segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

REUNIÃO NA 12ª DIRED DÁ INÍCIO À PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA

Aconteceu, nesta segunda-feira, no auditório da 12ª DIRED, com a presença dos gestores das escolas públicas estaduais da circunscrição, a reunião que, simbolicamente, deu início à Semana Pedagógica do Ano Letivo de 2012.


Presidida pela professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, a reunião contou com a participação maciça dos gestores que ouviram da diretora regional da educação, primeiramente, as boas-vindas e, segundo, as medidas a serem adotadas, neste ano de 2012, com relação à parte burocrática das gestões nas instituições educativas.


A professora Magali Delfino detalhou item por item o cronograma de atividades da Semana Pedagógica, dando ênfase ao fato de que ela (a Semana Pedagógica) tinha sido planejada, minuciosamente, para preparar cada vez mais o professor na sua labuta diária.


Em seu discurso, a professora fez questão de afirmar que a 12ª DIRED está pronta para dar suporte às escolas e que cada gestor tem o compromisso e a responsabilidade de procurar o órgão quando surgir qualquer necessidade inerente a sua instituição.


“Todos nós somos responsáveis pela educação. E, por isso mesmo, se cada um de nós fizer o papel que nos cabe – por estarmos na primeira fileira –, com toda a certeza os índices irão mudar para melhor”, disse.


Diante dessa fala, a professora Magali Delfino solicitou aos gestores que deem uma injeção de entusiasmo e estímulo, em cada um de seus mestres, para que as aulas façam a diferença e que educandos se sintam motivados para o ensino-aprendizagem.


“A solução do país é a educação. E por ela devemos, todos nós, assumir um compromisso com o futuro dessa nação. Embora haja momentos de fraquejo, o ideal de mudança, em cada um de nós, é maior que qualquer decepção momentânea”, frisou.


Na parte administrativa, a professora comunicou que pretende, neste ano de 2012, trabalhar com cronogramas voltados para esclarecer, cada vez mais, os preceitos das leis e as competências de cada um dentro da organização administrativa de uma instituição de ensino. A professora adiantou que a primeira pauta será com o Conselho de cada escola da circunscrição.


“Não se faz uma boa escola sem um bom Projeto Político Pedagógico. Portanto, faz-se necessário que cada segmento de uma instituição participe, colabore, interaja e dê a sua contribuição para o desenvolvimento de um projeto que signifique avanço e melhoria de sua realidade educacional”, falou.


Em seguida, a professora Magali Delfino citou um exemplo de como a participação de todos, dentro de uma instituição, é importante para que ela cresça e vença os seus desafios, quando mostrou que a Escola Estadual Professora Maria Stella conseguiu, na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, classificar um projeto científico e, com isso, irá representar a 12ª DIRED e, consequentemente, todas as escolas da circunscrição, na Feira Nacional de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo/SP, agora em março.


“Uma das minhas metas é promover oficinas, palestras e cursos voltados para as áreas de Química, Física, Biologia e Português. E começaremos já agora, na Semana Pedagógica, com as oficinas dos professores-doutores Felipe Ribeiro e Celicina Borges de Azevedo, que irão ministrar, em duas escolas da circunscrição (Aída Ramalho e Abel Freire Coelho), oficinas sobre o ensino da Metodologia Científica na Educação Básica, voltadas para professores que lecionam no Ensino Médio. Da mesma forma, atacaremos as deficiências da nossa língua, começando com duas oficinas (08 h e 14 h) sobre a leitura como elemento substancial para o processo ensino e aprendizagem, ministradas pelos professores-especialistas Marcos Antonio e José Walter Rebouças”, antecipou.

E continuou:

“Inclusive, as oficinas de leitura serão, neste ano de 2012, uma constante. Cada escola irá receber a visita desses dois professores que farão um trabalho de garimpagem e procurarão resgatar, em cada aluno, o interesse pela produção textual e pela leitura. Além disso, funcionará, aqui, em nosso auditório, um cursinho, aos sábados, denominado ‘Conexão dos Saberes’ – com professores de Português, para reforçar cada vez a aprendizagem da nossa gramática”, concluiu.


A professora Magali Delfino também destacou o seu compromisso com a Educação do Campo, pois entende que ela compreende uma boa parte de sua circunscrição, tendo como escola pioneira a Gilberto Rola, na Maísa.

Em seguida, a professora falou que espera que os gestores continuem a primar pelo zelo na administração pública e solicitou a cada gestor que, se precisarem de serviços, não deixem de procurá-la, já trazendo o ofício relatando as necessidades.


“O dinheiro das reformas, nas mãos dos gestores, está sendo mais bem empregado do que nas mãos da própria empreiteira, sem querer desmerecê-las. Isso se dá, justamente, porque o gestor busca contemplar um todo de sua escola”, garantiu.


Questionada sobre novos computadores e centrais de ar para equiparem as escolas, a professora falou sobre as salas de informática, os equipamentos novos e o aparelhamento dessas ferramentas na educação.


"É uma das minhas metas. A escola precisa estar informatizada e, melhor, esta informatização precisa estar funcionando em prol do alunado; porém, devo lembrar que a sala de informática não é para ensinar ao aluno a entrar na internet, mas, sim, para que o professor possa promover e ampliar seus conhecimentos através da informática”, esclareceu.


Por fim, a professora lembrou que a Secretária de Educação do Estado, professora-doutora Betânia Ramalho, é quem irá fazer a abertura da Semana pedagógica e, mais uma vez, enfatizou a importância de o professor participar de toda programação elaborada pelos técnicos da 12ª DIRED e aprovada pela Secretaria de Educação.

“A professora Betânia Ramalho é uma entusiasta da educação. Ela está empenhada em mudar essa realidade, ainda pessimista, da educação no Estado. Além disso, ela não mede esforços para conseguir os recursos necessários para que o projeto educacional do seu estado supere, sempre, as metas voltadas para o ensino e a aprendizagem”, finalizou.


Com o término da fala da professora Magali Delfino, quem usou a palavra foi a técnica do Departamento Financeiro, Elisabete Fernandes, que aproveitou a reunião para falar sobre a importância da prestação de contas, nas datas previamente determinadas, dos recursos estaduais e federais.


“A não observância das datas e dos critérios acordados, nas cláusulas desses recursos, implica, obviamente, no não recebimento dos recursos vindouros. É preciso cuidado com as datas, com o preenchimento dos documentos e com os valores administrados”, repassou.


Logo após, a técnica da 12ª DIRED e coordenadora do Ensino Médio, Goretti Silva, usou da palavra para comunicar sobre os projetos sob a sua coordenação, especialmente, para a entrega do livro “Guia Prático Sobre Drogas: conhecimento, prevenção e tratamento”, de Márcia Detoni, pela Editora Rideel.


Por último, a Vice-Diretora Sueleide Ferreira apresentou um slide, no data show, com uma mensagem da cantora Alinne Barros intitulada "Recomeçar".




NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino também repassou que cada gestor irá receber uma ajuda de custo, na Jornada Pedagógica, justamente para cobrir despesas com traslados e refeições.

Os dias da Semana Pedagógica serão 27 e 28/02 – promovidos pela 12ª DIRED – e 29/02, cada escola promoverá a sua programação.

O Blog divulgará, na íntegra, a programação da Semana Pedagógica, ainda esta semana, para que os educadores já se programem para se inscreverem nas oficinas a serem ofertadas durante a programação do dia 28/02.

Estiveram presentes à reunião, além dos gestores das escolas da circunscrição, a equipe pedagógica da 12ª DIRED, tendo à frente as vice-diretoras Maria Augusta, Sueleide Ferreira e Helena Maia.

Nenhum comentário: