela técnica Fátima Azevedo.

Da esquerda para a direita: professora Beatriz Lima (SINTE), professora Márcia Tereza (CORE), professor Normando Costa (CORE), professora Magali Delfino - diretora 12ª DIRED, Dr. Hercy Pontes (Promotor do Patrimônio Público), professora Maria Márcia Oliveira (Palestrante) e representantes dos Conselhos 

A apresentação cultural ficou por conta do Mais Educação, coordenada pela técnica Socorro Bezerra e pelos seus monitores (Mayara e Marcondes), que trouxeram o Grupo de Dança Folclórica Potiguaras, da Escola Estadual Padre Dehon, com uma apresentação de xaxado.
















Logo depois da apresentação cultural, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado, de pé, por todos os presentes.


Em sua fala, a professora Magali - diretora da 12ª DIRED - anfitriã do evento, desejou um bom encontro a todos e falou da necessidade que, de fato, o Conselho Escolar seja uma representação atuante e que assuma o seu papel perante a instituição que o elegeu.


O Conselho precisa atuar, verdadeiramente, nas três esferas da instituição de ensino: na pedagógica, na administrativa e na financeira. Por isso, se faz necessário que ele auxilie e contribua nas ações dos seus gestores, garantindo uma melhor qualidade no ensino da instituição”, disse.


Após a fala da diretora da 12ª DIRED, o Dr. Hercy Pontes – Promotor do Patrimônio Público – disse, em sua preleção, que os Conselhos precisam estar cientes de sua autoridade dentro da comunidade escolar e que se faz necessário que, de fato, eles atuem com toda a lisura para o bem do Patrimônio Público.


Por fim, falou a representante da CORE (Coordenadoria de Órgãos Regionais de Educação), que parabenizou a todos e também falou sobre a importância dos Conselhos nas escolas do Estado.


Depois que a Mesa foi desfeita, a professora Maria Márcia Oliveira, a palestrante do dia, com a coordenação do professor Normando Costa, deu início ao tema para o qual foi solicitada: "A Atuação do Conselho Escolar no Processo de Democratização da Escola".


NOTA DA 12ª DIRED:

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e pelo diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Outras notícias:

A Secretaria Estadual da Educação fará Encontros de Conselheiros Escolares em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Serão promovidos 19 Encontros Regionais para 3.000 Conselheiros Escolares envolvendo 600 Escolas Estaduais e 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).

Os Encontros de Conselheiros Escolares acontecem no período de abril e junho deste ano e a carga horária total é de 08 horas. As ações ocorrerão na sede de cada Dired. A abertura ocorre no dia 17 deste mês na cidade de Pau dos Ferros, nas dependências do IFRN.

O tema é: "Conselho Escolar: uma reflexão em busca da democratização e participação coletiva da gestão escolar".

O projeto, desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Educação (CORE), contempla um conjunto de ações que promovam a articulação e a dinamização da gestão democrática e participativa.

O objetivo é acompanhar, assessorar e monitorar as DIREDs e as escolas estaduais na formação e fortalecimento dos Conselhos Escolares buscando efetiva participação e consolidação.

O público dos Encontros é formado pela comunidade escolar com representantes de pais, estudantes, professores, funcionários e gestores.

A função social da escola é contribuir efetivamente para a formação plena do cidadão. Neste sentido, o Conselho Escolar tem um papel decisivo, na medida em que se constitui como espaço de representação de todos os segmentos que fazem parte da comunidade escolar.

É necessário que o Conselho seja plenamente ciente de suas responsabilidades e de sua contribuição para a tomada de decisões coletivas e a busca por uma educação de qualidade.

Cronograma dos Encontros

DIRED de Pau dos Ferros: dia 17 de abril, no IFRN.

DIRED de Mossoró: 18 e 19 de abril, na Escola Estadual Eliseu Viana.

DIRED de Apodi: 20 de abril, na Escola Estadual Antonio Dantas.

DIRED de Parnamirim: 23 de abril, na Escola Estadual Augusto Severo.

DIRED de Umarizal: 25 de abril, no Salão Paroquial.

DIRED de Santa Cruz: 27 de abril, no Centro da Juventude João de Dula.

DIRED de Ceará Mirim: 03 de maio, na Escola Estadual Otton de Brito Guerra.

DIRED de Nova Cruz: 07 e 08 de maio, na Escola Estadual Joanita Arruda Câmara.

DIRED de Caicó: 15 de maio, no CEJA - Centro Educacional José Augusto.

DIRED de Currais Novos: 16 de maio, na Escola Estadual Celestino Alves.

DIRED de São Paulo do Potengi: 18 de maio, na Escola Estadual Maurício Freire.

DIRED de Angicos: 22 de maio, na Escola Estadual Francisco Veras. Dired de Assu: 23 de maio, no campus da UERN.

DIRED de Macau: 29 de maio. Dired de João Câmara: 30 de maio, na Escola Municipal Professora Alzira M. de Melo.

DIRED de Natal/Zona Sul e Extremoz: 11 de junho. Natal/Zona Leste: 12 de junho. Natal/Zona Oeste e São Gonçalo do Amarante: 13 de junho. Natal/Zona Norte e Macaíba: 14 de junho.

Fonte: Blog E.E. Dr. José Borges de Oliveira – Campo Redondo/RN.


Nenhum comentário: