quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TÉCNICAS VISITAM A ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA EM SERRA DO MEL/RN

Dando continuidade ao trabalho de acompanhamento e monitoramento das escolas da circunscrição da 12ª DIRED, as Vice-Diretoras Maria Augusta e Helena Maia, juntamente com a técnica Francisca Alvanete, estiveram, no dia 09/01/12, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, para a revisão das orientações feitas no início do Ano Letivo.


A técnica Francisca Alvanete ficou encarregada da parte administrativa da escola, especialmente, a escrituração: Ata, Fichas Individuais, Livro de Matrícula, etc., que, no início do Ano Letivo de 2011, estava parcialmente atrasada. Ficou constatado que as orientações, dadas na época, estão sendo cumpridas e que parte desta documentação já está em ordem.


As Vice-Diretoras Maria Augusta e Helena Maia ficaram encarregadas da parte pedagógica da escola, em virtude de a mesma apresentar, no início do Ano Letivo de 2011, dificuldades para trabalhar o burocrático do pedagógico (Livro de Ponto, Contagem de Aulas, Espaço/Tempo para Planejamento, Previsão de Aulas, Calendário, etc.). Na ocasião, foi orientado, para as supervisoras e o coordenador pedagógico, que trabalhassem as devidas correções.

Vice-diretora Helena Maia com a equipe de apoio administrativo

Vice-diretora Maria Augusta com as auxiliares de secretaria

No retorno, ficou constatado que, apesar de ter havido uma evolução na distribuição das correções, o trabalho pedagógico ainda precisa de ajustes, principalmente, no redirecionamento das observações deixadas para as supervisoras que, equivocadamente, estavam repassando as orientações para o setor administrativo, principalmente, para os auxiliares de secretaria.


NOVAS DETERMINAÇÕES REPASSADAS PELAS TÉCNICAS:

- Garantir o cumprimento dos dias letivos/carga horária ao aluno;

- Na avaliação, o aluno, por bimestre, deverá ter, no mínimo, três atividades avaliativas;

- No tocante à evasão escolar, as orientações foram no sentido de intensificarem as visitas às salas de aula, além de:

  • Entrar em contato com a família desses alunos;
  • Conversar com o próprio aluno para colher sugestões de atividades atrativas;
  • Mudar a metodologia para garantir a permanência do aluno na sala de aula;

- Para o coordenador pedagógico, ficou esclarecido que ele é o elo entre as supervisoras e os professores;

- Para a direção, ficou acordado que, na Semana Pedagógica, seja trabalhada a distribuição de tarefas por setores e que, de fato, haja um acompanhamento das ações desenvolvidas por todos os segmentos da escola;

- Com relação ao P.P.P (Projeto Político-Pedagógico), a escola está fazendo algumas modificações de caráter administrativo e, também, pedagógico;

- Por fim, no Regimento de 2011 já estão contempladas as readaptações sugeridas a fim de que, no Calendário de 2012, sejam inclusos todos os eventos pedagógicos.

NOTA DA 12ª DIRED:

O Calendário de visitação das Vice-diretoras é elaborado a partir das necessidades, bem como de acordo com uma sequência programada, passando, portanto, a fazer parte de um  cronograma semanal flexível, buscando atingir os objetivos do acompanhamento e assessoramento das 86 escolas da circunscrição da 12ª DIRED.

Nenhum comentário: