sábado, 10 de março de 2012

A 12ª DIRED PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DO PROLER NO RIO DE JANEIRO/RJ

O Comitê do PROLER (Programa de Incentivo à Leitura) de Mossoró participou, no Rio de Janeiro, do Encontro Nacional, voltado para a Formação de Mediadores de Leitura, que aconteceu no período de 05 a 08/03/2012.

Em virtude de compromissos na sua agenda, assumidos anteriormente, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, enviou, como seu representante, o professor e jornalista Raimundo Antonio de Souza Lopes, que juntamente com as professoras Erileide Maria Oliveira Rocha, Jucilândia Braga Lopes Tomé (Comitê de Natal) e Suely Maria de Macedo (Comitê de Florânia) representaram o Rio Grande do Norte no Encontro Nacional.

Jucilândia, Erileide, Suely e Raimundo Antonio
A programação foi bastante diversificada e constou de palestras, oficinas, homenagens, visitas e coquetel de encerramento com a presença de autoridades da Fundação Biblioteca Nacional. O evento foi realizado no Hotel Regina - Sala Goya (no Flamengo), durante os três primeiros dias, e na Casa da Leitura, no seu último dia.
Fotos do Encontro...

Noite do dia 05/03: abertura e homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós

Noite do dia 05/03: jantar de confraternização (na foto da esquerda para a direita: Suely, Raimundo, Erileide (RN) e Rosa (MG)

Dia 06/03: curso "Elaboração de projetos e captação de recursos na área de leitura"...

... com o palestrante Rodrigo Dal Molin

Grupo Nordeste 03: Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte...

... tendo como relator o professor Raimundo Antonio

Dia 07/03: curso "Relatório de Atividades: reflexão e reestruturação"...

... com a palestrante Adélia Koff

Grupo Nordeste 03: Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte...

... tendo como relatora, nesta 2ª oficina, a professora Wilma Nóbrega - Arapiraca/AL (primeira da direita para a esquerda). Em seguida: Rosane Rubim (Salvador/BA), Normaleide (Nova Fátima/BA), Maria Luiza - Coordenadora do Grupo Nordeste 03 (Rio de Janeiro/RJ), Maria Sônia Santos (Aracaju/SE), Suely Macedo (Florânia/RN) e Rute Pontes (Fortaleza/CE)

Atividade Cultural...

Grupo de Contadores de Histórias...

... participando do momento cultural do Encontro no Hotel Regina

Evento na Casa da Leitura...

No Auditório da Casa da Leitura...

... uma homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós...

... feita pela coordenadora do evento (Carmen Pimentel), pelo Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (Galeno Amorim)...

... e pela representante do PROLER Nacional, junto à Brasília, professora Maria Antonieta/MG

Atividade Cultural...

Grupo de músicos (pesquisadores doutores) do período da Idade Média (música e instrumentos da época)

Casa da Leitura...

A homenagem em forma de envelopes surpresas...

... com os quais cada Estado presenteava a Casa da Leitura...

... tendo Mossoró levado o poeta Antonio Francisco (quando de sua participação em evento realizado pelo comitê Mossoró/PROLER). Na foto, com a professora Salizete

Vídeos...

Hotel Goya...


Casa da Leitura...

 

NOTA DA 12ª DIRED:

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER foi instituído pelo para Decreto residencial nº 519, de 13 de maio de 1992, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura. O Decreto nº 4.819, de 16 de agosto de 2003, que aprovou o novo Estatuto da FBN (Fundação Biblioteca Nacional), veio fortalecer os objetivos do Programa.

Os objetivos do programa são:

• Promover o interesse nacional pela leitura e pela escrita, considerando a sua importância para o fortalecimento da cidadania;

• Promover políticas públicas que garantam o acesso ao livro e à leitura, contribuindo para a formulação de uma Política Nacional de Leitura;

• Articular ações de incentivo à Leitura entre diversos setores da sociedade;

• Viabilizar a realização de pesquisas sobre livro, leitura e escrita e

• Incrementar o Centro de Referência sobre leitura.

No Rio Grande do Norte, o PROLER vem desenvolvendo ações de incentivo à leitura desde 1994, quando participou do Encontro de Dirigentes de Bibliotecas Públicas com representantes dos municípios do Estado. Em 1995, o Encontro de Mobilização do PROLER/RN firmou parcerias com instituições culturais e educacionais das esferas pública e privada. Concretizou sua implantação no Estado em 1996 com a realização do MÓDULO 0, cujo tema “LEITURA, LINGUAGEM, SOCIEDADE E CIDADANIA” envolveu abordagens de textos de diferentes linguagens e campos do conhecimento, tais como: teatro, imagens, literatura, contação de histórias e biblioteca que objetivaram levar o prazer e a convivência com a leitura além dos bancos escolares e fornecer a retroalimentação permanente com a informação necessária para participação crítica do indivíduo na sociedade.

Nenhum comentário: