domingo, 25 de março de 2012

12ª DIRED REÚNE GESTORES DAS ESCOLAS DA CIRCUNSCRIÇÃO PARA TRATAR DO PDE

Aconteceu, nesta sexta-feira, dia 23 de março, uma reunião, no auditório da 12ª DIRED (agora totalmente climatizado), com os gestores das escolas da circunscrição, para tratar sobre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).


Os gestores foram recebidos pela professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, que deu as boas-vindas e ressaltou a importância de o gestor estar sempre atualizado sobre os programas, projetos e as metas que o Governo, através da Secretaria de Educação, está implantando neste Ano Letivo de 2012.


A professora falou sobre o processo da documentação online, alertando-os sobre a necessidade de eles se apropriarem dessa tecnologia, haja vista que o Governo está transformando parte de sua comunicação para uma das ferramentas da Era Digital chamada computador e, através deste, a comunicação via internet.


A diretora da 12ª DIRED alertou ainda sobre a lisura do processo via Rede Mundial de Computadores (Internet), mostrando que agilizará o processo e tornará mais fácil e, ao mesmo tempo, dará maiores responsabilidades para o gestor, pois ele será o principal responsável pelas informações fornecidas, pelo tempo em que elas serão passadas e pela veracidade contida nas mesmas.


Em seguida, foi a vez da professora Goretti Silva – uma das coordenadoras do PDE – falar a respeito da pauta da reunião: PDE Interativo.


O objetivo da reunião foi orientar as escolas quanto à elaboração do Plano de Formação Continuada.


Abaixo, links para os vídeos da reunião...



  


NOTA DA 12ª DIRED:

O PDE Interativo é:

a) Ferramenta de PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO da GESTÃO ESCOLAR, que visa auxiliar a escola a definir um caminho para alcançar os seus principais objetivos.

b) Instrumento de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE OPERACIONALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA E DO REGIMENTO INTERNO.

c) Sequência de ações reunidas num PLANO, dividido em 3 partes:

 Diagnóstico – principais dificuldades
 Prioridades – com base no diagnóstico
 Plano de Ação – definição de objetivos, metas e ações para o alcance das melhorias desejadas

O seu público-alvo é:

O MEC disponibiliza para TODAS as escolas do país. No RN, a SEEC coordena sua implementação nas escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB 2009 (abaixo da média nacional).

Nenhum comentário: