terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS MONSENHOR RAIMUNDO GURGEL E RUI BARBOSA SE DESTACAM NO ESPORTE

Foram entregues, simbolicamente, ontem, dia 26/12, pela diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, medalhas às atletas de duas escolas estaduais da circunscrição: Monsenhor Raimundo Gurgel (Mossoró) e Rui Barbosa (Tibau) – respectivamente, alunas Alice Melo e Isabelle Maria Justino de Souza, que foram destaques nos últimos JERNs, em Natal e na Olimpíada Estudantil Brasileira.

Entrega das medalhas à aluna Alice Melo...

A professora Magali Delfino entregando as três medalhas que a aluna-atleta,...

... da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel,...

... Alice Melo, ganhou nos JERN's e...

... na Olimpíada Estudantil de Curitiba

Da esquerda paraa direita: Juliano Kássio, Uirapuru Caldas, professor-treinador, Alice Melo e a professora Magali Delfino

Entrega da medalha à aluna Isabelle Mª Justino de Souza...

... pela professora Magali Delfino, tendo ao seu lado o professor José Alivan

Da esquerda para a direita: Juliano Kássio - Depto. de Educ. Física da 12ª DIRED, Antonia Patrícia - diretora da E.E. Rui Barbosa, Uirapuru Caldas - coordenador Depto. Educ. Física da 12ª DIRED, José Alivan - professor-treinador da aluna-atleta Isabelle Maria, Isabelle Maria - aluna-atleta de Futsal, Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED e Rosilene Miguel - Depto. Educ. Física da 12ª DIRED

A professora Magali Delfino parabenizou as atletas e enalteceu o feito das duas, dizendo que é preciso investir no esporte, desde os primeiros anos escolares, para que possamos formar, no futuro, cidadãos plenos.

“Praticar o esporte dentro das escolas é um dos desafios da nossa gestão. Temos como meta dar condições às escolas, para que elas, através de seus gestores e professores de Educação Física, tenham melhores opções de desenvolverem um trabalho com mais qualidade e com maiores possibilidades de um número maior de alunas-atletas”.

E concluiu:

“Sabemos que o esporte, incorporado ao ensino e aprendizagem, só traz benefícios para os nossos jovens; inclusive, colocando-os em caminhos mais saudáveis e longe dos malefícios que o mundo, fora dos muros das instituições, tem a oferecer”.
 

PERFIS

Alice Melo, 16 anos, é aluna da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, estuda no 3º ano do Ensino Médio e se dedica ao ciclismo – modalidade “speed” de estrada, já tendo participado de duas edições da Olimpíada Estudantil Brasileira.

“A primeira vez em que participei do brasileiro, eu não obtive sucesso. Vários foram os fatores que fizeram com que eu não conseguisse o meu intento, dentre eles o frio de Maringá/PR – onde foram realizadas as provas, o ar rarefeito (850 metros acima do nível do mar) e a falta de adaptação ao lugar – só chegamos um dia antes e, por isso mesmo, eu não consegui um ajuste adequado para poder competir.”




E continuou:

“Este ano eu não sofri tanto. A começar pelas seletivas em junho, para as Olimpíadas, nas quais eu ganhei todas as provas, e depois nos JERNs, quando também ganhei todas as provas em que participei. Assim, quando eu cheguei a Curitiba/PR, três dias antes, tive tempo para me adaptar ao frio e ao local das provas e, assim, fiquei com uma estrutura melhor para treinamentos”.




E mostrando a camiseta com os seus patrocinadores, disse:

“Aliás, o grande problema do aluno-atleta é a falta de condições financeiras para ele se deslocar de um lugar para o outro e poder representar a sua escola, a sua DIRED e o seu estado. Felizmente, eu recebi, desta vez, o apoio de um vereador, de uma empresa médica e de uma ótica da cidade e, com isso, pude representar bem o meu estado”.





NOTA DA 12ª DIRED:

Este ano, Alice participou dos JERNs, ficando com a primeira colocação em todas as provas em que disputou. Na Olimpíada, em Curitiba/PR, ela se inscreveu em três provas e, em cada uma delas, obteve resultados significativos.

• Na prova de revezamento, Alice, mesmo não treinando com a sua companheira de prova (aluna de uma escola de Natal/RN), portanto, sem entrosamento nenhum, conseguiu o 3º lugar;

• Na prova de resistência (40 minutos), Alice, no sprint final, teve um problema – ocasionado por uma atleta que ia na frente (que escorregou o pé da pedaleira e, com isso, saiu da sua trajetória de corrida, jogando a bicicleta na trajetória de ultrapassagem de Alice, impedindo-a de fazer a deslocamento lateral), fazendo com que ela chegasse em 5º lugar

• Na prova individual, Alice chegou em 3º lugar, apenas 12 milésimos atrás da primeira colocada.

“Praticar esportes me leva a caminhar por outros caminhos, estes, com certeza, mais saudáveis. O esporte promove a união entre os povos e, particularmente, só tem dado alegria – para mim e para os meus familiares. Mas, tudo isso só é possível com dedicação e, principalmente, com o suporte humano e financeiro, pois bons valores nós temos. É só investir neles”.





Isabelle Maria Justino de Souza, 11 anos, é aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Rui Barbosa (Tibau/RN) e pratica o Futsal.

“É o meu primeiro ano na escola e foi o meu primeiro ano nos JERNs. Achei muito interessante e não tive nenhum tipo de problema enquanto estive em Natal/RN. Quer dizer, me adaptei facilmente ao local e procurei realizar o meu sonho de conseguir uma boa classificação. Gostei muito de ter representado a minha escola e o trabalho em grupo foi fundamental para o sucesso da nossa equipe”.




E enfatizou:

“Eu, particularmente, me dedico muito ao esporte. Sei que o esporte pode me levar a realizar os meus sonhos e me livrar das coisas ruins do mundo”.








Curiosamente, o professor que treina a equipe de Futsal da Escola Estadual Rui Barbosa não é do quadro efetivo do Estado. José Alivan da Silva Clementino é um professor- voluntário há 21 anos. Este ano, das 14 equipes que levou para os JERNs, 7 delas trouxeram medalhas. Apesar de ser apenas voluntário, o professor José Alivan foi considerado, por dois anos consecutivos, o melhor técnico da competição.

“As dificuldades são inúmeras, principalmente, as de treinamentos. Como a escola não dispõe de uma quadra ou de um campo para se praticar nenhum tipo de esporte, nós nos deslocamos para a quadra pertencente à Igreja. É lá que realizamos a nossa preparação para as competições”.

“Ora, se com todas essas dificuldades nós ainda conseguimos alcançar sucesso, imagine, então, quando nós tivermos uma infraestrutura melhor, com professores que possam nos acompanhar; com certeza, os resultados aparecerão com maior frequência e, com isso, cada vez mais, outros alunos aderirão à prática do esporte, trazendo com isso, objetivos de vida, livrando-os, até, do grande mal que devasta os nossos jovens: as drogas. O que eu ganho com isso? Ganho prazer de ver, em cada rosto, a alegria da vitória”.

Alunas-atletas do professor José Alivan que trouxeram medalhas do JERNs-2011

A diretora da Escola Estadual Rui Barbosa, Antonia Patrícia Fernandes de Holanda, comentou que disponibiliza o que pode para poder atender aos alunos-atletas, mas os recursos ainda são poucos, limitando-se aos equipamentos básicos de cada esporte.

“Primeiramente, eu quero agradecer ao professor José Alivan. Ele é um abnegado pelo que faz e não mede esforços para poder ensinar, treinar e conduzir esses alunos para uma vida mais saudável. Segundo, é só querer investir que o retorno é garantido. Portanto, eu aproveito para solicitar melhores condições para o esporte às autoridades, pois ele tira a criança da rua, o adolescente do caminho do vício e torna o adulto um cidadão de bem”, disse.



Um registro geral...


NOTA DA 12ª DIRED:

O Departamento de Educação Física, da circunscrição da 12ª DIRED, tem como coordenadores os professores Uirapuru Caldas Leonardo Nogueira, Rosilene Miguel e Juliano Kássio e funciona no térreo do prédio-sede desta diretoria à Avenida Cunha da Mota, 10 – Centro – Mossoró/RN.

Nenhum comentário: