quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

41º CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS

Já se encontram abertas as inscrições para o 41º Concurso de Redação de Cartas, para estudantes, de até 15 anos, das escolas públicas e privadas, promovido pela União Postal Universal (UPU) – entidade que reúne operadores postais de 191 países.


O objetivo principal do concurso é desenvolver, junto aos jovens estudantes de até 15 anos, a habilidade de composição e, com isso, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.


O tema das redações, este ano, é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. As redações precisam ser escritas em língua portuguesa, ter relação estrita com o tema e conter, no máximo, 800 palavras.


As cartas devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preferencialmente, as cartas devem ser escritas no formulário de inscrição do concurso, disponível para impressão no endereço http://www.correios.com.br/


No Portal dos Correios também estão disponíveis as fichas de inscrição e regulamento do Concurso. As inscrições vão até o dia 16 de março de 2012 e podem ser feitas apenas pelas escolas – públicas e privadas. Cada instituição de ensino tem a possibilidade de inscrever até duas redações para participar do concurso.


No Brasil, o concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados da etapa internacional.


Premiação: TV de LED de 32”, notebook, computador, impressora e som portátil são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. Em 2011, foram 5.563 redações inscritas e 4.365 escolas participantes.

NOTA DA 12ª DIRED:

Obs.: O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso, este ano, será divulgado no final de abril.

Fonte: SUEM (Subcoordenadoria do Ensino Médio) - mailto:ugem@rn.gov.br

Nenhum comentário: