sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ENSINO MÉDIO INOVADOR SE REÚNE NA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS PARA O SEU SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO

A coordenadora do Ensino Médio Inovador, pela circunscrição da 12ª DIRED, Goretti Silva, reuniu-se, hoje, dia 20/01/12, na Escola Estadual Moreira Dias, com os gestores, supervisores, coordenadores e professores das escolas participantes do programa.


Na chegada, os educadores eram recebidos por alunos do Mais Educação e Lobinhos do grupo de escoteiros da escola.

Os educadores eram recepcionados pelos alunos...

... que entregavam a pasta com o material...

... contendo pauta, apostila, folder, caneta e borracha

Na pauta, no 1º momento, o acolhimento feito pela equipe gestora da Escola Estadual Moreira Dias, tendo à frente as suas titulares – Antonia Célia e Rita Nobre.

Professoras, Antonia Célia (diretora) ...

... e Rita Nobre (ao lado da professora Goretti Silva), vice-diretora da E.E. Moreira Dias

A professora Goretti Silva colocou, em seguida, uma questão sobre quais os documentos que norteiam o EMI (Ensino Médio Inovador) e socializou, entre os presentes, todos os documentos que fazem parte do programa.


No 2º momento, a coordenadora do EMI fez um resumo das ações realizadas no ano de 2011, nas escolas da circunscrição da 12ª DIRED, contempladas com o EMI.


A coordenadora abriu, no 2º momento, um diálogo sobre o percurso metodológico do programa, enfatizando sobre:

• Planejamento;
• Projetos integradores;
• Horas suplementares e complementares;
• Parcerias.

Após um breve debate sobre as características inovadoras do programa, suas especificidades e, também, as particularidades de cada escola, a professora Goretti Silva sugeriu aos participantes que eles fossem divididos em grupos e cada grupo elaborasse uma proposta – viável – e que essa proposta fosse transformada, depois de analisada, em um documento para ser enviado para a coordenação estadual do Ensino Médio, em Natal.

A proposta foi aceita pela unanimidade...

... dos educadores presentes...

... depois de uma breve discussão...

... para a divisão dos grupos

Os integrantes de cada grupo se dirigiram para uma sala e lá passaram a dialogar sobre os seguintes pontos:

• Planejamento;
• Projetos integradores;
• Parcerias;
• Horas suplementares e complementares;
• Dificuldades;
• Potencialidades;
• Sugestões.

Os pontos que foram debatidos...

... pelos educadores...

... divididos em seus grupos...

... fomentaram propostas para serem encaminhadas...

... à coordenação estadual do Ensino Médio Inovador...

... em um documento...

... com os itens elencados...

... pelos participantes do programa

As técnicas da 12ª DIRED, Alvanete e Elizete, com a vice-diretora Sueleide Ferreira...

... que representou a professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED

A Faculdade de Educação – FE – da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) enviou duas de suas alunas, do curso de Pedagogia, para participar da avaliação do Ensino Médio Inovador:

Yasmin, do 2º período do curso de Pedagogia,...

... aproveitou para fazer a sua pesquisa de campo...

... assim como, a sua colega do 5º período, Williane,...

... que também aproveitou para ajudar na elaboração do documento

Depois de esgotado o prazo dado para a elaboração das propostas, foi feito um intervalo de 30 minutos, período em que foi servido um lanche aos participantes.

Na hora do lanche,...

... a mesa estava farta

Enquanto era servido o lanche, o professor, sociólogo, músico e compositor, José Walter da Silva, dava uma “palhinha”, com voz e violão, para os colegas professores, cantando músicas de Renato Teixeira, Alceu Valença, Roberto Carlos, entre outras.

Com um violão afinado e uma voz...

... suave, José Walter cantou para os seus colegas de profissão

No final, o professor divulgou o seu projeto denominado de “Projeto Artes vs Lixo Cultural”, cujo objetivo geral é desenvolver ações através de uma contextualização entre Música, Literatura, Ciências Humanas e os temas transversais para a conscientização dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, EJA e Ensino Superior, acerca dos efeitos negativos da cultura de massa.

José Walter leu, de sua autoria,...

... o artigo "O Que Me Revolta"

No retorno, a professora Goretti passou para o 3º momento da pauta, dialogando sobre o Projeto de Reestruturação Curricular, cuja finalidade é atender às reais necessidades das unidades escolares, com foco na promoção de melhorias significativas para a aprendizagem do estudante, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.


A coordenadora da 12ª DIRED chamou a atenção dos gestores, supervisores, coordenadores e professores para a mensagem embutida no Projeto de Reestruturação, falando sobre o grande desafio para o ano de 2012:

“Precisamos, neste ano de 2012, voltar o nosso foco para o ensino e a aprendizagem nas ações que serão desenvolvidas dentro do programa do Ensino Médio Inovador. Isto não significa dizer que não premiaremos todas as ações pedagógicas voltadas para as aulas-passeio, mas precisamos priorizar aquelas que se voltem, especialmente, para a aprendizagem curricular do aluno”.

Em seguida, a professora Goretti Silva enumerou os itens a serem esclarecidos – e discutidos – na avaliação:

• Indicativos para a reestruturação curricular;
• Equipe pedagógica e professor (a) articulador (a) da escola;
• Atribuições do (a) professor (a) articulador (a);
• Ações nos PRC das escolas;
• Macrocampos;
• Etapas estratégicas – orientações PRC;
• Itens financiáveis.

NOTA DA 12ª DIRED:

No Rio Grande do Norte, até o ano de 2011, eram 11 escolas participantes do Programa do Ensino Médio Inovador. Este ano, o Estado contempla mais 18 escolas que aderiram ao programa, totalizando 29 escolas do Ensino Médio Inovador. No Brasil, são 18 Estados que aderiram ao programa com 354 escolas participantes até o ano de 2011.

O objetivo do programa é garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, disponibilizou toda uma equipe – técnica e pedagógica – para atender às escolas participantes, não deixando faltar nenhum apoio e esclarecimento acerca do programa.

Nenhum comentário: